Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Memórias da Rede Amazônica - #2: amadurecimento e filiação à Rede Globo

No segundo episódio do podcast Memórias da Rede Amazônica, Aluísio Daou relembra como foi o processo de amadurecimento do Grupo Rede Amazônica até sua filiação à Rede Globo. Escute:



Consciência negra: muito além da luta

Professor amazonense lança série de podcasts sobre mercado na comunicação

Foto: Rômulo Araújo/Cedida
Entrevistas com profissionais de representatividade na academia e no mercado da área de comunicação serão o destaque da nova série lançada pelo jornalista e professor Rômulo Araújo, em Manaus (AM). O formato escolhido para o projeto é o podcast que agrega características do rádio, mas é disponibilizado na internet para acesso em qualquer hora e lugar. O primeiro episódio será lançado dia 23 de maio pelo site do professor e também nas plataformas Sondcloud e iTunes.

A série, segundo Araújo, serve tanto para informar sobre as diversas possibilidades de atuação na área de comunicação, quanto como uma espécie de "memória eletrônica" dos profissionais e estudiosos que nela atuam, seja no mercado ou na academia.

A abordagem dos temas não é uma novidade para o jornalista, que já chegou a lançar artigos e entrevistas com este enfoque em seu antigo projeto, 'O Segundo Registro', desde 2012. O formato de podcast também chegou a ser adotado em entrevista com o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Alexino. A entrevista foi realizada no ano de 2014, como parte dos testes de formato para a série.

"Eu gosto de explorar as possibilidades multimídia que a comunicação e a tecnologia nos permitem, atualmente. Então, essa ideia vem de algo que eu já fazia no meu antigo projeto pessoal, mas agora em outro formato, com uma pauta mais elaborada e com o intuito de contribuir para criar um debate em torno do preparo e da atuação dos profissionais de comunicação hoje, aqui no Amazonas e em Manaus, especificamente", declarou Araújo.

Os episódios serão lançados todas as terças-feiras, com convidados ou rodas de conversas com especialistas nos temas sobre o preparo e atuação profissional em diversos campos da Comunicação.

A proposta é intercalar com produções de profissionais do Mercado e Academia sobre temas específicos. A ideia, segundo ele, surgiu também após sua mais recente experiência como professor universitário, que lhe permitiu tirar dúvidas de alunos a partir do contato constante com profissionais, alunos e estagiários – inclusive promovendo encontros entre eles.

Rádio 

A primeira personagem será a doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e professora e coordenadora dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Mídias do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), Edilene Mafra. Pesquisadora da área de rádio, Edilene vai contribuir com análises sobre o passado, o presente e o futuro do rádio, além da atuação dos profissionais em meio às mudanças e às novas tecnologias.

"É a Academia que tem que refletir sobre o futuro do rádio e das produções radiofônicas. Não só do rádio, aliás, e sim de todos os meios de comunicação. A avalanche tecnológica que estamos passando vem modificando a nossa sociedade e temos que refletir sobre isso. E os profissionais do Mercado também precisam estar o tempo todo se reciclando, se renovando. Quando vemos iniciativas como essa do Rômulo, percebemos que não há nada melhor que Academia e Mercado andarem juntos", avaliou Mafra.

Produção de Podcasts é proposta de minicurso em Manaus

Um minicurso de produção de podcasts, que objetiva ensinar passo a passo a produção de áudios para a internet com fins jornalísticos e institucionais, acontece em Manaus dia 20 de maio. Oferecido pelo jornalista e professor Rômulo Araújo, a ideia é expandir o uso do formato, resultado da junção de iPod - marca do aparelho digital – que abrange a sigla Personal On Demand (pessoal e sob demanda) e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão).

Segundo o professor, o minicurso pretende contribuir para que, principalmente, estudantes e profissionais de comunicação possam entender como funciona a dinâmica de produção de conteúdos informativos em áudios para a internet que pode ser usado tanto pelos meios jornalísticos quanto pelas Assessorias de Comunicação de instituições públicas e privadas.

“Esse modelo surgiu em 2004. Não faz tanto tempo assim. Nos Estados Unidos e países europeus é muito popular entre os jornais. No Brasil é mais usado para entretimento e humor. Mas aqui no Estado, o podcast já vem se apresentando como alternativa de produção de conteúdo multimídia. Eu mesmo coordenei um projeto em uma instituição pública”, declarou Rômulo acrescentando que os participantes vão experimentar a produção na teoria e na prática.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Além de abordar etapas para a produção de áudios para internet, a partir da linguagem e formatos de produção em rádio, como pauta, roteiro, gravação e edição, os conteúdos serão repassados por meio de uma apresentação multimídia, com slides e recursos audiovisuais, mostrando técnicas e exemplos de como montar um podcast com o propósito de informar ou divulgar um serviço, produto ou pessoa/empresa.

Inscrições e investimento

Com carga horária de 4h e um total de 20 vagas, o minicurso acontece no dia 20 de maio, de 8h às 12h, no Laboratório de Rádio da Unidade 4 do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), na rua Huascar de Figueiredo, no Centro. O investimento é de R$ 75 para público externo e R$ 35 para alunos do UniNorte. As inscrições podem ser feitas no link: sicanet.uninorte.com.br/extensao e, aos participantes, haverá certificado de horas complementares e material de apoio.

