O engenheiro Álvaro de Melo Coutinho de Vilhena era maranhense, foi diretor-geral do Telégrafo Nacional e morreu em 1904.
O engenheiro Álvaro de Melo Coutinho de Vilhena era maranhense, foi diretor-geral do Telégrafo Nacional e morreu em 1904.
Cipó originário da Amazônia, o guaraná também é chamado de guaranazeiro e uaraná, pela cultura indígena, e já foi conhecido como "droga do sertão" por suas propriedades.
Muito comum no Amazonas entre as décadas de 40 a 90, os banhos públicos em igarapés tiveram seu apogeu e declínio, e um dos exemplos é o Balneário do Parque 10.
Ideia percorre o imaginário popular e o historiador Allan Diego Carneiro, que trabalha no Acervo Histórico do Teatro Amazonas em Manaus, explica o que verdade e o que é mito.
Originalmente eram sete personalidades, que contribuíram artisticamente e tiveram grande influência para o teatro, mas após uma mudança, um oitavo personagem passou a fazer parte da fachada.
Amadeu Machado atuava como diretor jurídico da Prefeitura de Porto Velho e presidiu a comissão que organizou as instalações dos cinco municípios ao longo da BR-364, conforme a legislação exigia.
Descoberta foi feita após pesquisa realizada por estudante de história, que investigou a imigração alemã para a região.
Com 26 anos de existência, o monumento surgiu com o intuito de preservar os patrimônios culturais e históricos da cidade.
Mural destaca o cantor em uma das laterais do espaço. Espaço fica localizado no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.
No Dia Nacional do Teatro, o Portal Amazônia apresenta os principais teatros dos estados da Região Norte do Brasil.
Vítima da Covid-19, o Awa Guajá sobreviveu a um massacre nos anos 1970 e, 10 anos depois, teve um reencontro com o filho.
As formigas de estalo são espécies comuns e podem ser encontradas no quintal de residenciais, ou dentro de vasos de plantas, além de ambientes de florestas.
Projeto coordenado pela cientista social Rila Arruda e pelo historiador Otoni Mesquita será realizado nos dias 21 e 22 de maio
Contemplado no edital MT Nascentes da Secel, filme aborda as memórias e intersecções da imigração em Cuiabá e em Lisboa