Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 12 Mai 2021

Inscrições para Concurso Público da Guarda Municipal de Boa Vista são prorrogadas

A Prefeitura de Boa Vista prorrogou o período de inscrições e pagamento da taxa do concurso público da Guarda Municipal. Agora, os interessados poderão se inscrever até o próximo 5 de janeiro de 2020. E o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 6 de janeiro.
Foto:Jackson Souza/Prefeitura de Boa Vista

Os interessados em uma das 50 vagas devem acessar o site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon),  www.selecon.org.br para se inscreverem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 120,00 (cento e vinte reais).


Edital completo



Prazos do ProUni e do Fies são prorrogados após instabilidade nos portais

A instabilidade nos sistemas fez o Ministério da Educação (MEC) prorrogar os prazos do Programa Universidade para Todos  (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Foto:Reprodução/Inep

Quem ainda quer cursar o ensino superior em uma faculdade particular e não pode pagar a mensalidade agora tem até a próxima segunda-feira, dia 19, para concorrer a uma das bolsas restantes do ProUni, no site do programa. Quem já é matriculado, a data final continua no dia 30 de setembro.


No caso do Fies, o prazo foi estendido para esta sexta-feira (16). As instituições particulares de ensino devem validar as informações de estudantes pré-selecionados na lista de espera. Só assim, os candidatos conseguem financiar os estudos pelo Fies.


Segundo o Ministério da Educação, a decisão de adiar os prazos foi para não prejudicar a prestação do serviço à população, sobretudo depois que identificou indícios de sabotagem nos portais do ministério. A Polícia Federal investiga a ocorrência.



Inscrições do Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus, é prorrogado

As inscrições do processo seletivo para 14,9 mil vagas do Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus, foram estendidas até às 23h59 do próximo domingo (16). Os interessados podem conferir o edital e se inscrever pelo endereço eletrônico https://portalespi.manaus.am.gov.br.


O anúncio é da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), coordenadora do Programa. Nesta edição, a seleção oferece bolsas de 50%, 75% e 100%, em sete cursos de língua estrangeira: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.
Foto:Divulgação/Prefeitura de Manaus


Entre os requisitos para participar, é preciso residir em Manaus, ter idade a partir de 16 anos, possuir renda familiar per capita não excedente a 2,5 salários mínimos, além de estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O candidato também não pode ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.


O secretário da Semad, Lucas Bandiera, destaca que muitos candidatos deixam para a última hora e podem perder a oportunidade. “A inscrição no sistema é on-line e o candidato é responsável pelos dados que informa. Por isso, deve ler o edital com atenção, preencher os dados com cuidado, para que não seja eliminado”, frisa.


Esta é a segunda edição em que o Bolsa Idiomas aumentou o limite de renda familiar per capita de 1,5 para 2,5 salários mínimos e passou a ofertar novos idiomas, além dos tradicionais inglês e espanhol.


Nesta edição, o programa conta com 15 instituições parceiras: Achieve Languages Manaus, Argus Cursos e Treinamentos, Aslan Idiomas, CCAA, Cultura Inglesa, Digital da Amazônia, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fucapi, Icbeu, Inglês e Companhia, Multcursos, May Way Abroad, Nilton Lins -Yázigi, Quality Educação Profissional e Yes Idiomas.


Edital completo







Inscrições para Mais Médicos serão prorrogadas

O Ministério da Saúde vai prorrogar as inscrições para a nova seleção de profissionais no Programa Mais Médicos – inicialmente previstas para terminar no próximo domingo (25). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Petrolina (PE).

Por meio de nota, a pasta informou que a decisão foi tomada em razão da alta procura por parte dos médicos e também por conta de “ataques cibernéticos” ao sistema de inscrição.

Foto: Reprodução/Shutterstock
“Apesar dos ataques, não houve invasão, mas isso acaba tornando o sistema mais lento. Por isso, estamos estudando nova data de efetivação das inscrições”, disse o ministro.
De acordo com o comunicado, os novos prazos devem ser definidos ainda na tarde de hoje. A prioridade das vagas será mantida para médicos formados no Brasil ou para os que revalidaram o diploma no país.
Segundo a pasta, o sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura das inscrições para o novo edital – mais que o dobro do total de profissionais em atuação no Brasil. “Desde ontem, a quantidade de acessos se mantém alta, como tentativa de derrubar o site”, reforçou a nota.
“O departamento de Informática do SUS [Sistema Único de Saúde] identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques ao site do Mais Médicos. Na manhã desta quinta-feira, a equipe de segurança do sistema atuou isolando e protegendo a rede desses ataques”, completou o ministério.
Até a manhã de hoje, haviam sido contabilizadas 6.394 inscrições para a nova seleção de profissionais do Mais Médicos. O edital, publicado na última terça-feira (20), oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos do acordo de cooperação feito com Cuba.
“Desde que identificamos esses ataques estamos acompanhando de perto e os problemas estão sendo sanados. A nossa expectativa é de que já nesta tarde tudo seja normalizado”, informou Occhi.
Outra mudança anunciada pelo ministro é a que vai permitir que o médico já inscrito possa se apresentar no município de forma imediata e não mais no dia 3 de dezembro.
Conselho
O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou hoje que já havia encaminhado ofício ao ministério solicitando a revisão dos prazos para inscrição no Mais Médicos. O documento destaca a instabilidade da plataforma desde o primeiro dia de funcionamento e avalia como exíguo o prazo para os profissionais se inscreverem no programa.
Para a entidade, o período previsto no edital é curto e desproporcional diante das decisões que devem ser tomadas pelo médico. Junto ao ofício, o CFM enviou um levantamento com informações sobre a demografia médica brasileira, que permite verificar "o considerável volume de profissionais com CRM em condições de contribuir com o Mais Médicos".

Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23; prazo foi prorrogado

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria na última sexta-feira (16) foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE.

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia.

O FNDE ressalta ainda na nota que é “fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora”.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Foto: Divulgação

Contratos de 2018

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o Agente Operador do Novo Fies. Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies têm juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.