Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

PA: Defensor de direitos humanos é assassinado em Anapu

PA: Defensor de direitos humanos é assassinado em Anapu
Valdemir Resplandes dos Santos, conhecido como "muleta", foi executado na noite desta terça-feira (9) em Anapu (PA). De acordo com a Polícia Civil do Pará (PC) ele era uma das lideranças na luta por reforma agrária em Anapu.


De acordo com a PC, o crime ocorreu por volta das 19 horas de terça-feira, quando Valdemir conduzia uma moto pela rua da rádio que fica no Morro do Macaco, em Anapú e foi parado por dois homens. Um deles efetuou um disparo pelas costas e quando estava no chão, Valdemir levou mais um tiro, esse, na cabeça.


Segundo testemunhas, os homens saíram a pé sem levar nenhum pertence da vítima. A região é palco de conflitos agrários entre pretensos proprietários de terras e colonos. Foi em Anapu onde há 12 anos a missionária Dorothy Stang foi assassinada.


Em um programa da TV Brasil, que foi ao ar em 2016, o defensor já relatava ameaças. “Eu sou uma pessoa que está sendo muito perseguida, ameaçada. Já teve vez da gente não dormir de noite, com tanta caminhonete passando. A gente buscava um recurso pra identificar as caminhonetes, identificava, ia na polícia registra o BO e não era atendido”, disse.


De acordo com o Delegado Diego Araújo, responsável pelas investigações, ainda não há motivação definida, nem autoria identificada.
Foto: Reprodução / EBC

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/