Durante quarentena, Polícia Militar faz serenata a moradores de prédios em Rio Branco

Apresentação foi gravada na noite deste sábado (4) em frente a prédios no bairro Morada do Sol. Comando diz que apresentações devem ocorrer em outras regiões.

Moradores em quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus foram surpreendidos, na noite deste sábado (4), por um policial militar tocando o hino acreano e clássicos da música popular brasileira no trompete.

Das janelas, os moradores de prédios no bairro Morada do Sol pararam tudo para acompanhar a apresentação do militar, que foi bastante aplaudido. Um vídeo com o momento viralizou na web.

A reportagem conversou com o protagonista da filmagem, major Djair Cavalcante, regente da banda da PM. Ele relatou que, ao final de cada música, pedia que as pessoas permanecessem em casa.

“Estava de serviço ontem [sábado,4] e aproveitei para começar aquilo que estávamos planejando para fazer a partir de segunda-feira [6]. Estávamos patrulhando e paramos em alguns desses locais para fazer um pouco de música para os que se encontravam em suas casas, pois é o mínimo que nós policiais estamos tentando fazer, levar um pouco de alegria e segurança ao mesmo tempo em que estamos nas ruas”, afirmou o major.

Emocionados

A autônoma Patrícia Ganum, moradora de um dos prédios, disse que a surpresa foi emocionante e parabenizou a iniciativa. Segundo ela, ações como essa trazem esperança de dias melhores. Da sacada do apartamento, ela fez um vídeo do momento da apresentação.

“Ninguém espera que a polícia faça uma coisa assim tão sentimental, que mexe com todo mundo. As pessoas estão mais emotivas, pararam com a correria do dia a dia. Como as coisas estão mudando, a polícia, que prende bandido, faz coisas difíceis, se mostrando com tanta delicadeza com as pessoas. Emocionou muita gente aqui no prédio”, disse a moradora.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital acreana, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Atingir outros bairros

Nas redes sociais, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, disse que a banda de música da polícia teve que suspender as atividades de apresentações lúdicas no período de pandemia.

Os militares músicos foram chamados para reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Ele disse ainda que a ideia é levar o projeto para outros bairros.

“A gente vai fazer isso em vários locais, vários bairros. É uma ação da banda de música, porque colocamos todo o efetivo da Polícia Militar trabalhando em relação a essa situação da Covid-19, até para melhorar o policiamento e evitar roubos, furtos e arrombamentos. Aí, o maestro da banda deu ideia de quando estivessem fazendo patrulhamento pudessem tocar e a gente achou que era interessante”, explicou o comandante.

Apesar da repercussão positiva da atitude, muitos internautas questionaram o fato de a apresentação ter sido feita em frente a prédios de um dos bairros mais nobres da capital acreana. O coronel disse que as críticas existem, mas que o projeto é uma forma de atingir a todos.

“Se você fizer, as pessoas reclamam, se não fizer reclamam também. Então, tem pessoas que realmente são sem noção. O que interessa é que vamos fazer nos bairros. Começamos no Centro, porque o policial da banda de música estava responsável exatamente por aquela área, mas, logicamente, em outros momentos vão estar em outras áreas. A ideia e trazer conforto para as pessoas que estão em casa na quarentena, um alento”, disse Araújo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Bolívia lança ‘Rota dos Museus Rumo ao Bicentenário’ para fortalecer turismo

Através do bilhete único, visitantes podem conhecer o Museu Nacional de Arte (MNA), o Museu de Etnografia e Folclore (Musef) e a Casa Museu "Inés Córdoba y Gil Imaná".
Publicidade

Leia também

Publicidade