Rômulo Araújo é jornalista especialista em Design, Comunicação e Multimídia e atua como professor das disciplinas de Radiojornalismo e Laboratório e Práticas da Comunicação no Uninorte/Laureate, além de coordenadar o departamento de Rádio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Especial: recomendações para o Dia do Podcast 2016

O Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários, onde as pessoas  falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos temas, por exemplo, Cinema, TV, Literatura, Ciências, Política, Notícias, Games, Cultura, Religião, Educação, Humor, Musica e Esportes. Os podcasts  são como um programas de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender, basta acessar os links e clicar no play ou baixar o episódio.
Nesta sexta-feira (21/10) comemora-se o Dia do Podcast no Brasil, uma iniciativa tomada pelos produtores de conteúdo como forma de popularizar a mídia e promover a troca de informações sobre esses programas entre ouvintes.
A produção de podcasts no Brasil é muito forte e vem ganhando cada vez mais espaço, tornando-se bastante relevante dentro do cenário. Nós do Tambageek resolvemos  listar alguns programas imperdíveis para você que ainda não conhecia a mídia e tem vontade de começar a ouvir, Confira:

01 - Mamilos Podcast
Foto:Reprodução
Comandado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos trouxe uma proposta nova, com conteúdo riquíssimo, muito debate e conversas profundas sobre temas atuais nada fáceis e polêmicos. O nome sugere que é um podcast dedicado às mulheres. Ledo engano, o programa é para todos. São programas de muita reflexão. Em pouco tempo conquistou relevância e audiência, subindo a barra da qualidade de criação e produção de podcasts no País. A presença de convidados transformou o programa imperdível.

02 - Escriba Café
Foto:Reprodução
Este é muito mais do que um podcast. É uma experiência. O Escriba Café é um show de produção, tem uma sonoplastia imbatível e criativa, uma apresentação impecável e é resultado de uma pesquisa detalhada. Os temas são sempre sobre história, do mundo e do Brasil, sobre mistérios da humanidade e curiosidades. Este é um projeto idealizado em 2005, por Christian Gurtner, cujo preciosismo e excelência impressionam. Quer uma recomendação? Ouça os podcasts sobre a segunda Guerra Mundial e a história de Jack, O Estripador. São imperdíveis. 

03 -Rapaduracast
Foto:Reprodução
Criado em 2006, o RapaduraCast tem como objetivo trazer semanalmente (entre quarta e sexta) uma conversa sobre a cultura pop. Lá você escuta programas principalmente sobre o universo do cinema, os principais lançamentos, as grandes polêmicas, homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e muito mais.

04 - Braincast
Foto:Reprodução
Um podcast que começou mais dedicado ao público de marketing e comunicação em 2012, mas hoje está além disso. Sob comando de Carlos Merigo, o BrainCast é uma discussão constante sobre a transformação da sociedade, do mundo digital, do entretenimento e da inovação. Rola sempre um papo animado, leve, com muita pegada de novas tecnologias e futuro. Impossível participar e não aprender coisas novas, conectando com a transformação da nossa vida diária.

05 - Nerdcast
Foto:
O podcast mais famoso e de maior audiência do País continua sendo a referência de podcast para todos. É comandado pelo Jovem Nerd (Alexandre Ottoni) eAzaghal (Deive Pazos). Ilude-se quem pensa que esse cast é voltado somente para nerds. Um dia já foi assim, mas hoje é um programa para todos os públicos, apesar de sua audiência ainda ser qualificada de nerd. As discussões têm profundidade e até ficam sérias, mesmo com o tom irônico que permeia quase todos os programas.

06 - Anticast
Foto:Reprodução
O AntiCast é um podcast criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara. No seu início, era um programa dedicado a falar sobre design, comunicação e cultura. Hoje, é uma rede de podcasts com os mais variados temas, sempre prezando por uma visão crítica e questionadora.

07 - Projeto Humanos
Foto:Reprodução
Idealizado e apresentado por Ivan Mizanzuk, este podcast se utiliza de técnicas de storytelling para uma maior imersão em histórias reais, contadas por pessoas reais. Na sua primeira temporada, As Filhas da Guerra, apresentou a história de Lili Jaffe, ex-prisioneira do campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. Na segunda temporada, O Coração do Mundo, dedicou-se a contar histórias de brasileiros que tiveram suas vidas marcadas pelos recentes conflitos do Oriente Médio, além de relatos de refugiados sírios. Entre temporadas, lançou programas especiais de crônicas com colaboradores.

08 - Caixa de Histórias
Foto:Reprodução
Caixa de histórias é um podcast literário que pretende lhe dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras para novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.

09 - 99 Vidas
Foto:Reprodução
Criado em janeiro de 2010 com intuito de relembrar as velhas jogatinas de 2 nas locadoras, revistas antigas e os videogames mais clássicos, o  podcast existe para registrar compartilhar essa paixão que faz parte da nossa infância e está até hoje ao nosso lado.

(fontes: Mundo Podcast, Meio e Mensagem )