Jogo desenvolvido em Manaus incentiva identificação de notícias falsas sobre queimadas na Amazônia e venceu o Hackaton promovido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Esta iniciativa foi apresentada à comunidade internacional pelo Ministro do Meio Ambiente, Juan Carlos Castro, no Pavilhão do Peru instalado na sede da COP 16.
Avaliação é do biólogo Wilsandrei Cella professor da UEA, que participou do VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado pela Universidade Paranaense (Unipar).
Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas.
O objetivo é utilizar o atual cenário para diagnosticar e estruturar medidas mais eficazes de prevenção e combate aos efeitos das emergências climáticas.
Pesquisa avaliou como um peixe amazônico, o tambaqui, responde quando exposto simultaneamente a uma mistura de agrotóxicos e a um cenário extremo de mudanças climáticas.
Pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis apontou que a capital acreana cumpre alguns requisitos analisados, mas falha em itens de engenharia para evitar deslizamentos de terra e desbarrancamentos, além da falta de sistemas de alerta para desastres.