Estudo publicado na Science, liderado pelo Instituto Mamirauá com participação do Inpa, relaciona fatores climáticos e hidrológicos às mortes de botos e peixes na Amazônia.
Município de Tartarugalzinho decretou situação de emergência pelo terceiro ano seguido em consequência da seca. A colônia de pescadores estima que 800 profissionais estão sendo afetados.
Em 2023 e 2024, a seca extrema esteve associada a conjunção de um forte episódio de El Niño e de anomalias positivas nas temperaturas da superfície do mar no Atlântico tropical norte e sul.
Um dos principais corredores de transporte da região Norte volta a sofrer com os efeitos da estiagem. A baixa no nível da água do rio Madeira dificulta o tráfego de embarcações.
Diferença chama atenção, sobretudo porque, em setembro de 2024, o Rio Negro chegou a baixar mais de 21 centímetros em um único dia. Atualmente, a descida ocorre de forma mais lenta.
A capital acreana havia decretado emergência no último dia 6. O nível do Rio Acre na cidade está cada vez mais próximo da cota histórica registrada em setembro de 2024.