Uma pesquisa chama atenção para a biodiversidade desconhecida dessas minúsculas criaturas que vivem bem acima do solo.
Uma pesquisa chama atenção para a biodiversidade desconhecida dessas minúsculas criaturas que vivem bem acima do solo.
As esperanças são insetos que pertencem a Ordem Orthoptera, que também abrange os gafanhotos, grilos e paquinhas. Estima-se que no mundo existam aproximadamente 8 mil espécies.
O inverno amazônico é conhecido por ser o período em que a população começa a receber "visitas" inusitadas como caramujos, sapos, escorpiões e cobras.
Classificada como um inseto que sofre metamorfose, a 'Lagarta de Fogo' passa por duas fases de transformação, sendo a primeira como inseto em estágio larval e a segunda como mariposa.
Alguns insetos são comestíveis e ricos em proteínas, além de proporcionarem um impacto ambiental menor do que muitos alimentos.
Pesquisadora do Inpa explica como insetos ou artrópodes possuem papel importante na solução de crimes e obtenção de evidências.
A compilação registrou um total de 680 novas espécies brasileiras de insetos descritas em 2020, classificadas em 245 gêneros, 112 famílias e 18 ordens. A ordem com mais espécies descritas foi a que compreende os besouros.
Conhecidos popularmente como cigarrinhas, os insetos da espécie de Acrogonia foram diagnosticados como vetores de Xylella fastidiosa, uma bactéria que causa doenças em várias culturas agrícolas. Já os da espécie Diestostemma têm importância econômica ainda desconhecida.
Responsáveis pela transmissão de doenças infecciosas como dengue, malária e febre amarela, os carapanãs - ou mosquitos - são insetos comuns que transitam na área urbana.
No mundo existe cerca de 20 mil espécies divididas em 334 gêneros. Dessas, pelo menos 10 mil já foram catalogadas. Conheça algumas que fazem parte do ecossistema amazônico:
Designados como 'soldadinhos' ou 'viuvinhas', insetos podem ser destrutivos se suas populações forem altas
Eles trazem um incômodo constante e podem ser vetores de doenças como a dengue, porém existem substâncias naturais que os afastam e podem até ser cultivadas no quintal de casa.