Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Mai 2021

Rios Negro e Solimões já atingiram cotas de inundação severa

A cota de inundação severa é a maior dentre as quatro marcas limites de monitoramento estabelecidas pelo Serviço Geológico

Idam entrega licenciamento ambiental para maior produtor de laranja de Caviana

Agricultor tem oito hectares de área plantada no distrito de Vila Rica de Caviana, em Manacapuru

Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressa com ação para impedir a realização do evento de aniversário de Manacapuru (AM)

A Ação Civil Pública pede, ainda, que fiquem suspensos todos os eventos públicos e privados que tenham agenda para os próximos 120 dias no município.

Amazonas registra 3.928 casos confirmados do novo coronavírus

De domingo (26) para segunda, mais 52 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando 1.272 recuperados

Sobe para 1.897 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas; 161 óbitos e 432 pacientes fora do período de transmissão

Foram confirmados 88 novos casos para Covid-19 nas últimas 24 horas

Amazonas soma 1.206 casos do novo coronavírus; 62 óbitos e 138 pacientes estão recuperados

Há 813 pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estão se recuperando em isolamento social.

Amazonas Energia será notificada para restabelecer eletricidade em 48 horas, em Iranduba e Manacapuru

Uma força-tarefa formada por deputados estaduais, defensores públicos, promotores e fiscais do Procon esteve em Iranduba (AM) e em Manacapuru (AM) para verificar os impactos da falta de energia elétrica. A distribuição foi interrompida na sexta-feira (19) e a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, diz que a situação só deve ser regulazizada no final desta semana.


Diante dos prejuízos, a Amazonas Energia será notificada pela força-tarefa nesta quarta-feira (24) para que restabeleça o fornecimento de energia em no máximo 48 horas, sob pena de sofrer medidas judiciais. A notificação também recomenda a criação de um canal de Solução Extrajudicial que possibilite o ressarcimento de prejuízos aos moradores dos dois municípios.
Foto:Divulgação/Amazonas Energia


A falta de energia na região afeta diretamente cerca de 200 mil pessoas. “Encontramos alguns locais com muita dificuldade, como a farmácia, que tem produtos e remédios que não podem ficar foram de climatização, picolés sendo vendidos foram descartados, fora da refrigeração e impróprios para o consumo. Realmente, um prejuízo muito grande para o comércio”, disse o chefe da Fiscalização do Procon Amazonas, Pedro Malta.


O comerciante de Iranduba, Levemilton Mendonça, disse que o rendimento médio diário da loja que ele administra caiu de R$ 900 para R$ 50 por dia. “6h [18h] a gente já tem que estar fechando porque corria a notícia de que estão fazendo arrastão na rua. Então como a gente guarda um certo dinheiro no caixa, a gente tem que fechar. E tudo isso foi prejuízo que nós tivemos”, conta.


A falta de energia em Iranduba e Manacapuru também afeta o abastecimento de água, já que as bombas dependem de geradores. As aulas na rede pública de ensino foram canceladas e os hospitais funcionam com geradores.


Em nota, a Amazonas Energia informou que enviou cinco grupos de geradores para as duas cidades afetadas. Eles serão usados no sistema de água, nos hospitais e no Fórum de Justiça. Uma usina termelétrica na Rodovia Manoel Urbano será reativada para tentar garantir a retomada de parte do abastecimento.


Dez mergulhadores atuam no Rio Negro para reparar um cabo subaquático danificado, que é apontado como a causa da interrupção do fornecimento da energia. Ainda assim, a empresa afirma que a distribuição só será normalizada no final desta semana.


Em discurso na internet, Jair Bolsonaro fala sobre o município de Manacapuru

Em uma live transmitida na noite deste domingo (28), o presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) agradeceu aos eleitores e destacou a importância de sua visita no município de Manacapuru (distante a 103 quilômetros de Manaus). 

“Nada mais gratificante de que quando estive em Manacapuru, interior do Amazonas, conversando com pessoas simples, mas que tinham sede de conhecer a verdade, e conversar com alguém que os tratava com o devido respeito e consideração”, afirmou o presidente eleito. 

Foto: Divulgação

Incêndio destrói barcos e deixa três feridos em porto de Manacapuru, no Amazonas

Um incêndio no fim da noite desta terça-feira (18), no porto do Mangueirão, em Manacapuru (distante 100 quilômetros de Manaus) destruiu completamente um barco e atingiu outros em função do vazamento de combustível, além de deixar três pessoas feridas por queimaduras.

Entre os feridos, um idoso de 66 anos e dois homens de 38 e 26 anos, que foram socorridos por moradores e levados para o hospital da cidade, Todos sofreram queimaduras de 2° grau e já foram transferidos para o Hospital 28 de Agosto, em Manaus.
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Segundo os próprios barqueiros, uma explosão aconteceu por volta das 23h15 em um barco modelo pontão, que estava ancorado no local, dando início ao incêndio. Houve queima total do barco pontão, e entre as outras embarcações afetadas estava a responsável por fazer o transporte de alunos da Zona Rural de Manacapuru.

A ação do corpo de Bombeiros para conter as chamas durou cerca de 45 minutos, e foram necessários 10 mil litros de água e 60 litros de Líquido Gerador de Espuma.

Manacapuru registra 716 notificações de casos de sarampo

No município de Manacapuru, no Amazonas, 716 de casos de sarampo foram notificados. Número é contabilizado de abril a julho, de acordo com o último boletim epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do município amazonense.

Homens executam duas pessoas dentro de carro em Manacapuru

Homens foram filmados por câmera de segurança ao executar duas pessoas dentro de carro em Manacapuru (AM). Homicídio aconteceu na noite desta terça-feira (24) e veículo foi abandonado pelos executores. Confira o vídeo AQUI

Poliomielite preocupa a população de Manacapuru, no Amazonas

Manacapuru é um dos 17 municípios do Amazonas com risco de surto de poliomelite. Ameaça é em função da baixa procura pela vacina contra a paralisia infantil na região.

Enchente contribui para a produção de fibra em Manacapuru

A enchente dos rios no Amazonas contribuiu para a produção de fibra em Manacapuru. Junho é o mês que marca o fim da colheita da safra de 2017/2018 e produtores comemoram aumento da safra.

Grupo de detentos tenta fugir de delegacia em Manacapuru

Um grupo de presos tentou fugir da delegacia de Manacapuru, no Amazonas, por volta das 23h30 do sábado (23). Foram encontrados celulares e serras, que seriam usadas para cortar o ferro das celas.

Manacapuru registra mais de 150 casos de sarampo

A Secretaria de Saúde do Amazonas alerta para a importância da vacinação contra o sarampo e intensifica campanhas de prevenção à doença em Manacapuru. O município confirmou mais de 150 casos registrados somente no primeiro semestre de 2018.

Manacapuru, no Amazonas registra 152 casos suspeitos de sarampo

O município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), registrou 152 casos suspeitos de sarampo, com o fato, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), instalou na cidade, uma Sala de Situação de Resposta Rápida em Sarampo, com o objetivo de intensificar as ações de vigilância em saúde e assistência aos pacientes com suspeita da doença.

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, Manacapuru apresenta baixa cobertura vacinal e orienta para que as pessoas procurem as unidades de saúde do município para a imunização. "O sarampo é uma doença imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada através da vacina, que está disponível em todas as unidades da rede atenção básica”, afirmou.

Ações

Em Manacapuru, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas de 15 a 29 anos, com 42% das notificações, e 35% são menores de cinco anos de idade.

Prevenção

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Santos destacou a importância da integração de toda a rede de atenção à saúde, e orientou sobre o contágio do vírus em aglomerações.

"Estamos em momento crítico, tendo em vista o início das comemorações juninas, jogos da Copa e festas temáticas em várias cidades do interior. Esses espaços de festividade têm como característica aglomerações que facilitam a incidência de doenças transmissíveis, como é o caso do sarampo. O vírus do sarampo é extremamente contagioso e seu período de transmissão é de 10 dias, por isso, é essencial que a população procure as unidades de saúde para se vacinar. Essa é a forma mais efetiva para evitar a doença", alertou.

Boletim

De acordo com a 11ª edição do boletim Sarampo do Amazonas, divulgado na quarta-feira (6), o Estado tem 905 casos notificados da doença, sendo 842 em Manaus.

Manacapuru recebe novo campus do Instituto Federal do Amazonas

O ministro da educação Rossiele Soares inaugurou em Manacapuru  um novo campus do instituto federal de educação,ciencia e tecnologia do Amazonas - IFAM. Segundo o reitor da instituição a nova unidade faz parte do programa de expansão da educação profissional e tecnológica no Amazoas e beneficiará mais de 400 alunos. 

Polícia Militar recaptura foragido de Manacapuru, no AM

A Polícia Militar recapturou um foragido do sistema prisional de Manacapuru, no Amazonas. A polícia recebeu uma denúncia anônima, que informava o local onde Mateus Aquino, de 19 anos, estava. 

Quase 60 quilos de maconha são incinerados pela Polícia Civil em Manacapuru

A Polícia Civil incinerou 59 quilos de maconha em uma olaria no município de Manacapuru, no Amazonas. Incineração ocorreu em uma olaria no município na segunda-feira (21). A droga foi apreendida em fevereiro.

Deslizamento de terra causa interdição em uma casa em Manacapuru

Em Manacapuru, no Amazonas, um deslizamento de terra causou a interdição de uma casa. Os moradores próximos à área temem ficar no local, uma vez que em 2017 outro deslizamento causou a morte de duas pessoas.