Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Mai 2021

Detran realiza atendimento itinerante em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo

Para proporcionar mais comodidade aos moradores do interior, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) inicia na próxima segunda-feira, 30, mais uma edição do atendimento itinerante, desta vez em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.



Em Porto Walter, o atendimento será na Prefeitura Municipal,  inicia no dia 30, a partir das 14h até as 17h e seguem até o dia 1º de outubro, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Já em Marechal Thaumatugo, o atendimento será de nos dias 2 e 3 de outubro, no Mercado Municipal, sala 03,  seguindo o mesmo horário de atendimento de Porto Walter.



Foto: Divulgação
Entre os serviços oferecidos estão: transferência de propriedade, transferência de município, licenciamento, alteração de categoria, renovação e segunda via CNH, solicitação de CNH definitiva, emplacamento e entrega de documentos.
“Todos meses realizamos atendimentos itinerante,  para proporcionar mais comodidade aos cidadãos que antes precisavam se deslocar até outro município mais próximo para receber atendimentos de veículos e habilitações”, explica o diretor de operações do Detran.Ac, Isaías Brito.

Rede Amazônica promove a 9º edição do Saúde de Rua, neste sábado; confira os serviços ofertados

O Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignolia vai receber, neste sábado (11), a 9ª edição do Saúde de Rua, evento promovido pela Rede Amazônica e que conta com a parceria de dezenas de órgãos públicos, privados e centenas de voluntários. A comunidade terá acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, lazer, cultura e esporte. 

Serviços e atendimentos serão oferecidos em Porto Velho no dia de cooperar

O Dia de Cooperar, ou Dia C, é comemorado neste sábado (30) para que cooperativistas e voluntários se unam para oferecer serviços e atendimentos de graça a população em Porto Velho (RO). A entrevista é com o coordenação do evento, Uiliame Ramos.

Aumenta a demanda de atendimento no Tudo Aqui de Porto Velho

Aumenta a demanda de atendimento no Tudo Aqui de Porto Velho (RO). Espaço foi inaugurado em 2015 para agregar vários serviços no mesmo local. Segundo o gerente regional, Kleber Filho, o governo oferece o local para que vários órgãos possam oferecer serviço no local.

Rompimento de cabos afeta telefonia e internet em estados da Amazônia

O rompimento de cabos de fibra ótica afetou os serviços de telefonia e internet em estados da região amazônica desde a última terça-feira (24). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras cujos serviços forem interrompidos devem ressarcir seus clientes pela interrupção no fornecimento de serviços, mesmo que este tenha sido causado por terceiros.
A situação mais grave foi registrada no Acre, onde, segundo o diretor do Procon do estado, Diego Rodrigues, houve um apagão geral das telecomunicações na quarta-feira (25) e quinta-feira (26). “Todas as operadoras ficaram sem sinal de telefonia em todo o estado, ocasionando uma série de prejuízos aos serviços públicos, às empresas e aos consumidores em geral”, disse Rodrigues à Agência Brasil.
Foto:Reprodução/Shutterstock
O órgão de defesa do consumidor acriano já notificou a Oi, a Claro, a Tim e a Vivo para que informem as causas do problema no estado. “Até o momento, o que sabemos, extraoficialmente, é que teria havido o rompimento de um cabo. Mas aguardamos por um posicionamento oficial e, de acordo com as respostas, instauraremos um processo administrativo que pode resultar na aplicação das multas previstas no Código de Defesa do Consumidor”.
Segundo o diretor do Procon, interrupções no fornecimento dos serviços de telefonia e internet são frequentes no Acre. “É um problema recorrente. Os serviços, apesar de caros, são péssimos. Orientamos os consumidores que tiverem prejuízos ou se sentirem desrespeitados a procurarem o Procon e formalizarem uma queixa para tentarmos obter a devida reparação e para termos elementos para solicitar maior rigor da Anatel na fiscalização das operadoras”.
Na noite dessa quinta-feira (26), a Oi confirmou a Agência Brasil que seus serviços também foram afetados em partes das regiões sul e leste dos estados do Maranhão e Pará. Mais cedo, a operadora já tinha relatado que os serviços de telefonia móvel, banda larga e telefonia fixa interurbana tinham sido interrompidos nos estados do Acre e de Rondônia. A empresa informou que todos os casos foram provocados pelo “rompimento de cabos de fibra ótica da operadora, causado por terceiros”.
A Anatel confirmou que, desde a terça-feira (24), vem recebendo notificações diárias relativas a rompimentos de fibras óticas. Os últimos quatro casos registrados nas regiões Norte e Nordeste ocorreram na manhã de terça-feira (24), em Rondônia. Segundo a agência reguladora, a Oi demorou quatro horas para reestabelecer a prestação dos serviços.
Na quarta-feira (25), o rompimento de outra fibra da Oi aconteceu no Acre e interrompeu os serviços entre as 23h e 2h de quinta-feira (26). Ainda na quarta-feira, e também no Acre, houve o rompimento de fibra ótica da Embratel, cujos serviços ficaram indisponíveis por quase 15 horas. A Anatel também foi notificada do rompimento de outra fibra ótica da Oi no Acre, às 12h25 de quinta-feira (26). Segundo a agência, a via foi reestabelecida por volta das 14h. A assessoria da OI não confirmou este último caso.
Ainda segundo a Anatel, no Maranhão as comunicações da Oi foram interrompidas das 10h ao meio-dia de quinta-feira (26) em virtude do rompimento de um dos cabos de fibra ótica, o que afetou também os serviços de telefonia no Pará.
De acordo com Fernando Gobbi, coordenador de projetos da CPqD, instituição que atua com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, o rompimento de cabos de fibras óticas é algo frequente e pode ser causado por várias razões.
“Há muito problema com o rompimento de cabos, seja provocado por construções e serviços de terraplanagem, seja porque ladrões os confundem com os que têm fios de cobre e os roubam. Para evitar a interrupção dos serviços, as empresas costumam usar um sistema de proteção que permite que os sinais sejam desviados para outras vias quando uma fibra se rompe. Mas quando ocorre o duplo rompimento, a interrupção é inevitável”, explicou Gobbi, revelando já haver tecnologias disponíveis no mercado que agilizam a identificação do problema, proporcionando que o reparo seja feito em menos tempo. “É uma solução que não impede que o cabo se rompa, mas que evita que os técnicos percam muito tempo procurando o ponto onde houve o rompimento, reduzindo o prejuízo para os consumidores”.
Satisfação
Até o fim de novembro, a Anatel planeja entrevistar 140 mil consumidores para medir o grau de satisfação com a prestação dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura. As entrevistas já estão sendo feitas por telefone, com entrevistados sorteados aleatoriamente.
A Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações de 2017 avalia os serviços prestados pela Claro, Oi, Tim, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV e abrange todas as unidades da federação. Os resultados deverão ser divulgados em março de 2018.

Quartzo realiza curso sobre orçamento e serviços em Manaus

Um dos maiores desafios para quem deseja empreender no mercado de trabalho é criar uma proposta com o valor dos seus serviços. Visando sanar as dúvidas dos profissionais, o engenheiro civil Thiago Carvalho Maron apresenta o curso 'Elaboração de Propostas Comerciais para Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design', no dia 27 de maio, no Instituto ESP, localizado no Plaza Shopping. 

Segundo Maron, o objetivo é mostrar para arquitetos, engenheiros de todas as especialidades, decoradores, designers e administradores formas de não se atrapalhar quando o cliente pedir uma proposta. “Queremos mostrar para os participantes uma metodologia que facilita a fechar negócios com um preço justo. Não são valores baseados em tabelas de honorários de CREA ou CAU, mas preços fundamentados nas solicitações do cliente e nos reais custos do escritório. Assim, convidamos até mesmo os estudantes dessas áreas para que eles possam compreender a melhor forma de criar uma proposta”, disse.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Na opinião de Maron, os profissionais que acabaram de entrar no mercado são os mais afetados por esse problema. “Muitas universidades não preparam seus alunos para o mercado de trabalho em relação a precificar seu serviço. Por exemplo, eles aprendem a fazer um projeto, mas não têm segurança quanto ao valor que devem cobrar. Isso pode causar dois problemas: ou o profissional cobra muito barato e pode acabar tendo prejuízo e se desvalorizando, ou cobra muito alto e perde competitividade no mercado”, informou o engenheiro. 

Programação 

No conteúdo programático, os alunos irão adquirir o conhecimento necessário para que consigam elaborar uma proposta comercial, como o funcionamento da comercialização de projetos e serviços, a análise de mercado e as formas de acessar novos clientes e nichos, a negociação com cliente, a utilização de técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de mercado, a forma correta de redigir a proposta técnica adequada ao escritório e ao cliente e a aplicação de modelos de propostas e contratos adequados a cada projeto ou serviço, além de aprender como adaptar a proposta às condições de mercado para ganhar sempre.

Na questão de orçamento do projeto e serviço, a programação conta com métodos para definir o escopo do serviço a ser oferecido para o cliente, que atenda ao escritório e ao cliente, a melhor maneira de quantificar o serviço, com dicas para prever questão como desenho, memória de cálculo e levantamento de informações, a maneira certa de orçar custos diretos para executar o projeto ou serviços e os cursos indiretos do escritório, a criação de orçamentos com preços dos serviços (honorários) adequado ao mercado e rentável ao escritório e exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços. 

No fim do curso, o público receberá uma planilha modelo contendo todo o procedimento de cálculo para elaboração de propostas futuras, completamente personalizável e adaptável às necessidades do escritório e do profissional. "Quem participar do curso vai sair com todas as informações necessárias para conseguir formatar uma proposta com conteúdo adequado e com preço justo, o que, em uma época de crise como a que estamos enfrentando, com certeza é um grande diferencial para conquistar novos serviços”, afirmou Maron.

Inscrições

O curso de 'Elaboração de Propostas Comerciais para Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design' é realizado pela Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento. O evento acontece no dia 27 de maio, das 8h30 às 17h30, no Instituto ESP - Plaza Shopping. As inscrições podem ser feitas no site do evento e o investimento é de R$ 250,00, podendo ser parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito (vagas limitadas).

SSP-AM prorroga prazo da entrega de documentos de concurso público

MANAUS - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prorrogou o prazo de entrega dos exames e documentos dos classificados no concurso público de 2015 do órgão. O prazo de entrega dos exames se encerraria na sexta-feira (12), e o dos documentos seria no próximo dia 19. Agora, tanto os documentos quanto os exames podem ser entregues até o dia 26 deste mês.

Dia "D" da vacinação contra a gripe ocorre neste sábado, em Manaus

MANAUS - O Dia D de mobilização da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai ocorrer em Manaus, neste sábado (13). As doses da vacina vão estar disponíveis em mais de 900 postos no município. O público-alvo também pode se vacinar em 182 salas de Unidades de Saúde. 

Serviços jurídicos são oferecidos em delegacia durante este mês, em Manaus

MANAUS - A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher - Anexo (DECCM - Anexo) está oferecendo serviços gratuitos relacionados a questões civis e de família em Manaus. A programação ocorre até o dia 2 de junho como celebração ao Dia das Mães, comemorado neste mês. Os atendimentos são feitos de 8h às 14h, no prédio da delegacia que fica na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade de Deus.

Sine Manaus oferece oficinas e palestras durante o mês de maio, na Zona Norte

MANAUS - O Sine Manaus do bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital, vai oferecer até o fim deste mês uma programação para os trabalhadores. Vão ser realizados serviços como corte de cabelo, oficina de alimentação saudável, e palestra de "Como se comportar na entrevista de emprego". Confira a programação completa.

