Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 13 Mai 2021

Programação online da Virada Sustentável Manaus inicia neste sábado

Festival correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) terá transmissão de apresentações culturais, atividades zen, conteúdo para crianças e debates sobre temáticas ligadas à sustentabilidade

Virada Sustentável chega à sexta edição em Manaus com formato online

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o festival deste ano terá ampla programação virtual e gratuita.

Virada Sustentável Manaus busca projetos com formatos alternativos ou online

Entre as opções de atividades, estão projetos artísticos, culturais, educativos, sociais, ambientais e de bem-estar em prol da sustentabilidade

Virada Sustentável Manaus amplia inscrições em busca de projetos com formatos alternativos ou online

O festival está previsto para acontecer em dezembro deste ano.

Virada Sustentável Manaus realiza lives com conteúdo zen, kids e cultural no Instagram

As transmissões ao vivo ocorrerão toda quinta-feira, em três horários, reunindo alguns dos artistas e projetos que estão envolvidos no festival para compartilhar suas ações e também realizar apresentações culturais

Escritora de SP lança livro infantil ‘Viagem Amazônica’ durante a Virada Sustentável, em Manaus

Há alguns anos que a floresta amazônica deixou de ser o "pulmão do mundo". Isso porque, de acordo com estudos,  as algas marinhas são as propulsoras reais da renovação do ar no planeta. Mesmo perdendo um posto importante, ambientalistas, professores e cientistas deram outro "órgão" para a região: o coração, por deter o maior potencial entre as reservas naturais da atualidade. E o que adianta obter função tão importante, se muitos a desconhecem?

O papel dos moradores de Manaus diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU

Em 2017, 193 líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar uma agenda comum para o Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, 17 objetivos foram criadas e deverão ser implementados até 2030. Durante a programação da Virada Sustentável 2019, Manaus receberá o "Caminhão Conhecendo os ODS", que apresentará, na prática, como o manauara pode se mobilizar e fazer sua parte para cumprir os objetivos da Agenda.

Virada Sustentável Manaus ocupa a cidade com programação gratuita para todas as idades

De sexta-feira (26) a domingo (28), a Virada Sustentável Manaus vai ocupar ruas, espaços públicos, parques e centros culturais da capital amazonense com mais de 160 atividades gratuitas em prol de uma cidade melhor. Shows, oficinas, rodas de conversas, exposições, doação de mudas e limpeza de igarapés são algumas das ações previstas. A programação completa pode ser conferida no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

'Esquenta' para Virada Sustentável Manaus tem agenda cultural gratuita

Em contagem regressiva para a quinta edição da Virada Sustentável Manaus, será realizado um “esquenta” do festival, neste domingo (7), das 14h às 20h, no Shopping Manaus Via Norte. O público poderá participar de uma série de ações educativas e culturais gratuitas em diversos espaços do centro de compras, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte.


Virada Sustentável Manaus está com inscrições abertas para artistas e projetos culturais

Com objetivo de unir cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade, a Virada Sustentável Manaus está selecionando artistas e projetos culturais para integrar a programação da quinta edição do festival, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho, em mais de 20 pontos da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até essa segunda-feira, dia 10 de junho, através do site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

Virada Sustentável Manaus abre inscrições para voluntários; saiba como participar

A Virada Sustentável Manaus está com inscrições abertas para quem deseja atuar como voluntário durante o festival, que chega a sua quinta edição nos dias 26, 27 e 28 de julho. O cadastro é gratuito e deve ser feito no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus. As vagas são limitadas.

Virada Sustentável seleciona projetos para quinta edição em Manaus

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável chega a sua quinta edição em Manaus, no dias 26, 27 e 28 de julho. Interessados em fazer parte da mobilização podem inscrever, a partir de segunda-feira (6),  projetos de cunho artístico, cultural, esportivo, educativo, social e ambiental para integrar a programação. O cadastro é gratuito e deve ser feito no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.



Virada Sustentável mobiliza mais de 15 mil pessoas em Manaus

Manaus recebeu neste fim de semana a quarta edição da Virada Sustentável Manaus. O festival envolveu a população em torno de propostas para garantir uma cidade melhor, sustentável e engajada com o bem-estar de todos. Segundo a coordenação da Virada, mais de 15 mil pessoas participaram das ações realizadas em todas as zonas da capital. 

A mobilização foi coordenada pela  Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio de 40 organizações da sociedade civil e 350 voluntários. Ao todo, 26 pontos da cidade foram ocupados por atividades como shows, rodas de conversa, oficinas para adultos e crianças, apresentações de teatro e dança, aulas de ioga, exposições, trocas de livros, brincadeiras, jogos educativos, entre outras. 
Foto: Divulgação
Na Feira da Banana, localizada no Centro, a iniciativa Banho do Bem promoveu o acesso a banho de chuveiro para 200 pessoas em situação de rua. A ação também realizou cortes de cabelo, atendimentos com enfermeiros, lanche e doação de kits de higiene e roupas.

