Conheça quatro pontos turísticos de Cacoal

O município rondoniense possui atrações para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

O município de Cacoal, em Rondônia possui 44 anos de emancipação. O nome do município é devido à grande quantidade de cacau nativo e foi batizado em torno de 1920 pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho, membro da comissão de marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, para atuar como guarda-fios em um posto telegráfico instalado na área.

Mas o povoamento de Cacoal só teve início na década de 1970, com a chegada de imigrantes de outras regiões do país, de acordo com dados da prefeitura. Atualmente a estimativa é de 86.416 pessoas em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município fica distante cerca de 470 quilômetros da capital Porto Velho e é famoso pela lavoura cafeeira, tornando-se a ‘Capital do Café’, base de sustentação da economia na região. Mas a cidade também é referência em turismo de lazer, de esportes e de negócios, segundo o Governo de Rondônia, com destaque ainda para o artesanato indígena.


O Portal Amazônia selecionou alguns pontos turísticos famosos da cidade rondoniense. Confira:
Foto: Reprodução/Cacoal Selva Park

Cacoal Selva Park

Entre os atrativos turísticos voltados para o lazer, Cacoal é destaque em Rondônia e em toda a Região Norte com o Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park. Também conhecido como ‘Sítio do Nério’, o hotel está localizado a 12 quilômetros do centro de Cacoal, na propriedade do pioneiro Nério Lourenço Bianchini.

Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em março de 2000, a propriedade possui estruturas ecológicas, como cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, parque aquático com piscina de ondas e outras atrações, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante e lanchonetes.

Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Mini Museu de Memórias Família Salles e Caetano

Localizado às margens da RO 471, entre os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, está o mini museu criado pelo casal Cleide Caetano e Dorvindo Salles. O acervo, que conta com aproximadamente mil itens, é formado por objetos de família e por doações.

Dentre eles estão armas antigas, moedas antigas e de outros países, rádios, máquinas fotográficas, telefones, ferramentas diversas, máquinas de escrever, ferros de passar roupas, televisões, máquinas de costura, chapéus e muitos outros.

Outra relíquia que está muito bem guardada é um minidisco de vinil com o Hino de Cacoal, escrito em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, irmã de Cleide Caetano.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica RO

Pedrona da Linha 10

Localizada no Km 30 da Linha 10, este é um lugar para quem gosta de conviver com a natureza e a aventura. O paredão, de cerca de 50 metros de altura, é usado para escaladas e caminhadas ecológicas (que duram cerca de 20 minutos até o topo). A subida é longa, mas do alto da pedra tem-se uma visão privilegiada da cidade de Cacoal. Aventureiros arriscam subir de bicicleta ou de moto.

Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Balneário do Jânio 

Está localizado no km 06, da Rodovia 383, entre os municípios de Cacoal e Rolim de Moura. O Balneário do Jânio atende com reservas e dispõe de piscinas adultas e infantis e também de quiosques equipados com churrasqueira, grelha, mesa e bancos. É um local popular para o lazer em família ou entre amigos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade