Manaus 30º • Nublado
Sexta, 12 Abril 2024

Praça de Guerra

A praça, que deveria exibir uma louvação ao belo, faz uma louvação ao bélico.

Campo envenenado

Estudo recente aponta Roraima como terceiro Estado da Região Norte em intoxicações por agrotóxicos. Reproduzo trechos de um artigo que publiquei em 29/12/1995. Passados todos esses anos, o que já era ruim ficou pior.

Camponesas do lavrado

Mulheres agricultoras, pequenas produtoras, praticantes da agricultura familiar, produzem alimentos orgânicos e saudáveis, mas estão realizando a venda dos seus produtos na calçada em frente ao espaço anterior, que está em obras.

Teatro Carlos Gomes

Aberto para o público em 1988, foi o palco do show Roraimeira por mais de dez anos. Sem o Carlos Gomes não seria possível realizar o que realizamos.

Mural regional

Elieser Rufino esteve presente desde o início do Movimento Roraimeira e seus murais podem ser encontrados em prédios públicos de Boa Vista.

Palavra premiada

Convido você, que é leitor da minha coluna, a ler essa ultra-atual literatura brasileira. Tenho certeza que será uma surpresa agradável, uma leitura instigante, um momento único.

Letras em festa

Na programação, aberta ao público, recitais e palestras, lançamentos de livros, feirinha de quadrinhos e exposições.

Quem gosta de velho é museu

Ao abrigar e preservar o que é velho, o museu substitui um sábio contador de história, um xamã, um griô, uma escola, uma universidade.

Eu sou Panc

O livro 'Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil - guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas' é uma verdadeira descoberta do Brasil.

Alimentos no lixão

A Feira do Produtor deveria ser interditada imediatamente, mas quem vai fazer isso?

Sem data, sem hora, sem clima

O que se vê agora nos painéis avariados e com defeito, é a linguagem do descaso.

Arte no muro

O Mural só pode ser visto durante o dia. No período da noite ele fica imerso na mais completa escuridão. Justamente na hora de maior frequência de público no Parque.

Roraima no MASP

A exposição 'Árvore da vida' reúne obras da artista Carmézia Emiliano Williams, da comunidade indígena macuxi do Japó, no município de Normandia. Ela é a primeira artista plástica indígena do Estado a realizar uma exposição no Museu de Arte de São Paulo.

Sou autor dos livros

Um cartaz em papel anuncia: Sou autor dos livros. Pra não deixar dúvidas. Não se trata de um vendedor de livros e sim de um autor vendendo seus livros. 'Sou autor dos livros' sinaliza para o público uma verdade: aquele ali, vendendo livros, é um escritor.

Mulheres de Roraima

Hoje, para as mulheres indígenas, brasileiras, haitianas, guianenses e venezuelanas residentes em Roraima, o que eu desejo é que todos nós abramos a mente e os corações para a aceitação das diferenças [...].

Literatura em Roraima

O curso de Letras da UFRR ofertou aos estudantes a disciplina Literatura em Roraima, pela primeira vez, no ano de 2010. A iniciativa só aconteceu 20 anos após a criação do Curso.

Joaquim com todas as letras

Joaquim partiu nos deixando um exemplo de amor aos livros e aos escritores e escritoras da nossa região.

American Lake Park

Inaugurado em 1985 no governo de Ottomar de Souza Pinto, o Brigadeiro Ottomar, recebeu o nome de Parque Anauá porque o governador foi informado que significava 'local de encontro' em uma língua indígena.

Hoje é dia de feira

A Feira tem como objetivo principal comercializar a produção do artesanato local que está exposta aos visitantes em suas diversas lojas.

Hotel, Escola e Abrigo

O que era pra ser patrimônio cultural, patrimônio arquitetônico, história, simbologia e memória, é tratado com descaso e irresponsabilidade.