"A Virada Sustentável Manaus marcou a primeira edição do projeto. Contamos com a ajuda de muitos voluntários, que nos ajudaram a levar dignidade, autoestima e qualidade de vida para essas pessoas", destacou um dos organizadores da iniciativa, Marcus Bessa. 

Ainda na Feira da Banana, a organização “Ver Bem Amazonas” realizou exames gratuitos de vista e a doação de óculos para a população. 

Como parte das ações de cunho ambiental, os projetos Grito D'Água e Remada Ambiental promoveram a coleta de mais de meia tonelada de resíduos sólidos descartados de forma incorreta nas águas do Tarumã e Igarapé do Gigante. A ação teve apoio de voluntários, que percorreram a área em pranchas de stand up paddle, caiaques e canoas. Após o recolhimento, parte do material foi conduzido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) até o Parque do Mindu e colocado em uma rede de nove metros segurada por uma estrutura chamada de "Pescador de Resíduos".

A Praia da Ponta Negra também recebeu uma ação de limpeza coordenada pela Honda, que mobilizou 50 funcionários voluntários na coleta de resíduos sólidos. No local, o público ainda participou de atividades sobre turismo consciente promovidas pela Proteção Animal Mundial (World Animal Protection). A organização expôs um boto inflável gigante e entregou mensagens para alertar sobre os prejuízos do turismo de contato direto com animais na natureza, como nadar com botos e tirar selfies.  
Foto: Divulgação
Para promover a preservação da floresta, o festival distribuiu mudas de plantas para a população nos terminas de ônibus 5 e 3, nas feiras da Banana e do São José 2, no bairro Educandos, no Largo São Sebastião, entre outros locais. Além disso, foi realizado o plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Amazônico em clareiras do Bosque da Ciência.

A democratização do acesso à arte e à cultura também teve espaço reservado na Virada Sustentável Manaus. Mais de 30 atrações musicais realizaram shows gratuitos em palcos instalados no Largo São Sebastião, Monte das Oliveiras, Educandos e Shopping Manaus Via Norte. Outros pontos da cidade receberam oficinas de pintura, exposições fotográficas, teatro de fantoche, espetáculos de dança, entre outras ações. Além disso, quem passou pelo Complexo Viário Gilberto Mestrinho, mais conhecido como Bola do Coroado, conferiu a realização de um grafite temático na estação da Manaus Ambiental.

"A Virada Sustentável Manaus deixa mais uma vez a uma marca na cidade de muito engajamento, solidariedade e participação social. Temos a certeza que as pessoas alcançadas pelo festival saíram das atividades se sentindo ainda mais motivadas a contribuir para a construção da Manaus dos sonhos", afirmou a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel. 
Foto: Divulgação
Sobre a Virada

A quarta edição do festival é uma realização da Virada Sustentável de São Paulo com correalização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Começa neste sábado a 4ª Virada Sustentável Manaus; Confira a programação

A Virada Sustentável Manaus promoverá neste fim de semana, dias 28 e 29, mais de 250 atividades culturais, educativas, ecológicas e de lazer em todas as zonas da cidade. A programação do festival é aberta ao público.

A mobilização já está em sua quarta edição e é promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com mais de 40 organizações da sociedade civil. A proposta é aumentar o engajamento da população e incentivar práticas sustentáveis, utilizando atividades lúdicas e inspiradoras como ferramenta.

Neste ano, os espaços escolhidos para receber as ações do festival foram o Parque do Mindu, Bosque da Ciência, Parque Sumaúma, Musa Jardim Botânico, Largo São Sebastião, Galeria do Largo, Musa do Largo, Les Artistes Café Teatro, Praia da Ponta Negra, Biblioteca Pública do Amazonas, Casa Mamãe Margarida, Casa da Carol, Casa das Artes, Centro de Medicina Indígena, bairro Educandos, Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro, bairro Monte das Oliveiras, Praça da Bandeira Branca, Reusa – Rip Rap Redenção, Shopping Manaus Via Norte, Marina do Davi, Flutuante Abaré, as feiras da Banana e do São José 2, além dos terminais de ônibus 3 e 5.

Entre as atividades programadas, estão oficinas, rodas de conversa, doação de mudas, feira de troca de livros, shows musicais, performances de dança e teatro, intervenções artísticas, exposições fotográficas, pedalada, corrida e caminhada, brincadeiras, ações de coleta de resíduos sólidos, aulas de slackline, dança do ventre, zumba, fitdance e ioga, entre outras.

Programação musical

O Largo São Sebastião, o Shopping Manaus Via Norte e os bairros Monte das Oliveiras e Educandos receberão as atrações musicais da Virada Sustentável Manaus.

Palco Largo
Sábado (28)
·         17h - Gui do Cordel e DJ Carapanã
·         18h – Will Nobre
·         19h – Orquestra Puxirum
·         20h – Gramophone
·         21h – Kboclos
Domingo (29)
·         17h – Zumba
·         18h – Brisa Norte
·         19h – Antônio Bahia
·         20h – Manauaras em Extinção
·         21h – Bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade
Palco Educandos Sábado (28) ·         15h – Havana ·         16h – Jimmy Cabana ·         17h – Teorema Solar ·         18h – Pessoa Não Grata Domingo (29)·         15h – João Felipe ·         16h – Cabeça de Boto ·         17h – Garage Flowers ·         18h – Acigam
 Palco Monte das Oliveiras 

Sábado (28) ·         15h – Poesia ·         16h – Cabeça de Boto ·         17h – Microfone Aberto ·         18h – T4F Domingo (29) ·         15h – Batalha de Rima ·         16h – K2 ·         17h – Lary Go e Strelada ·         18h – Denny Vira Lata
Palco Via Norte
Sábado (28)
 ·         16h – Paulo Rangel & Alyne Paes ·         17h – Jocker & Cia ·         18h – Banda NTGDomingo (29)
 ·         16h – Lorenna ·         17h – DJ Pedro Cacheado ·         18h – Egda Caroly 

5° Malaba Jam Festival tem edição especial Virada Sustentável em Manaus

Foto: Divulgação/Bruno Kelly
O quinto Malaba Jam Festival acontece em Manaus neste sábado (29) como edição especial 'Virada Sustentável'. Dentro da programação do evento de sustentabilidade realizado em todo o Brasil, o encontro reúne música, artes plásticas e solidariedade a partir das 16h.

As bandas Canhamukaya, Na Trilha, Cabocrioulo, Johnny Jack Mesclado, Os Tucumanus e Alaídenegão, além dos DJs Kimo e Tubarão são as atrações do festival. Cada atração vai receber convidados para dividir o palco, entre os nomes confirmados estão Cileno, Leka Denz e Casa de Caba.

Segundo a jornalista Lane Lima, uma das organizadoras, o evento vai celebrar 15 anos de atuação do Grupo Raio de Sol, que oferece apoio social, psicológico e pedagógico a portadores de doenças no sangue, a maioria do interior do Amazonas. Ela destaca que a entidade beneficia, com cestas básicas, 67 pacientes sem condições de se manter na cidade durante o tratamento.

“Queremos celebrar este momento da instituição com um número expressivo de doações e ajudar mais famílias”, diz Lane, que informa ainda ter arrecadado mais de duas toneladas de alimentos, além de roupas, fraldas, brinquedos e livros nas quatro edições do festival. “Há dois anos lançamos a campanha com antecedência para que o público tenha mais tempo de se organizar e participar desta ação social”, destaca.  

O acesso aos shows é gratuito, no entanto, o público é convidado a doar itens que compõem a cesta básica como arroz, feijão, macarrão, óleo, café, açúcar, leite em pó e complemento alimentar. “O festival busca a mobilização espontânea da comunidade para ajudar portadores de doenças no sangue com doações, que podem ser feitas no dia do festival ou direto na sede do Raio de Sol, no Hemoam”, informa a jornalista. “É uma boa oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade”, completa.

Um grupo de artistas plásticos locais, coordenado por Romahs Mascarenhas, artista visual e roteirista da Maurício de Sousa Produções, é responsável pelas intervenções artísticas. A proposta é deixar um legado para o parque, uma marca registrada do Malaba Jam Festival, e conta com Turenko, Coletivo X-MAO, Tial, Débora Erê, Nádja Kristhina, Lobão e André Hulk.

'O Curumim – o último herói da Amazônia', criado pelo jornalista Mário Adolfo, também está nesta corrente do bem. Com tirinhas de quadrinhos, até o dia do evento, o personagem vai mostrar como o público pode ajudar os pacientes atendidos pelo Raio de Sol com doações.

A feira criativa do Arte em Movimento também está confirmada no Parque dos Bilhares. Esta é a segunda vez que o projeto leva expositores do segmento de artesanato para colorir a festa.

O Malaba Jam Festival surgiu em 2013 para homenagear o músico amazonense Rafael Derzi, conhecido como Malaba, que foi vítima de leucemia. Na ocasião, família e amigos decidiram transformar a perda em solidariedade e ajudar pessoas que lutam contra a doença.

Confira a programação dos shows:

16h – DJ Kimo
17h – Canhamukaya e Na Trilha
18h – Cabocrioulo
19h – Johnny Jack Mesclado
20h – Os Tucumanus
21h – Alaídenegão