Conectividade: Entenda o conceito da segunda câmara temática do Amazônia que eu Quero

No período de julho a agosto, o Amazônia Que Eu Quero irá desenvolver uma série de conteúdos, entrevistas e atividades, como o Canvas de políticas públicas e painéis voltados ao tema ‘Conectividade’. Confira:

Manaus (AM) – Oficialmente viramos a página! Após uma série de debates sobre Educação, no período de julho a agosto, o Amazônia Que Qu Quero irá discutir a segunda câmara temática da edição de 2023: a proposta é falar sobre conectividade. Você sabe o que significa?

A conectividade (incluindo tecnologias sem fio, com fio e por satélite) é a responsável por impulsionar o avanço dos processos tecnológicos da sociedade, como por exemplo, a prestação de serviços relacionados à saúde, educação, segurança pública e muito mais.

De modo geral, o termo pode ser definido como o conjunto de infraestruturas, físicas e de software, que garantem a interação, em rede, entre dispositivos e informações digitais. Neste processo, o Data Center é um elemento fundamental, pois são exatamente as estruturas responsáveis por conectar redes de comunicação, de modo que seus usuários possam acessar informações e sistemas remotamente.

Para refletir

De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2020, 83% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. O número pode parecer alto, mas esconde uma enorme desigualdade. Enquanto 100% dos domicílios da classe A contavam com acesso à internet, apenas 64% dos domicílios das classes D e E tinham internet. Os principais entraves revelados pelos moradores dos domicílios para a ausência de conexão em casa eram o preço (28%) e a ausência de conhecimentos sobre como utilizar a rede (20%), isso sem pontuar uma outra questão bastante relevante: se a conexão era ou não considerada de qualidade.

Pensando em todo esse contexto em que a conectividade está inserida, é que o programa Amazônia Que Eu Quero decidiu realizar uma série de atividades, como o canvas de políticas públicas e os tradicionais painéis com especialistas e outros convidados, além de produzir conteúdos relacionados a assuntos como a implementação do 5G, internet banda larga, inclusão digital, projetos com comunidades remotas da Amazônia e muito mais.

Para ficar por dentro de todas as atividades do projeto, basta acessar o nosso site institucional:https://portalamazonia.com/amazonia-que-eu-quero e também as nossas redes sociais: @amazoniaqueeuquero

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Bolívia lança ‘Rota dos Museus Rumo ao Bicentenário’ para fortalecer turismo

Através do bilhete único, visitantes podem conhecer o Museu Nacional de Arte (MNA), o Museu de Etnografia e Folclore (Musef) e a Casa Museu "Inés Córdoba y Gil Imaná".
Publicidade

Leia também

Publicidade