Um dos principais corredores de transporte da região Norte volta a sofrer com os efeitos da estiagem. A baixa no nível da água do rio Madeira dificulta o tráfego de embarcações.
Empresa que vencer o leilão da concessão poderá cobrar tarifas, mas antes terá que entregar melhorias previstas em contrato. Barcos de passeio, lanchas e canoas estão isentas de cobrança de pedágio.
Segundo o SGB, apesar dos níveis do Rio Madeira estarem baixos, eles permanecem dentro da normalidade para esta época do ano. Uma seca como a 2024 é improvável, segundo pesquisadores.
Boletim extraordinário de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) mostra que o cenário hidrológico é mais favorável em relação à 2024 e não há previsão de seca severa.
Segundo a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estudo analisou água, peixes e sedimentos em 54 pontos ao longo de mais de 1.700 km do rio Madeira, avaliando 164 parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
A dourada é conhecida por realizar migrações de longa distância, percorrendo até 12 mil quilômetros entre as áreas de desova, na parte alta do rio Madeira, e os berçários no estuário do rio Amazonas.