8 parques da Amazônia para entrar em contato direto com o meio ambiente

Nos parques urbanos os amazônidas podem conhecer mais sobre a biodiversidade da região. 

Os amazônidas vivem cercados por uma biodiversidade única, porém, devido a correria do dia a dia, algumas pessoas acabam não tendo o devido contato com a fauna e flora local. 

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a região amazônica e até mesmo entrar em contato direto com o meio ambiente, o Portal Amazônia reuniu uma lista de parques urbanos. Confira:

Parque Ambiental Chico Mendes (Rio Branco – Acre) 

O Parque Ambiental Chico Mendes,  localizado em Rio Branco (AC), foi fundado em 1996 e possui vegetação em 57 hectares, reunindo diversas espécies de flora e cerca de 200 animais silvestres. Ao lado de mais 3 parque públicos, o Parque Ambiental Chico Mendes é temático na preservação da diversidade ambiental e o único a abrigar os animais nativos

Dentro do complexo, é possível fazer trilhas com mais de 1300 metros de extensão, conhecer réplicas de casas de seringueiros, monumentos em homenagem ao folclore brasileiro e um memorial sobre a vida de Chico Mendes, além de visitar uma ‘ecoloja’.

O Parque está localizado na Rodovia Ac-40, KM 07 – Vila Acre. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, de 7h às 17h. Informações pelo telefone (68) 3221-1933. 

Foto: Reprodução/Ministério do Turismo

Bioparque da Amazônia (Macapá – Amapá) 

O Bioparque da Amazônia está localizado no distrito de Fazendinha, distante 15 minutos do Aeroporto Internacional de Macapá e do Porto de Santana. Inserido em uma área de intersecção entre os dois maiores recortes florestais da área urbana da capital, tem o vale do Igarapé da Fortaleza, com seus tributários e as florestas de várzea que acompanham as bordas do rio Amazonas, desde o bairro do Araxá até a APA da Fazendinha.

Situado na região mais densamente povoada do Amapá, o Bioparque da Amazônia foi reinaugurado em outubro de 2019, depois de permanecer fechado ao público por 20 anos, cumprindo novamente um importante papel social e ambiental. 

É considerado um santuário de diversas espécies da fauna silvestre, que encontram condições de alimentação, reprodução e refúgio em uma área dividida entre manchas de cerrado, campos inundáveis e, sobretudo, o último resquício de floresta amazônica de terra firme da capital.

O funcionamento do Bioparque é de quarta-feira à sábado, no horário das 9h às 17h. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Foto: Max Renê/Prefeitura de Macapá

Bosque da Ciência (Manaus – Amazonas)

O Bosque da Ciência é um espaço dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística em Manaus. Possui uma área de aproximadamente 13 hectares e está localizado na Zona Central – Leste. O Bosque foi inaugurado em 1º de abril de 1995, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI).

No Bosque o visitante vai encontrar um ambiente de tranquilidade e relaxamento, inserido no meio da cidade, onde poderá aprender mais sobre a região amazônica, e vivenciar momentos de contato com a natureza. Ao longo do ano inúmeros eventos são organizados e oferecidos ao público visitante, como exposições e atividades lúdicas para crianças. Trilhas, aquários, lagos e outras atrações fazem parte do circuito de atividades. 

O Bosque da Ciência está aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 14 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados de 9h às 17 horas. A portaria fecha 30 min de cada turno. Escolas podem agendar visitas.

Foto: Jamile Alves/ Acervo g1 Amazonas

Parque Estadual do Utinga (Belém – Pará) 

O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é uma Unidade de Conservação Estadual criada com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e, além disso, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.

Administrado pela OS Pará 2000, o Parque Estadual do Utinga oferece aos seus frequentadores diversas opções para trilhas, espaços turísticos, quatro quilômetros de pistas preparadas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates. Além de um estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes, com auditório para 38 lugares, lanchonete, bilheteria e café

Durante a semana, o parque abre das 6h às 17h, exceto às terças-feiras, quando é fechado para manutenção interna. Com entrada gratuita, somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas, atividades esportivas como rapel, tirolesa, etc., e a taxa do estacionamento. 

Foto: Reprodução/Semas PA

Parque Tia Nair (Cuiabá – Mato Grosso) 

O Parque Tia Nair, localizado entre os bairros Renascer e Santa Inês, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Foi entregue à população cuiabana em 15 de Dezembro de 2007. O local facilita a prática de esportes, como corridas e caminhadas, com pista de saibro, material que diminui o impacto físico em caminhadas e corridas.

O nome é uma homenagem à tia-avó (já falecida) do empresário de turismo de Mato Grosso, Orlando Nigro. Nair foi uma figura importante da sociedade da capital e, em vida, expressou o desejo de construir uma obra em prol da comunidade cuiabana.

O espaço funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 0h. Está localizado no Jardim Itália. 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Cuiabá

Parque Anauá (Boa Vista – Roraima) 

O Parque Anauá é o maior parque da Região Norte brasileira, possui um espaço coberto para shows, uma grande pista de bicicross, uma pista de kart, anfiteatro, parques infantis, parque aquático público (abandonado), espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, um lago, fontes e um horto.

Foi construído em 1983 para ser a primeira reserva verde da cidade, com finalidade de preencher o vazio urbano em termos de opções de lazer, esporte, educação e cultura, então há espaço para todos os tipos de atividades e gostos.

Há até mesmo a possibilidade de observar a estrutura do parque dirigindo , pois a via interna tem 6 metros de largura e cerca de 3.000 metros de extensão, que circunda o Lago dos Americanos, uma das principais atrações. O lago ganhou este nome porque, em 1947, um casal de americanos morava lá e se dizia proprietário não apenas do manancial, mas da área onde hoje está localizado o parque, no bairro dos Estados.

Quem optar pela via de passeio pode observar no trajeto todos os edifícios, praças, brinquedos, quadras, o lago, a vegetação etc. Mas existe um grande estacionamento ao lado da entrada principal, onde pode-se deixar o veículo para quem pretende fazer uma caminhada ou um passeio mais demorado a pé ou de bicicleta. 

Esta localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Dos Estados.

Foto: Divulgação/Secon-RR

Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira (Porto Velho – Rondônia) 

A área do Parque Natural de Porto Velho possui 390 hectares de extensão e foi doada ao município pelo ambientalista Raimundo Paraguassu, que era dono da propriedade. Em agosto de 2019, através da lei 2.623/2019, a Câmara Municipal aprovou a lei que denominou o local como Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira.

O parque possui uma área para piquenique, um museu, viveiro de plantas e ainda um lago com tartarugas e jacarés que podem ser visitados e chamam atenção dos visitantes. 

As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Foto: Wesley Pontes/Prefeitura de Porto Velho

Parque Cesamar (Palmas – Tocantins) 

O Parque Cesamar é a principal área verde de Palmas que serve como espaço de convívio, proporcionando melhor qualidade de vida aos palmenses. Com uma área de 96.770 m² de reserva biológica, contando a área do lago, a área verde do fundo, estacionamento e todo a área de lazer. Localizado no Centro da cidade, o parque é um ponto de encontro para os amantes de esportes, principalmente praticantes de corrida e caminhada. Também é uma opção para quem deseja fazer um piquenique em meio à natureza.

O local conta com uma pista 2.820 metros de extensão, pistas de skate e bicicross, academias ao ar livre, restaurante, parquinho para crianças, espaço baby, redário, orquidário e até um pedalinho no lago formado pela bacia do Córrego Brejo Comprido.

O parque está localizado na Avenida NS-04 coma LO-11, em frente a Quadra Arse 41. O espaço funciona de segunda a domingo, das 5h às 23h. 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade