Sistema de criação de peixes, integra piscicultura e irrigação de roças na comunidade Sikamabiu, no Baixo Mucajaí, e busca garantir autonomia alimentar após impactos do garimpo ilegal.
Biofilme desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com a USP tem como matéria-prima biopolímeros extraídos da espécie amazônica conhecida como tambatinga.
Disponibilizado para fins educativos, ambientais e científicos, a coleção é gratuita e reúne informações sobre as espécies da bacia do rio Tapajós, na Amazônia.
Os festejos em homenagem aos peixes estão relacionados com a preservação ambiental ou com tradições ancestrais, que incluem música, culinária e manifestações artísticas que transformam esses animais fundamentais na economia e no ecossistema da região em protagonistas.
Entre os peixes amazônicos, há uma ampla variedade de estratégias reprodutivas. Algumas espécies realizam longas migrações, outras adotam desova múltipla ou prolongam o período reprodutivo ao longo de meses.
Ictiólogo explica que a visão dos peixes é adaptada ao meio aquático e sua capacidade visual é a partir das características dos diferentes ambientes aquáticos.