Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

O Brasil tem sua(s) Gaza(s) e seu(s) Hama(es): a segurança pública e sua guerra, nada santa, contra a corrupção

Há muito tempo que não vivemos uma guerra contra outros países, mas, lamentavelmente, vivemos, constantemente, em uma "guerra" contra à criminalidade, principalmente entre polícias e facções criminosas.

Hipócrates envergonhado: os alunos de medicina precisam respeitar a dignidade humana

Todos os cursos precisam formar seus alunos com respeito à dignidade humana, bem como aos preceitos éticos e morais

A segurança pública de hoje precisa lembrar da "guerra do futuro"

O estudo de futuro subsidiará análises prospectivas altamente qualificadas para auxiliar as Secretarias de Segurança Pública no desenvolvimento de estratégias de longo prazo.

O advogado pode ajudar a polícia na investigação de crimes

Outras instituições também podem investigar crimes, tais como: as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e o próprio Ministério Público.

Chega de trotes universitários que ofendem a dignidade das mulheres

Neste mês de março é impossível não discutirmos a questão da violência contra as mulheres. Desde o início desta coluna, escrevemos muitos artigos que tratam desse tema. Infelizmente a violência contra as mulheres é algo recorrente.

O bolsonarismo tóxico e o futuro da segurança pública no governo Lula

Foram milhares de anos que povos do mundo inteiro lutaram para conquistar o direito de escolher seus representantes pelo sufrágio universal de voto.

ROTA 66: será que evoluímos alguma coisa desde os fatídicos eventos que deram origem ao livro?

A ROTA foi criada nos anos 70, como um batalhão de elite, apresentando, desde o seu início, altos índices de letalidade.

Os jogos eleitorais começaram: renovam-se as esperanças, as mentiras e as promessas de soluções mágicas para a Segurança Pública

A cada 4 anos candidatos aparecem, prometendo que resolverão os problemas da segurança pública. No entanto, depois que assumem não conseguem reduzir a criminalidade nem transmitir a tão almejada sensação de tranquilidade para a população.

Não sou jornalista e esta coluna não é policial

Aqui falamos sobre segurança pública, cidadania e responsabilidade social.

Policiais entre a cruz e a espada: nexo de causalidade (Parte 3)

Guilherme Nucci ensina que nexo causal "é o vínculo estabelecido entre a conduta do agente e o resultado por ele gerado, com relevância suficiente para formar o fato típico".

Policiais entre a cruz e a espada: o excesso culposo e o uso da força na abordagem policial (Parte 2)

O policial, para cumprir seu dever legal de prender quem estiver em flagrante delito, fará uso da força legítima para conter e prender o infrator que desobedeceu ou resistiu à prisão. Mas o uso da força pelos agentes de segurança só será permitido quando indispensável.

Policiais entre a cruz e a espada: a insegurança jurídica para exercer sua missão (Parte 1)

Os policiais nem sempre se sentem seguros para realizar seu trabalho, pois o ordenamento jurídico e jurisprudência não pacificada sobre as ações policiais os deixam vulneráveis, sujeitos a responderem criminalmente por cumprirem com seu dever.

Insegurança pública: violência fora de controle e juventude perdida

Cada vez fica mais evidente a ineficácia do Estado em proteger nossos jovens, proporcionando educação, saúde e oportunidade de trabalho.

Os policiais precisam de segurança para fazerem a segurança da sociedade

Os policiais saem de casa para proteger as vidas e os patrimônios alheios, e, muitas vezes, deixa desprotegida as vidas de seus familiares e seu reduzido patrimônio

Para o deputado "Mamãe Falei", e tantos outros homens, mulheres não passam de meros "objetos" sexuais

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, não podemos fugir do tema violência contra a mulher, machismo e cultura do estupro.

As policiais femininas e o assédio sexual nas instituições militares

Foi na década de 1950 que surgiu a ideia de empregar mulheres em missões policiais no Brasil, com o intuito de sanar lacunas existentes na organização policial.

Não seja ingênuo, esteja sempre alerta: ladrão existe em todo lugar e o mal está sempre à espreita

Pela minha experiência de vida (mais de 50 anos de idade) e profissional (mais de 30 anos como policial militar), aprendi que ladrão tem em todos os lugares.

Desejo a todos mais segurança pública para gozar dos seus direitos fundamentais

Este ano foi difícil para todos, um verdadeiro desafio. O desafio de sobreviver à pandemia, manter-se saudável física e mentalmente, adaptar-se profissionalmente ao trabalho remoto e novas tecnologias. Precisamos ser resilientes.

Plano estadual de segurança pública: Como fazê-lo?

Um Plano Estadual de Segurança Pública, se feito em nível estratégico, pode ser o início da solução do problema.

​Garimpo ilegal no Rio Madeira: cegueira deliberada e omissão

"A notícia pode ser uma novidade para as pessoas do restante do Brasil, mas para quem mora na região do Rio Madeira, principalmente em Rondônia, não há nenhuma novidade", comenta o professor Sávio Lessa.