Trecho da Avenida Lóris Cordovil que desmoronou segue em obras, em Manaus

MANAUS - As obras de recuperação da Avenida Lóris Cordovil, no bairro Alvorada, na Zona Centro- Oeste de Manaus, ainda estão em andamento. No dia 16 de abril deste ano, parte da ponte da Avenida desmoronou por causa da chuva. A conclusão total da obra deve ocorrer em até três meses. O trânsito no local está sendo desviado para a Alameda do Samba. 

Processos seletivos do IBGE oferecem salários de até R$ 4 mil, no AM

MANAUS - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com dois Processos Seletivos abertos, com vagas de emprego temporárias. Os selecionados vão atuar no Censo Agropecuário 2017. As oportunidades são para nível médio e superior.

 

Saiba quais são os serviços que vão funcionar em Manaus no dia 1º de maio

MANAUS - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai manter os atendimentos em regime de plantão na segunda-feira, 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho. Alguns serviços da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) serão reduzidos durante o feriado. De acordo com a Prefeitura de Manaus, os serviços de varrição das principais avenidas da cidade e a coleta domiciliar vão funcionar normalmente. As lojas do Centro e shoppings terão horário especial.  As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus não farão atendimento na segunda, e o Samu vai atender em plantão de 24 horas.

Justiça Itinerante' atende população de Careiro da Várzea, no AM

MANAUS - A partir desta segunda-feira (24), a equipe do Programa Justiça Itinerante começa uma série de atendimentos no Careiro da Várzea, interior do Amazonas. Os serviços do programa serão oferecidos no Telecentro, que funciona na Rua Valmir Bezerra, no Centro da cidade, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. No 'Justiça Itinerante', o cidadão pode ajuizar, gratuitamente, sem advogados, ações no valor de até 20 salários mínimos, na área cível e ações na área de família.

Feira do Paço ganha edição especial do Dia das Mães, em Manaus

Quê: Feira do Paço - Especial Dia das Mães
Quando: 14 de maio
Onde: Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus - Em frente ao Museu do Paço da Liberdade
Horário: A partir das 16h
Valor: Entrada franca
Foto: Reprodução/Facebook

Comércio funciona em horário diferenciado no feriado do dia 21, em Manaus

MANAUS - O comércio varejista e atacadista de Manaus vai ter horário de funcionamento diferenciado no feriado de Tiradentes, no próximo dia 21. As lojas do Centro da capital vão funcionar de 9h às 13h. A maioria dos Shoppings da capital deve funcionar em horários especiais.

Unidades de urgência e emergência funcionam 24h no feriado do dia 21, no AM

MANAUS - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que as unidades de urgência e emergência vão funcionar normalmente durante o feriado de Tiradentes, no próximo dia 21. No entanto, unidades de atendem consultas agendadas e fazem parte do programa Farmácia Popular não vão funcionar durante o feriado.

Duas linhas de ônibus começam a trafegar pela faixa exclusiva no sábado, em Manaus

MANAUS - A partir de sábado (22), as linhas de ônibus 326 e 324 vão começar a trafegar pelo corredor exclusivo, localizado na faixa da esquerda das avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery. As linhas 326 e 324 fazem os percursos Jesus Me Deu/T1/Centro e Comunidade São Pedro/T1/Centro, respectivamente.

TRT vai leiloar prédio e carros no dia 28 deste mês, em Manaus

MANAUS - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realiza em Manaus, no dia 28 deste mês, um leilão público de bens, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Um dos destaques do leilão é um prédio avaliado em quase R$ 3 milhões.

Alunos da Ufam tiram dúvidas sobre preenchimento e envio da declaração do IR

MANAUS - Os estudantes de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vão tirar dúvidas sobre o preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda. O atendimento será gratuito, e vai ocorrer nesta terça (18) e quarta-feira (19), das 14h às 20h, no Laboratório de Contabilidade, situado no Campus em Manaus. As inscrições devem ser feitas pela internet. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível.