Eleições 2022: saiba o que muda no horário de votação na Região Norte

No pleito deste ano os eleitores dos Estados da Região Norte devem estar atentos com os fusos diferentes para conseguirem votar.

Nas Eleições presidenciais de 2018, o horário de votação ocorreu em todo o Brasil das 8h às 17h, mas respeitando o fuso horário de cada local. Por isso as eleições começaram primeiro em Fernando de Noronha, que tem uma hora a mais que o horário de Brasília e encerraram no Acre, com um fuso de duas horas depois de Brasília.

Por essas diferenças, os resultados só começaram a ser divulgados às 19 horas de Brasília, depois do encerramento do pleito em todo o território nacional.

Em 2022, no entanto, é necessário que os eleitores estejam atentos aos horários, que serão diferentes. Isso ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu uniformizar o horário da votação e todos os Estados deverão seguir o horário de Brasília.

Confira qual será o horário de votação na Região Norte:

Foto: Divulgação/Agência Senado

As eleições do primeiro turno de 2022 para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais serão feitas no fuso horário de Brasília, o que significa que estados do Brasil com fusos diferentes terão horários diferentes de funcionamento das urnas.

Considerando o horário das 8 às 17h de Brasília, o horário da votação ocorrerá da seguinte forma nos Estados nortistas:

Amapá: 8h às 17h;

Pará: 8h às 17h;

Tocantins: 8h às 17h;

Roraima:7h às 16h;

Amazonas*: 7h às 16h;

Rondônia: 7h às 16h;

Acre: 6h às 15h.

Foto: Divulgação/Agência Senado

Por ter dois fusos-horários, 13 municípios do sudoeste do Amazonas votam no mesmo horário do Acre, são eles:

Atalaia do Norte;

Benjamin Constant;

Boca do Acre;

Eirunepé;

Envira;

Ipixuna;

Tabatinga;

Guajará;

São Paulo de Olivença;

Juta;

Itamarati;

Pauini

Lábrea.

As seções eleitorais que tiverem eleitores na fila na hora do encerramento continuarão abertas para que todos possam votar, mas novos eleitores não serão admitidos.

Com essa medida, o período de votação será coincidente em todo o país, o que permitirá ao TSE divulgar o resultado das eleições a partir das 17h, pelo horário de Brasília.

Nas eleições passadas, quando não havia a padronização pelo fuso da capital, o tribunal precisava esperar o fechamento das urnas da Região Norte antes de dar os números. Isso era feito para que todos os eleitores pudessem votar sem a influência de dados parciais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade