A santa é padroeira do município amazonense e a Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004.
A santa é padroeira do município amazonense e a Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004.
O pôr do sol é uma das atrações naturais que encantam os visitantes na Ilha da Magia.
Composto por 21 murais, o projeto abrange desde paisagens naturais e grafismos inspirados no Festival Folclórico de Parintins e no cotidiano amazônico.
Com temperaturas acima dos 30ºC, o local banhado pelo rio Amazonas tem opções de lazer para quem quer fugir do calor típico da temporada.
A ilha é famosa por suas belezas naturais e, claro, pelo Festival Folclórico, que atrai visitantes do mundo inteiro.
A data, celebrada em 8 de abril, é uma homenagem ao nascimento do primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo.
O parintinense Netto Simões já foi item oficial do boi Caprichoso e em um momento de superação decidiu se reinventar e unir as suas paixões em um projeto diferente.
A galeria foi inaugurada em 2022 e faz parte do projeto 'Excultura', que inclui as obras 'Aranha', 'Iguana', 'Cobra Grande' e 'Postegar'. O objetivo é repensar a degradação ambiental.
Iniciada em 2021, a pesquisa é realizada em Parintins e a previsão é que seja finalizada ainda este ano.
Descoberto pela primeira vez em 2012, o sítio arqueológico possui uma vasta coleção que remete a várias eras de ocupação da Amazônia.
O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 e tem capacidade para mais de 25 mil espectadores. A estrutura lembra o formato da cabeça de um boi estilizada.
O Portal Amazônia separou algumas das principais curiosidades da cidade que abriga o maior Festival Folclórico do mundo.
O Festival Folclórico de Parintins, disputado pelos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, ocorre anualmente na última semana de junho em Parintins, no Amazonas.
Os bois-bumbás Garantido e Caprichoso são avaliados tradicionalmente em 21 itens divididos em coletivos e individuais.
Os triciclos começaram a surgir no início da década de 80 para transportar mercadorias e produtos agrícolas, mas com o crescimento do Festival Folclórico na década de 90, passaram a transportar turistas.
Uma semana antes da tradicional disputa entre Garantido e Caprichoso, os bois mirins se apresentam e servem como espaços para iniciar a história desta brincadeira cultural em crianças e adolescentes parintinenses.
Com mais de 100 mil habitantes, a cidade amazonense abriga uma rica história, além da diversidade cultural, turística e gastronômica.
Paralelo ao evento mais popular da cidade amazonense, o Festival Folclórico, ocorre um movimento que exalta a diversidade daqueles que abrilhantam as festividades da Ilha Tupinambarana.
A "ilha da magia" é um dos destinos turísticos amazonenses mais procurados por seus atrativos culturais. Seja de avião, barco ou lancha, saiba como chegar até lá e o que aproveitar na cidade.
Segundo o parlamentar, um bilhete de ida e volta ao município está custando cerca de R$ 5 mil, o que deve afastar os turistas do Festival Folclórico.