Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 07 Mai 2021

Em Boa Vista, prefeitura libera reuniões religiosas e aulas presenciais, mas mantém restrições a bares e restaurantes

A medida segue até o dia 28, mas pode ser prorrogada por um novo decreto

Arquidiocese de Manaus prorroga suspensão de missas até 22 de fevereiro

De acordo com o arcebispo Metropolitano de Manaus, Leonardo Ulrich Steine, a medida ocorre em razão surto de casos e mortes pela Covid-19

Missa da Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, será transmitida pelo Amazon Sat

De acordo com o padre Antônio Fontinele, o período da quarentena é o momento que as pessoas mais precisam de uma palavra de conforto

Paróquia faz drive-thru e distribui 'kits abençoados' a fiéis no Domingo de Ramos em Porto Velho

Voluntários da paróquia prepararam 300 kits com água benta, velas e ramos. Os itens foram benzidos pelo pároco durante a missa, que foi realizada de forma online e transmitida por uma rede social

Em quarentena, padre 'lota' igreja com fotos dos fiéis de Ariquemes

Segundo o padre Ivanildo Magalhães as quase 400 fotos foram colocadas com carinho nos bancos da igreja

Missa e espetáculo de fogos encerram o 226º Círio de Nazaré, neste domingo

O encerramento da 226ª edição do Círio de Nazaré acontecerá, neste domingo (28), com uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica Santuário, às 18h. No total foram 15 dias de devoção e expressão de Fé a Nossa Senhora de Nazaré.

Após a missa, segue a cerimônia de encerramento da Festividade com a presença de toda a Diretoria da Festa e o desligamento das luzes da fachada da Basílica Santuário, para iniciar ao show pirotécnico, previsto para 21h50. O espetáculo é sempre muito esperado pelos fiéis da Virgem Maria. Na ocasião, também será divulgado o tema do Círio 2019.

O espetáculo de fogos deve durar cerca de 10 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, cerca de uma tonelada de fogos de artifício serão queimadas, seguindo as orientações técnicas e legais.

Os fogos serão novamente instalados na 28ª Circunscrição de Serviço Militar (28ª CSM), localizado na Tv. 14 de março. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System, de Belém.

Segurança

Para garantir a segurança do encerramento da festa, cerca de 1.400 pessoas estarão trabalhando. Serão policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, representantes da Semob, da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré.

Outra medida de segurança tomada no encerramento da festa foi o bloqueio para o acesso de veículos das vias das áreas próximas à Praça Santuário de Nazaré. Esta ação vai permitir que os fiéis possam concentrar-se com mais facilidade para assistir ao espetáculo pirotécnico. A partir das 18h, serão isolados os seguintes pontos: Av. Nazaré com Travessa Quintino Bocaiúva, Av. Generalíssimo Deodoro com Av. José Malcher, Travessa Quatorze de Março com Av. Gentil Bittencourt. Também a partir de 20h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por questões de segurança e por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente no dia seguinte.

O Círio 2018

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Tradicional missa Lava Pés é parte da programação da Semana Santa em Guajará-Mirim

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A programação em Guajará-Mirim (RO) inicia nesta quinta-feira (29) com a tradicional missa Lava Pés. A entrevista é com o padre Osmar Manuel.

Confira a programação para a Páscoa no Amazonas, a partir desta quinta

Amor, sofrimento, entrega e principalmente fé. A Semana Santa simboliza para os cristãos a consumação do plano divino para salvar o homem. A Páscoa é uma época em que católicos se juntam para lembrar de Jesus Cristo e refletir sobre suas próprias vidas. Em Manaus, no Amazonas, a Semana Santa tem uma vasta programação.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
A partir desta quinta-feira (29) estão programadas atividades como missas, vigílias, peças teatrais em todas as 57 paróquias da cidade e em 35 áreas missionárias, cada uma com seus horários próprios.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, celebra a Missa dos Santos Óleos, às 9h30 desta quinta-feira (29) e a Missa da Santa Ceia,com rito do Lava Pés, às 6h, com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Outro destaque é a Procissão da Via Sacra, que começa às 9h de sexta-feira (30), com saída da Catedral Metropolitana.

Serão realizadas a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis, em sete bairros da capital amazonense.

Na sexta-feira acontece ainda a celebração da Paixão de Cristo, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, às 16h.

Já na noite de sábado (31) está prevista, na Catedral, a Vigília Pascoal a partir das 19h até o amanhecer.

No domingo (1º), às 7h30, dom Sérgio preside a Missa Pascoal. Às 10h e às 18h também serão realizadas missas na Catedral Metropolitana.

Festa de São José Operário acontece dia 19 de março, em Manaus

O Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado à Rua Visconde de Porto Alegre, 820, na Praça XIV, em Manaus, irá realizar no próximo dia 19 de março (domingo) a solenidade de São José, Esposo de Maria, com missas ao longo do dia - nos horários de 6h15, 9h, 12h, 16h e 19h, e sua tradicional procissão.

Ao contrário dos anos passados, as missas acontecerão apenas no Santuário São José, de onde, às 17h30, sairá uma procissão que percorrerá algumas ruas do bairro. O roteiro a ser seguido terá sua saída do Santuário seguindo até a Av. Sete de Setembro de onde seguirá para à avenida Castelo Branco, passando pela avenida Ramos Ferreira e finalizando na avenida Duque de Caxias – quando entrarão pelo estacionamento do Santuário para a missa campal às 19h, que será celebrada por Dom Edmilson Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus.

Para o Pároco-reitor do Santuário São José, padre João Benedito Cunha, a crise econômica do país aumentou a procura pelo padroeiro dos trabalhadores “Tenho percebido, durante as missas e principalmente durante as novenas mensais, que o número de fiéis, devotos de São José aumentou. Acredito que essa renovação de fé e a esperança de conseguir um emprego dão-se em virtude da crise econômica que o nosso país tem passado. Com isso, estamos esperando este ano dobrar o número de fiéis na procissão”, disse o pároco, referindo-se ao número de devotos que participaram da romaria, ano passado, que chegou em torno de cinco mil pessoas. Quê: São José, Esposo de Maria,
Quando: 19 de março (domingo)
Horário das missas: 6h15 | 9h | 12h | 16h e 19h
Horário da Procissão: 17h30
Roteiro da Procissão: Saída do Santuário São José na Av. Visconde de Porto Alegre até a Av. Sete de Setembro de onde seguirá para à avenida Castelo Branco, passando pela avenida Ramos Ferreira e finalizando na avenida Duque de Caxias com missa celebrada por Dom Edmilson Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus.

Missa em homenagem ao jornalista Phelippe Daou será realizada em Manaus

A missa de sétimo dia em homenagem ao jornalista Phelippe Daou será realizada nesta terça-feira (20), em Manaus. A cerimônia está marcada para ocorrer às 20h na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O fundador e presidente da Rede Amazônica morreu no dia 14 de dezembro, em São Paulo, vítima de infarto. 
Foto: Rodrigo Sales/Rede Amazônica
O velório do empresário foi realizado na quinta-feira (15), a data marcava também o aniversário do empresário que completaria 88 anos.O enterro do jornalista aconteceu na tarde da última sexta-feira (16), no cemitério São João Batista. O cortejo passou pelos principais locais em que a sua presença será lembrada por seu pioneirismo e perseverança. A saída foi do Studio 5, local onde são realizados os maiores eventos do grupo, onde aconteceu também o velório. 

Biografia

Nascido no dia 15 de dezembro de 1928 e de origem libanesa, o jornalista completaria 88 anos nesta quinta-feira (15). Filho do comerciante José Nagib Daou e de Nazira Chamma Daou, fez seus primeiros estudos na Escola Progresso de Manaus, dirigida pela professora Julita Berjona. Em seguida, ingressou no Colégio Estadual do Amazonas, onde concluiu o secundário e científico.

Prestou vestibular para a Faculdade de Direito do Amazonas, onde formou-se. Muito cedo ainda, iniciou no jornalismo como repórter do Jornal do Comércio, mas a ascensão na carreira começaria um ano depois, com sua transferência para a empresa Archer Pinto, proprietária, na época, de 'O Jornal e Diário da Tarde', onde exerceu diversas funções redacionais. Atuou ainda como redator da Rádio Rio Mar.

Em 1968, ele e os empresários Milton Magalhães de Cordeiro e Joaquim Margarido fundaram a Amazonas Publicidade (atualmente Amazonas Distribuidora), com o objetivo de implantar um conglomerado de mídia no Amazonas. Daou foi o último do trio a morrer.

No aniversário de 44 anos da Rede Amazônica, dia 1° de setembro, o jornalista realizou seu ultimo discurso aos funcionários, onde disse: "Verdade, justiça e liberdade. Isso não é negociável nunca. Nunca passe pela cabeça de vocês que são, que serão nossos sucessores, que serão as pessoas que vão dar vida, e quem sabe maior dimensão a Rede Amazônica, porque a Amazônia sem a Rede Amazônica, ela não será a grande região que todos nós desejamos. Vocês veem as dificuldades que são postas. Vocês veem o combate que a gente faz diariamente em defesa da região. E é quase que verdadeiramente, a lágrimas de sangue, que a gente dá um passo a frente. Mas quando a gente consegue é tão grande a nossa alegria, tão grande é o resultado do esforço que a gente diz valeu a pena".

Acompanhe o Círio de Nazaré 2016 no Portal Amazônia e Amazon Sat

Foto: Divulgação/Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é um momento de demonstração de e devoção dos fiéis para a Nossa Senhora de Nazaré. A manifestação religiosa é uma das maiores do mundo. Pensando nisso, o Portal Amazônia e o Amazon Sat farão a transmissão simultânea da romaria direto de Belém, no Pará, neste domingo (9). O apresentador Ytallo Bianco comandará o programa especial do estúdio, em Manaus, e o pároco da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Amarildo Luciano, fará comentários sobre o evento.
A cobertura do Círio de Belém começa às 7h da manhã. A partir das 8h, o Amazonas Sat transmite a missa do Studio 5, e às 9h, retorna para o Círio com imagens da movimentação das ruas da capital do Pará. Em seguida será transmitida a missa de Nossa Senhora de Nazaré, em Manaus, que começa no Vieiralves e termina na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Parque Dez. A partir das 11h, a transmissão volta para as ruas de Belém até as 13h.

De acordo com o Diretor de Programação do Amazon Sat, Anderson Mendes, a proposta é mostrar em imagens toda a grandeza do evento. "A previsão é terminarmos às 13 horas, mas o fim do evento é imprevisível. Alguns já duraram 9h seguidas. O nosso objetivo é mostrar um pouco do que acontece no Círio no Pará e as manifestações de fé em Manaus também", disse Mendes.