Em 75% dos pontos analisados, praticamente a metade dos pescados apresentou concentrações maiores ou iguais ao limite estabelecido pela FAO/OMS.
Em 75% dos pontos analisados, praticamente a metade dos pescados apresentou concentrações maiores ou iguais ao limite estabelecido pela FAO/OMS.
É o primeiro registro de formações ferruginosas microbianas desse tipo tão jovens na América Latina. As que existem aqui não possuem origem biológica e têm de centenas de milhões a bilhões de anos, aponta estudo.
Diferentemente dos métodos convencionais de identificação do sexo, o teste molecular pode ser aplicado em peixes jovens (alevinos). Com isso, será possível comercializar juvenis com o sexo definido, facilitando a produção e agregando valor ao produto.
O professor do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Esner Magalhães, responde essa dúvida.
Peixes fazem parte de subfamília que teve a última espécie identificada em 1965. As duas espécies foram encontradas próximas ao município de Apuí, no Amazonas.
Animal rodeado por lendas amazônicas, o boto provoca dúvidas acerca de sua classificação.
Tambaqui, tucunaré, pacu, pirarucu e curimatã são algumas espécies de peixes da região que possuem nomes curiosos.
As feiras e mercados possuem uma variedade de espécies para serem consumidas em diversas receitas típicas da região.
Segundo estudo publicado em revista internacional, peixes sensíveis a alterações no ambiente estão sendo substituídos pouco a pouco por espécies mais resistentes aos impactos.
Instituído na década de 60, o período de defeso ocorre durante a fase de reprodução e crescimento do pescado e limita a exploração intensa, tornando a prática sustentável.
Publicado na revista Scientific Reports, o estudo também abordou as limitações atuais da técnica para o estudo de ambientes altamente diversos, como o amazônico.
Expedição recolheu matupiri, pescado nativo da Amazônia, em tamanho maior do que o comum no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá.
As arraias de água doce, família Potamotrygonidae, são peixes cartilaginosos, assim como os tubarões, e que só existem na América do Sul.
Hermafroditas, promíscuos, monogâmicos: conheça o comportamento sexual dos peixes nos rios, lagos e igarapés da Amazônia
Durante o período reprodutivo, os peixes podem utilizar diferentes sistemas de acasalamento
Suspeita de surto da doença no município surgiu após internações de pessoas que consumiram peixe. Equipes de saúde foram enviadas para investigar casos.
A aparência dele pode até ser feia, mas o sabor é indescritível. Sabe de quem estamos falando? Dele mesmo, o acari, mais conhecido no Amazonas como bodó.
A decisão tem o objetivo de viabilizar a atividade neste contexto de custos de produções com alta nos preços dos insumos
Mais de 80 espécies de peixe estão estão sob risco de extinção na Amazônia.
Uma pesquisa publicada em agosto de 2020 revelou que as espécies mais consumidas no estado do Amapá são também as mais contaminadas por mercúrio