Padre salesiano desaparecido no rio Uaupés é encontrado sem vida

Na última segunda-feira (3), o missionário salesiano Norberto Hohenscherer desapareceu enquanto percorria sozinho, em sua canoa, o rio Uaupés, na Amazônia brasileira. As informações são da Agência Fides.

Segundo a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, o missionário estava se dirigindo para a sua paróquia de São Miguel, que tem sua sede em Iauaetê, na fronteira entre Brasil e Colômbia. O incidente ocorreu em meio a uma forte tempestade na região. 

Foto: Divulgação

Nascido na Áustria em 6 de outubro de 1938, o Pe. Norberto chegou ao Brasil em 1966 e, desde então, trabalhou em quase todas as paróquias da Diocese de São Gabriel da Cachoeira. Apesar de seus 80 anos, o padre continuava visitando as comunidades mais distantes de forma sistemática. Na realidade, esse não foi o primeiro naufrágio vivido pelo padre Norberto nos seus mais de 50 anos de missão na região do Rio Negro, como informou o bispo local, Dom Edson Damian.

A notícia do desaparecimento foi dada ao bispo Dom Edson por volta da meia-noite de segunda-feira (3) depois que um pescador encontrou os objetos e o barco em que o sacerdote viajava. Depois, começaram as buscas, das quais participaram diversos barcos, junto com o Pe. Antônio Carlos Alves, superior dos salesianos da região. O corpo do padre Norberto foi encontrado por moradores locais que ajudavam nas buscas.

O velório será realizado nesta quinta-feira (6), na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Iauretê, São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde o missionário atuava.

Em nota, a Sociedade dos Salesianos Don Bosco, da Província Austríaca, lamentou o ocorrido e ressaltou que “o padre Hohenscherer foi valente durante décadas nas viagens ao rio com uma lancha a caminho do povo. Era um missionário extremamente humilde e cheio de alma”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade