Saiba quais cidades mais escutam as toadas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso

As toadas são famosas, pois enaltecem a natureza, lendas e a vida ribeirinha. Você consegue imaginar quais cidades estão no ranking?

Toadas são canções típicas do folclore amazônico e estão associadas ao ritmo do boi-bumbá, uma manifestação cultural popular no Estado do Amazonas. Prova disso é o Festival Folclórico de Parintins, cuja disputa entre os bumbás Garantido e Caprichoso tem trilha sonora recheada de toadas que se tornaram populares – algumas inclusive em todo o país.

As toadas abordam temas relacionados à cultura e natureza, enaltecendo a fauna, flora, lendas e a vida ribeirinha. Mas quais são os lugares que mais consomem o ritmo do ‘dois pra lá, dois pra cá’ dos bumbás de Parintins?
Caprichoso e Garantido agitam o Festival de Parintins. Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Azul 

O boi-bumbá Caprichoso, também conhecido como ‘Touro Negro’, possui uma discografia recheada de sucessos, como: ‘Bicho-homem’, ‘Pesadelo dos navegantes’, ‘Sensibilidade’ e ‘Eu te amo Caprichoso’. No Spotify, um serviço de streaming de música, o Caprichoso conta com 21.154 seguidores e mais de 50 mil ouvintes mensais. 

De acordo com o aplicativo musical, os lugares que mais ouvem as toadas azuis e brancas podem surpreender um pouco: 

Manaus – AM (31.182 ouvintes),
São Paulo – SP (3.668 ouvintes),
Parintins – AM (2.841 ouvintes),
Belém – PA (2.152 ouvintes),
e Rio de Janeiro – RJ (2.034 ouvintes).

Foto: Reprodução/Spotify

Vermelho 

O bumbá Garantido também possui em sua discografia toadas icônicas. Quem nunca se emocionou com ‘Vermelho’ na voz inconfundível de David Assayag ou ainda de Fafá de Belém? 

O touro com o coração na testa não deixa a desejar no quesito toadas. Entre as músicas mais famosas do bumbá vermelho e branco estão ‘Amazônia Santuário Esmeralda’, ‘Auto do Boi’, ‘Lamento da Raça’, ‘Miscigenação’ e ‘Garantido em Festa’.

Com 21.119 seguidores e mais de 60 mil ouvintes, o Garantido também é destaque nas mesmas cidades, mas com uma leve mudança: 

Manaus – AM (30.549 ouvintes)
São Paulo – SP (3.964 ouvintes),
Parintins – AM (2.980 ouvintes),
Rio de Janeiro – RJ (3.121 ouvintes)
e Belém – PA (2.062 ouvintes).

Foto: Reprodução/Spotify

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Em Cacoal, cafeicultura impulsiona desde comunidades indígenas a empreendedores urbanos

Mais de 17 mil famílias produzem café em Rondônia em áreas inferiores a 5 hectares.
Publicidade

Leia também

Publicidade