A seca mais severa registrada na Amazônia, em 2023, seguida por um novo recorde em 2024, desencadeou múltiplos riscos para a biodiversidade de peixes amazônicos, como aquecimento das águas, perda de habitats, reprodução limitada e crescimento comprometido.
Segundo a pesquisa, basta um aumento de 1 °C na temperatura média da estação seca amazônica para que haja uma redução de 63% na sobrevivência média da comunidade de aves.
Donald Trump anunciou uma suspensão no financiamento de projetos de ajuda externa no seu primeiro dia no cargo, afetando centenas de programas voltados para sustentabilidade, saúde e meio ambiente em todo o mundo.
Segundo estudo, o aquecimento global causará aumento de secas em até 33% dos habitats de sapos, rãs e pererecas; no Brasil, os biomas mais afetados serão Amazônia e Mata Atlântica.
Os novos planos para a construção de canais de navegação comercial usaram dados antigos e não fizeram projeções de riscos climáticos nem estudos de impacto sobre o clima; especialistas dizem que há possibilidade de perda de dezenas de bilhões de investimentos.
A análise utilizou inteligência artificial e dados de satélite de fontes oficiais, além de observações no local, para constatar sua ligação com o narcotráfico.