Careiro Castanho: em busca de medalhas no conhecimento

No ano em que a educação no Amazonas ganha destaque nacional, o município de Careiro Castanho comemora o resultado no Ideb 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançando 4,4 pontos. Com 6.788 alunos matriculados na rede pública, sendo 1.568 alocados na sede do município e 5220 na zona rural, o desafio é planejar o futuro da Educação para continuar atingindo as metas estabelecidas no Ideb.

A produção textual também é destaque no município que garantiu a participação de quatro alunos na OLP (Olímpiada de Língua Portuguesa) realizada ainda neste ano, seguindo o calendário escolar 2016. O secretário Municipal de Educação, Renato da Silva Reis, aproveita o momento para comemorar o resultado do Ideb que na avaliação de 2015 alcançou 4,4 pontos em 2015. “Vejo como um fator muito importante para o avanço na Educação. Primeiro o esforço que as escolas tiveram em trabalhar todo um contexto diferenciado e o resultado que surgiu como uma surpresa para todo mundo, muito positivo”, comemorou.

Segundo Reis o município atingiu os índices projetados pelo Ideb, devido ao esforço e à dedicação de professores e alunos. “O Careiro teve destaques em escolas que conseguiram alcançar o índice projetado, ultrapassar por vezes também este índice o que para nós foi uma grande surpresa”, reconhece. Agora o desafio é manter o resultado nas próximas avaliações. “Espero que continuemos nesse mesmo nível e, com certeza, aumentando nos próximos anos”, disse.

Ainda, segundo o secretário de Educação, as escolas perceberam que são capazes de atingir e até mesmo ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ideb. “Agora é só melhorar mais a questão de planejamento, de execução, de avaliação e conseguir melhorar esse resultado. Não só o resultado do Ideb, mas também de outras avaliações externas como a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e as demais que surgem como novos desafios para o município”, destaca Renato Reis.

A gestora da Escola Municipal João Lobo, Francisca da Silva Ferreira, assumiu a escola em 2013 e desde então vem desenvolvendo um trabalho voltado para as metas do Ideb, através das provas do estilo simulado. “Um dos pontos fundamentais são os simulados e claro, a dedicação e o esforço da família que ajudam neste processo. E, principalmente, a ferramenta fundamental que são os professores”, frisou.

OLP 2016

Para a OLP (Olímpiada de Língua Portuguesa) edição 2016, quatro alunos de três escolas do Careiro Castanho foram selecionados na etapa municipal e estadual. Trata-se da Escola Municipal Francisca Paula da Silva Oliveira com o poema “Minha Comunidade” escrito pelo aluno Raylson Almeida da Silva e com a crônica “Finalmente é Julho” produzida pelo aluno Jhonata de Lima Meireles, ambos orientados pela professora Guiomar da Silva. A escola Raimunda da Costa Villar entra na competição na categoria memórias literárias com o texto “Marcas do Passado” do aluno Aluan Silva da Costa, orientado pela professora Patrícia Gomes do Nascimento.

O Centro Educacional João Lobo também entra na competição na categoria memórias literárias com o texto “A vida no campo” do aluno Raimundo Júnior Cordeiro Miranda, orientado pela professora Cláudia de Souza Machado.

Aos 16 anos, Raimundo está cursando a 7a Série B, incentivado pelos pais e diz ter vocação para leitura e produção textual, por isso aceitou o desafio de participar da OLP 2016. “Primeiro a professora Valéria leu o meu texto “A vida no campo” e gostou. Porque retrata a história dos meus pais que vivem em Jacaretinga, zona rural do Careiro Castanho, onde eles levam uma vida muito humilde, enfrentando as dificuldades do isolamento no tempo do inverno”, relatou.

A seletiva regional será realizada em Fortaleza (CE), nos dias 17 e 18 de novembro, deste ano.

Careiro (Castanho)

Fundação: 19 de dezembro de 1955
Distância de Manaus: 24 km (rios Solimões e Negro)
População: 36.435 habitantes (estimativa IBGE/2015)
Quem nasce lá é: Careirense
Secretário Municipal de Educação: Renato Reis
Escolas: 4 na sede e 43 no município (1 com 2 anexos)
Alunos: 6.788 (Censo Escolar/Inep 2015)
Ideb 2015: 4,4 (Ideb da E.E. Thomé Ferreira Santiago: 4,5)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade