Não consegue dormir? Veja oito plantas medicinais que favorecem o sono

Com propriedades sedativas e calmantes, muitos fitoterápicos ajudam no controle e melhora da qualidade do sono.

Por muitas vezes, temos dificuldades em dormir ou manter um sono contínuo sem interrupções durante a noite. Esse problema, seja ele algo que atrapalha de vez em quando ou de forma contínua se chama insônia. Alguns fatores que contribuem para a insônia são: ansiedade, depressão, estresse, tensões do cotidiano, dentre outras coisas. 


Existem medicamentos fitoterápicos que ajudam no controle e regulação do sono. Os fitoterápicos ou plantas medicinais realizam o estudo de plantas e suas aplicações na cura de doenças. 

O Portal Amazônia trouxe alguns destes remédios naturais e como podemos utilizá-los no tratamento para insônia, confira a seguir:

 1. Kava-kava (Piper methysticum)

Conhecida como cava-cava, kawa-kava ou apenas kava, é muito utilizada na medicina tradicional para ajudar no tratamento de nervosismo, estresse, insônia, ansiedade, agitação ou tensão.  Isso porque a planta age no organismo como relaxante muscular leve, colaborando também no tratamento da depressão, enxaquecas e cefaleias originadas por tensão.

A ingestão do chá pode ser mais efetiva se ingerida após as refeições e demora algumas semanas para começar a fazer efeito. Vale ressaltar que não é indicada a quem tem problemas renais.

Como ingerir:


  • Cápsulas: esta é a forma com maior eficácia, pois utiliza um extrato mais concentrado das substâncias ativas da planta. A dose genérica indicada geralmente é de 60 a 120 mg por dia. O ideal é consultar um fitoterapeuta.
  • Chá: os rizomas do Kava-kava também pode ser usados para fazer chá, no entanto, nessa forma de uso não é possível saber ao certo qual a concentração de substâncias ativas. O indicado é que se coloque 1 colher de sopa de rizomas de Kava-kava para ferver com 500 mL de água por 10 minutos. 


2. Passiflora (Passiflora incarnata

Foto: Divulgação

 Originária do maracujazeiro, a passiflora tem na sua composição passiflorina, flavonoites, c-glicosídeos e alcanoids, com propriedades calmantes e sedativas. É um dos fitoterápicos mais utilizados para facilitar o sono. Porém estudos apontam que  apontam que a ingestão de seu chá é mais apropriada para casos leves de insônia.

Também pode ser ingerida ao longo do dia, para melhorar na dificuldade de concentração e ansiedade.

Como ingerir:


  • Chá:  O chá de Passiflora pode ser preparado com cerca de 3 g a 5 g de folhas secas em 250 mL de água, devendo-se tomar uma xícara antes de dormir.
  • Tintura (extrato): A tintura pode ser usada numa concentração de 1:5, sendo a dose recomendada de 50 a 100 gotas antes de dormir ou 3 vezes ao dia.
  • Comprimidos: A dose recomendada é de 200 a 250 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

 3. Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)

Foto: Reprodução

Como dito antes, cada planta medicinal tem aplicações de modos distintos. A erva-de-são-joão por exemplo, possui propriedades semelhantes a de alguns antidepressivos e, por isso, auxilia na insônia relacionada à quadros de depressão.  

Como ingerir:


  • Chá: Colocar a erva-de-são-joão na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.
  • Tintura (extrato): A dose recomendada para a tintura de erva-de-são-joão é de 2 a 4 mL, 3 vezes por dia.
  • Comprimidos: A dose recomendada é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia, durante o tempo determinado pelo médico ou fitoterapeuta.

 4. Valeriana (Valeriana officinalis)

Uma revisão de estudos da Universidade Monash, na Austrália, afirmou que a  melhora a qualidade do sono e é mais eficaz em quadros leves e moderados de insônia. 

Vale ressaltar que consumida em excesso pode causar dor de cabeça, dor de estômago e até irritabilidade, além de não poder ser utilizada por grávidas ou mulheres amamentando.

Como ingerir:


  • Chá: Adicione a raiz seca de valeriana na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos. A seguir, coar e beber 30 a 45 minutos antes de deitar.
  • Comprimidos: As cápsulas de valeriana devem ser tomadas por via oral, sem partir, sem mastigar e tomadas com 1 copo de água.

 5. Camomila (Matricaria chamomilla)

Foto: Reprodução

Com propriedades sedativas e relaxantes, a camomila também tem seu uso indicado para pessoas que possuem o sono irregular e casos de insônias leves. Seu uso não é indicado para gestantes.

Como ingerir:


  • Chá: Coloque 2 a 3 colheres de chá de flores secas de Camomila em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber após a refeição. 

6. Mulungu (Erythrina mulungu Benth)

Foto: Reprodução

 Recomendado em casos de insônia crônica (dificuldade em pegar no sono e mantê-lo de forma natural e ordenada) é indicado em casos de depressão, ansiedade e estresse, que são algumas das causas da insônia.

Como ingerir: 


  • Chá: Coloque a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar o chá ainda morno, 2 a 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

7. Lúpulo (Humulus lupulus)

Foto: Divulgação

O lúpulo é utilizado como calmante natural tanto para insônia crônica quanto para ansiedade, e há estudos que observam os efeitos da planta no sistema nervoso central e seu potencial terapêutico no tratamento de distúrbios do sono.

Como ingerir:


  • Chá: Coloque 1 colher (de chá) de lúpulo em uma xícara de água fervente e deixar descansar por aproximadamente 10 minutos. Coar e beber antes de dormir.

8. Capim limão (Cymbopogon citratus)

Foto: Divulgação

Também conhecido como capim-cidreira, é uma planta com efeito calmante muito usada na aromaterapia. Ela possui óleos essenciais relaxantes que podem ser usados para combater a insônia, angústia, palpitações e dores de cabeça 

Como ingerir:


  • Chá: Coloque 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

 Onde encontrar?

 Todas as plantas citadas aqui podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, lojas online e até em alguns supermercados e feiras da região.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade