O processo de digitalização está impactando a gastronomia brasileira?

Atualmente o uso de tecnologias que tornam processos físicos em meios digitais é algo que faz parte da nossa rotina. Porém, você já percebeu como a digitalização está impactando o setor gastronômico brasileiro?

Atualmente o uso de tecnologias que tornam processos físicos em meios digitais é algo que faz parte da nossa rotina. Porém, você já percebeu como a digitalização está impactando o setor gastronômico brasileiro?

Percepções sobre a digitalização 

O uso da tecnologia no dia a dia da população brasileira não é novidade. Diversos setores, como o do entretenimento, utilizam recursos altamente tecnológicos para entregar mais qualidade ao consumidor e elevar o rendimento do negócio.

Um bom exemplo é a indústria de games, que fatura milhões de dólares por ano. Com alto grau de realidade, jogos medievais e de estratégias reproduzem eventos reais do passado na tela do dispositivo do jogador. Com investimento em softwares e em novas tecnologias, essa indústria cresce exponencialmente com o desenvolvimento de jogos digitais. Segundo Eros Silva, da ApexBrasil, a indústria de jogos brasileira tem natureza exportadora devido ao seu formato digital. Isso significa de produtos e serviços brasileiros da indústria de jogos estão circulando mundialmente graças a sua digitalização. 

O processo de digitalização está impactando a gastronomia brasileira – Foto: Didier/Pixabay

Os impactos e transformações da digitalização na indústria de games são fáceis de identificar. Em diversos setores verificamos as mudanças dos processos físicos para os digitais, mas será que é possível perceber o processo de digitalização e seus impactos na gastronomia brasileira? 

Os impactos do processo de digitalização na gastronomia

Algo que é muito perceptível no setor de alimentação e bebidas é o atendimento digital. Cada vez mais comum, bares e restaurantes estão oferecendo serviços de autoatendimento para entregas, onde o pedido é realizado de forma independente pelo cliente que tem acesso ao menu digital do estabelecimento. 

No estabelecimento físico, o autoatendimento também é uma realidade, principalmente nas redes de fastfoods. Totens são disponibilizados para o autoatendimento, reduzindo as filas nos balcões. É possível acessar cardápios digitais com a leitura de QR code e até mesmo realizar o pedido no aplicativo do estabelecimento.

O processo de digitalização pode reduzir erros humanos na realização do pedido e aumentar a eficácia do atendimento final. Além desses processos de digitalização no atendimento ao cliente, na área administrativa do negócio também é possível identificar a digitalização no gerenciamento de inventários, gestão de funcionários e do desperdício.

Certamente, a digitalização de processos administrativos e de vendas no setor gastronômico torna o negócio mais eficiente e rentável. Agora vejamos como a digitalização pode afetar a cozinha e a arte de cozinhar.

O processo de digitalização não afeta apenas a parte administrativa, de vendas e marketing do setor gastronômico. A tecnologia tem sido utilizada cada vez mais nas cozinhas do Brasil e do mundo. O cozinheiro não pode ser substituído, porém muitos equipamentos da cozinha tradicional estão sendo substituídos por equipamentos digitais de última geração, com tecnologia para tornar os processos dentro da cozinha mais eficazes e de qualidade.

O processo de digitalização na gastronomia pode ser percebida na utilização de equipamentos sofisticados e conectados, com capacidade para aperfeiçoar receitas e reduzir custos. O que é benéfico para o consumidor, funcionários e negócios.

A digitalização da gastronomia também permite a adequação de valores nutricionais de receitas, alcançando os níveis desejados para atendimentos personalizados. Portanto, atualmente um prato pode conter não apenas a expertise de um chefe de cozinha, mas também de engenheiros e desenvolvedores que trabalham para entregar soluções cada vez mais inovadoras.

Como a gastronomia brasileira acompanha esse processo

O uso de tecnologia nas cozinhas é uma tendência mundial e a gastronomia brasileira segue essa tendência. Podemos sentir os impactos dessa mudança desde a adoção de canais de atendimento digitais, que levam o pedido do consumidor direto para a cozinha dispensando o uso anotações de papel, até a digitalização dos processos dentro cozinha na elaboração dos pratos.

 O uso da tecnologia é um importante aliado para o setor gastronômico e o processo de digitalização deste setor contribui para a redução de desperdício e aumento da eficácia e qualidade dos serviços ao consumidor. Além disso, a atualização é uma necessidade dentro de qualquer setor e a gastronomia brasileira cresce e se desenvolve acompanhando o cenário mundial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade