O livro tem como proposta evidenciar o papel da mãe de Lindolfo Monteverde, conhecida como Dona Xanda, na trajetória de seu filho e sua influência na concepção da criação do boi Garantido.
Por três noites, entre 28 e 30 de junho, os bois se apresentaram por cerca de 2h30 diariamente, mostrando a rivalidade que alimenta uma das maiores festas populares brasileiras.
Em três noites de festival, entre 28 e 30 de junho, o boi da estrela azul se consolida tricampeão após quase 30 anos de hiato de seu primeiro título de tri.
Documentários sobre o Festival de Parintins oferecem um vislumbre detalhado e emocionante desse espetáculo, explorando suas raízes históricas, culturais e a paixão que move seus participantes.
Após a definição do projeto final, a previsão de duração da obra é de dois anos, sem acarretar prejuízos a realização do festival enquanto estiver sendo executada.
O auto do boi no Brasil inclui personagens centrais da colônia, como o amo do boi, o Nêgo Chico e a Catirina, e o indígena, este incorporado ao longo do tempo.