Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Mai 2021

9 cenários que vão te dar vontade de conhecer a Amazônia

 

A Amazônia é uma região cercada por cenários que poderiam estar em filmes de Hollywood

Após confirmação de primeiro caso de Covid-19 em Manaus, Prefeitura antecipa recesso escolar

Sobre eventos e aglomerações de pessoas, o Governo do Estado recomendou a suspensão dos mesmos - além de indicar que igrejas restrinjam grandes eventos

Visita guiada é opção de programação no Mangal das Garças, em Belém

Longe das salas de aulas e das paredes das escolas, no mês das férias a busca por programações que aproximem a criançada da natureza é bastante expressiva. Além das praias e igarapés, destinos mais comuns em julho, uma proposta diferente de contato com a natureza é a visitação dos Parques ambientais existentes na capital.
Foto:Divulgação/Agência Pará

Para atender essa demanda a OS Pará 2000 oferece o serviço gratuito de visita monitorada no Mangal das Garças, que além do passeio pelos espaços do parque, promove a educação ambiental de crianças, jovens e adultos. Qualquer escola ou grupo de pessoas pode participar, sendo necessário apenas o agendamento prévio.


Em 2018, mais de 10 mil pessoas de escolas públicas e particulares, além de associações, entidades e os participantes do projeto Turismo na Escola - uma parceria do Mangal com a Belemtur, realizaram a visita guiada. Nos primeiros seis meses de 2019, já foram atendidos mais de 30 grupos e 1500 visitantes.


O serviço é gratuito e oferece a população informações sobre a história do Parque, como é formado o bioma amazônico, além de noções de preservação ambiental. As crianças recebem uma atenção especial. Para tanto, foram criados momentos que potencializam a interação do visitante com a natureza, como o momento Alimentação das garças e a soltura das borboletas dentro do borboletário - o segundo maior da América Latina com 1.400 m².

Foto:Divulgação/Agência Pará

Toda a beleza da fauna e flora do lugar, além das opções gastronômicas do restaurante no local são atrativos que destacam o Mangal no site de avaliação TripAdvisor, com certificados de excelência e prêmio flavellers Choice.


O agendamento prévio do Projeto Visita Monitorada deve ser feito por meio do endereço eletrônico [email protected] A ação é uma realização da OS Pará 2000, que além de administrar o Mangal é responsável pela gestão do Parque Estadual do Utinga, local onde também é possível agendar visitas.


Parque Estadual do Utinga 
- preencher um formulário no site www.ideflorbio.pa.gov.br






Praias de Abaetetuba, Bragança e Maracanã recebem ações ambientais

As praias dos municípios de Abaetetuba, Bragança e Maracanã, no nordeste do Estado, vão receber, neste mês de julho, ações ambientais do Projeto Verão Legal com Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades objetivam, entre outras metas, fortalecer a integração entre o poder público estadual, municipal e comunidades.



Julho: férias, frutos e frutas!

Depois de um semestre intenso de atividades escolares e profissionais finalmente chegamos às tão merecidas férias de Julho. Muitos vão curtir momentos de descanso e lazer junto à família dentro e fora da cidade, do estado ou do país. Mesmo que nem todo mundo possam usufruir de uma parada na correria do dia-a dia, ainda assim, quem fica, pode aproveitar cidades mais tranquilas, sem trânsito caótico, barulho, além de shoppings, restaurantes, praças menos concorridas e com mais espaço.

Começa temporada de férias no Parque Cidade da Criança

Com as férias escolares, a turma do Parque Cidade da Criança, estrutura administrada pela Prefeitura de Manaus, criou uma programação especial para toda família. De 8 a 13 de janeiro, diversas atividades culturais, de esporte e lazer serão realizadas de terça a sexta-feira, das 14h às 18h30, e no final de semana, das 14h às 20h.

Durante seis dias de programação, oficina de criatividade, brincadeira esportiva, cineminha, ritmos kids, show musical e karaokê kids prometem animar a criançada. “O público infantil recebe uma atenção especial na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. Buscamos sempre preparar eventos e programações que possam envolver as crianças e suas famílias, levando mais qualidade de vida e lazer para a população de Manaus”, destaca o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos.

Foto: Divulgação


Além da programação especial, as crianças poderão brincar em toda a estrutura do Parque da Criança, como playground, quadra esportiva, Vila Feliz, biblioteca, Casa do Tarzan, brinquedoteca, Labirinto do Minotauro, entre outros espaços.

O Parque Cidade da Criança está localizado na rua Castro Alves, bairro Aleixo, zona Centro-Sul. A programação é gratuita.

Tá de férias? conheça três praias que bombam em Salinas, no Pará

O município de Salinópolis, também conhecido como Salinas recebe anualmente milhares de turistas nos meses de alta temporada. A cidade litorânea que está localizada a cerca de 220 quilômetros de Belém, é a pedida certa para quem quer curtir as belezas da região. As praias possuem areia fina e branca, com águas de uma tonalidade verde-acinzentada, devido aos sedimentos carregados pelo rio Amazonas. O Portal Amazônia separou três praias que fazem sucesso em Salinas; confira:

Praia do Atalaia (confira a localização)

É a mais popular de Salinas. A paisagem é formada por praias, rios, furos, igarapés, mangues e dunas, no meio das quais se encontra o "lago da coca-cola", que tem esse nome por suas águas doces, escuras e geladas. Está abertura a circulação de carros, por isso, as pessoas precisam ter cuidado com a variação de maré, pois, muitos veículos ficam presos. 

Praia do Atalaia. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Praia do Farol Velho (confira a localização)

É vizinha a praia do Atalaia. Ideal para quem procura um lugar mais tranquilo, talvez, fazer uma caminhada apreciando a bela vista ou colocar uma cadeira na areia fofa para ler um livro. A entrada de carros é permitida, mas claro, sempre prestando atenção a maré que sobe rapidamente. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Praia das Corvinas (confira a localização)

A praia das Corvinas leva o nome de um típico peixe da região. Está localizada na orla do Maçarico, e diferente da praia do Atalaia, os carros não chegam até o local. O destaque fica para o encontro dos rios Urindeua e Maramuipy. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine evitam encontro na Grécia e fãs especulam

Mar azul, paisagens estonteantes e duas deusas ocupando o mesmo espaço. Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine estão em Santorini, na Grécia, mais precisamente na pequena vila de Oia. Enquanto a ruiva curte uma segunda lua de mel com o marido, Xandinho Negrão, a morena foi passar o aniversário com seus assessores. O curioso, no entanto, é que num lugar de apenas 12 quilômetros quadrados, as duas atrizes não tenham sequer se esbarrado.

Para se ter uma ideia, o hotel de Marina, o Santorini Secret Spa, fica a sete quilômetros (cerca de 13 minutinhos) do resort em que Bruna está passando seus dias, o Canaves Oia. Os fãs da dupla que protagonizou “Deus salve o rei” esperavam por um reencontro fora de cena e passaram a especular nas redes sociais o motivo do desencontro.

Ao que tudo indica, a amizade que foi reatada no início da trama não perdurou até o fim. Marina não esteve na festa de arromba que Neymar providenciou para Bruna em sua mansão em Mangaratiba nem foi cumprimentar a colega no dia se seu aniversário, mesmo estando a alguns passos de chinelinho do restaurante em que Bruna comemorava seus 23 anos. Será que se perderam?

Bombeiros dão dicas de segurança para evitar incidentes no verão

Um efetivo de quase mil militares do Corpo de Bombeiros irá trabalhar em mais de 60 praias do Estado do Pará durante o mês de julho. O objetivo é garantir a segurança dos veranistas e prevenir ocorrências de diversos tipos, como afogamentos, queimaduras e acidentes com animais marinhos, crianças perdidas e até mesmo perdas de veículos.
Embora garanta a presença do efetivo nos balneários, especialmente onde existe maior procura dos banhistas, como é o caso de Salinópolis, Mosqueiro, Outeiro, Marudá e Cotijuba, este ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará lançou um aplicativo para facilitar o acesso dos paraenses as informações sobre os horários de marés e outras orientações de segurança.

Foto: Divulgação
O comandante do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, Marco Scienza, explica alguns cuidados básicos que as pessoas precisam ter para curtir as férias de forma mais tranquila. “Uma das orientações principais é evitar entrar na água alcoolizado. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os banhistas tivessem esse cuidado. A pessoa alcoolizada perde a criança, se afoga, e exagera nas brincadeiras, ficando mais suscetíveis ao acidente”.
Ainda de acordo com Marco, é importante que as pessoas procurem os Bombeiros em caso de dúvidas. “Os guarda-vidas são as pessoas mais adequadas para passar orientações específicas em relação a praia e seus perigos”, afirmou o comandante. Em caso de crianças perdidas, por exemplo, o capitão informa que a maioria das praias terá o serviço de identificação nas barracas dos guarda-vidas e orienta os pais ou responsáveis a fazê-lo. “Eles vão identificá-las com o nome do responsável e o contato. Caso essa criança se perca, rapidamente podemos encontra-la, reduzindo muito o tempo de resposta da ocorrência. Uma criança, principalmente com pouca idade, fica exposta a outros riscos, como próprio afogamento, atropelamento, entre outros”, complementou Scienza.
Ele afirma que, com a identificação, o próprio banhista que encontre uma criança que aparenta estar perdida, pode verificar o telefone e localizar o responsável. “Provavelmente ela estará chorando, desorientada, perguntando várias coisas a várias pessoas. Então orientamos sempre que, ao chegar na praia, e identificar uma criança nessas condições, que as pessoas ajudem. Quanto às boias, água pelo umbigo é sinal de perigo, então não adianta colocar a boia e querer levar a criança para o fundo, porque o risco vai ser o mesmo, tem onda, tem correnteza, que inclusive para os adultos é elevado”, conclui.
O Corpo de Bombeiros também contará com especialistas em atendimentos aquáticos nos principais balneários, com a presença de militares capacitados para salvamentos mais complexos, o que garante uma resposta mais rápida no atendimento em caso de afogamento.
Confira outras dicas do comandante do Corpo de Bombeiros para este verão:
Cuidados para evitar afogamentos:
- Evitar situações como, por exemplo, água pelo umbigo. Sempre evitar submersão em águas mais profundas, onde podem ter pedras ou canais, realidade muito comum no Estado, pois muitas praias são de rio, mas com características de mar.
Dicas para hidratação e proteção contra o sol:
- Sempre renovar o protetor solar ou usar camisa de proteção solar, chapéu e óculos. Ingerir grande quantidade de líquido, o que pode prevenir afogamento, pois diminui o risco de fadiga e déficit de atenção de uma pessoa que está ingerindo bebida alcoólica.
Como atentar quanto à segurança dos carros nas praias:
- Além do aplicativo, no caso de Salinópolis, onde é permitida a entrada de carros, na frente da unidade dos bombeiros e na entrada da praia terão placas com os horários e amplitude das marés. Os guarda-vidas também estarão aptos a orientar sobre áreas de risco de areia fofa.

Julho é tempo de férias e negócios na Amazônia


Mais próxima do que o mar de Fortaleza (CE), tradicional point de férias de amazonenses, e mais barata (e também próxima) que Miami (EUA) para quem quer fazer compras, a Venezuela tem sido o alvo de muitos amazonenses que viajam a lazer ou com a intenção de fazer bons negócios nos meses de julho e dezembro. A procura pelas cidades de Santa Elena de Uairén, Mérida e Margarita impulsionou a criação de empresas especializadas nesse tipo de turismo e com uma frequência diária, ônibus lotados de viajantes cortam os 975 Km da BR-174 que separam Manaus de Santa Elena.

Uma dessas visionárias é Daiane Feleol, proprietária da Daytur Agência de Turismo. Cruzando florestas, no trecho amazonense, e planícies, savanas e montanhas a partir de Roraima, a Daytur, há três anos, faz uma média de duas viagens mensais a Venezuela. "Nosso público varia entre quem quer viajar a lazer, rumo a Mérida e Margarita e aqueles que vão para fazer compras em Santa Elena e Lethem, na Guiana. O que acontece na maioria das vezes, é que aqueles que vão como turistas, acabam passando para o lado dos que fazem compra, já que ninguém quer perder as oportunidades de comprar para revenda ou para uso pessoal", disse.

Em algumas das excursões dificilmente se vê distinção entre os dois públicos, sendo o mês de julho e dezembro os preferidos para o turismo de lazer. "As excursões de lazer tem as férias como ponto alto. Mas, devido a notícias da situação econômica que chegam da Venezuela, os clientes se sentem inibidos, viajamos com 15 pessoas em média. Já as viagens de compras saem todos os meses e com ônibus lotados", contra Daiane.

"Procuramos tranquilizar nosso cliente sobre a situação político/econômica da Venezuela e Guiana. O que eles nos vendem a preços baixos não fazem parte das compras básicas do venezuelano. Cosméticos e eletrônicos são vendidos quase que exclusivamente a turistas e é assim que alguns venezuelanos driblam a crise", afirma.

Suporte na viagem

A empresa conta com suporte aqui e no país vizinho para driblar qualquer problema de câmbio ou de saúde. "Para quem viaja a compras, recomendamos o uso do Real. Já para as praias e cidades turísticas, contamos com pessoas de confiança que fazem o câmbio entre as moedas, além de pernoites, café da manhã e todo suporte necessário." 


Foto: Reprodução/Shutterstock

Daiane explica que para cruzar a fronteira a compras só é necessário estar com o RG atualizado (expedido a pelo menos 10 anos), Já para as praias pede-se, além do RG, cartão internacional de vacinas e principalmente o da febre amarela. Para crianças, o requisito de RG independe de idade e documento assinado por pais autenticado em cartório e uma permissão de circulação de até 90 dias no país vizinho. 

Segundo a empresária, a confiança na empresa faz diferença na hora da escolha pela melhor excursão. "Oferecemos segurança e discrição. Em três anos de atividades nunca tivemos nenhuma ocorrência de crime, seja assalto ou extravio de bagagem. Na maioria das vezes que viaja nos ônibus clandestinos, vai por conta do valor mais baixo ou simplesmente por desconhecer alguns cuidados para uma boa viagem de compras".

Segurança e discrição

Entre esses cuidados, Daiane recomenda o segredo no itinerário. "O cliente só tem acesso ao roteiro (paradas, pernoite) pouco antes da saída de Manaus e só após comprovar que vai embarcar. A partir daí, as viagens são monitoradas através de grupos de mensagens. O que costumamos ver nas redes sociais, principalmente nos grupos de compras, é a divulgação das rotas para todos. Isso é um risco imenso para quem viaja com dinheiro em espécie, e não queremos para nossos clientes", ressalta.

A Daytur oferece pacotes com auxílio ao câmbio e a compras, dicas de melhores lojas, pernoite e café da manhã. Os ônibus contam com ar-condicionado, poltronas leitos, banheiro, frigobar, DVD, maleiro grande e dois motoristas se revezam no trecho. A empresa já tem excursão marcada para 1 de julho (voltando dia 4). A próxima está agendada para o dia 22 com retorno no dia 25 de julho.

"Nossa página no Facebook (Excursão Para Venezuela E Lethem) tem fotos e depoimentos. Somos transparentes em nosso trabalho, daí a confiança que temos de nossos clientes fixos ou esporádicos, por isso trabalhamos a tanto tempo e sem problemas", encerra a empresária. Para mais informações, o telefone (com WhatsApp) da Daytur é (92) 992494280.

Viajando a negócios

Cliente da Daytur e fazendo a rota Manaus-Santa Elena desde 2016, a estudante e autônoma Patrícia Reis afirma que as excursões são verdadeiras viagens de negócio. "No início há um certo receio, depois os custos de viagem passam a ser vistos como investimentos, além de serem divertidos".

Logo patrícia não via mais o porquê do receio. "Não sei mais precisar quantas viagens fiz a Venezuela. E posso dizer que quem teme em investir, acaba se arrependendo depois e voltando outras vezes", concluiu.

Recomendações 

A página Portal Consular (www.portalconsular.itamaraty.gov.br) do Ministério das Relações Exteriores recomenda que cidadãos brasileiros devem viajar à Venezuela com alto grau de cautela e devem ter sempre as informações de contato dos Consulados do Brasil em Caracas e Ciudad Guayana e dos Vice-Consulados do Brasil em Santa Elena do Uairén e em Puerto Ayacucho, que, se necessário, poderão prestar assistência consular a nacionais na Venezuela. 

Lethem é ainda mais próximo que Santa Elena

Constantemente confundida com uma cidade venezuelana, na verdade, Lethem fica na Guiana (antiga guiana Inglesa) e fica a 131 Km da capital de Roraima, ou 855 Km de Manaus. Os principais produtos que você vai encontrar em Lethem são itens para casa, decoração, roupas, calçados, bolsas, malas, brinquedos, alguns eletrônicos, maquiagem, materiais de camping, como barracas, mochilas.

Férias no paraíso: tempo de sol e praia no Estado do Tocantins

No mês de julho, o Brasil inteiro oferece os mais variados atrativos turísticos. Há quem prefira o frio sulista, enquanto outros programam viagem para o badalado litoral nordestino, mesmo sendo este um período chuvoso naquela região. Mas, para os tocantinenses e milhares de veranistas de todas as partes do país, começa agora mais uma temporada de praias de rio.


As opções vão de norte a sul do Tocantins, com cenários naturais deslumbrantes e infraestrutura de qualidade variável, que vão de áreas de camping a hotéis confortáveis, sem contar as barracas montadas na areia, que além de oferecer comida e bebida dão um charme especial às praias.

Na região sul do Estado, município de Peixe, a Praia da Tartaruga recebe infraestrutura e área de camping; fica a 15 minutos de barco da cidade; um pouco mais adiante encontra-se a Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Outra opção é a Praia do Peixe, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. Peixe está a 320 km de Palmas, com acesso pela BR-153, BR-242, TO-220.


Foto: Divulgação

Próximo dali fica Paranã. A praia do município chama-se Praião do Dominguinhos, que fica na confluência dos rios Palmas e Paranã. O local tem boa infraestrutura, é bastante visitado e, geralmente, suas areias permanecem descobertas até setembro. Fica a 1 km da cidade e tem 3 km de extensão. Acesso pelas rodovias BR-153, BR-242, TO-220, TO-223.

Araguacema é um dos municípios mais procurados durante a temporada e possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão. A Praia da Gaivota é o cartão postal da cidade e a mais movimentada, pois é a que recebe infraestrutura. Já a Praia do Meio é ideal para os turistas que vão buscar sossego. Araguacema fica na região centro-oeste, distante 265 km de Palmas.

Em Caseara, a areia branca e fina cobre as praias do Sol e Praia da Ilha, mais frequentadas durante a temporada, enquanto o Lago do Casé oferece um belíssimo passeio de barco, com direito à observação de aves e da bela vegetação local. Outra atração ecológica é a travessia da cidade até a praia, que pode ser feita em caminhada pelo leito do rio Coco, limpo e raso. Este também é um dos portais de entrada para o Parque Estadual do Cantão, de onde é possível sair em passeios de barco pelos seus princiais lagos. Caseara fica na região oeste do Estado, a 260 km de Palmas. Acesso pela BR-153, TO-080, passando por Paraíso do Tocantins, ou TO-440.

Pedro Afonso, na região nordeste do Estado, a 173 km de Palmas, tem estrutura montada na praia Rio Sono, e extensa programação. O Verão 2018  terá atividades entre 1º e 31 de julho e envolve comemoração em torno do aniversário do município.

Em Porto Nacional, a programação do Porto Verão 2018 terá estruturas nas praias de Porto Real e Luzimangues. A programação começa em 30 de junho e termina em 29 de julho. A Praia Porto Real fica a 66 km de Palmas, acesso pela BR-153, BR-242 e TO-050, e a praia de Luzimangues, localizada logo depois da Ponte da Amizade.


Foto: Divulgação

Norte

Ao norte do Estado, uma boa opção é Xambioá, município banhado pelo rio Tocantins. A estrutura de temporada é montada na Praia do Murici, numa ilha onde os praticantes de rafting e canoagem podem encontrar bons desafios. Xambioá está a 502 km de Palmas. Acesso pela BR-153 até Wanderlândia, depois a BR-153 até Xambioá. Também é possível seguir viagem por Araguanã, margeando o Rio Araguaia.

Conhecido pela beleza de suas praias, o município de Araguanã figura entre os mais visitados da região norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas além dela o veranista tem como opções as praias do Escapole e Murici. Araguanã fica a 476 km de Palmas, com acesso pela BR-153 e TO-222, ligando Araguaína ao município.

Em Araguaína, Garimpinho, às margens do rio Araguaia, é conhecida pela riqueza da fauna e belas paisagens, lugar propício ao descanso. Fica distante 146 km de Araguaína e 348 km da Capital. Acesso pela estrada do Garimpinho (TO-226), cerca de 35 km antes de chegar em Araguaína.

Apesar da distância da Capital, 759 km ao norte, no Bico do Papagaio, Esperantina revela rara beleza, onde as águas dos rios Tocantins e Araguaia se encontram. O local é conhecido como Praia do Encontro, mas há cerca de 10 km de praias praticamente intocadas, prontas a serem ocupadas. A mais estruturada é a Praia da Ponta. Acesso pela BR-153, TO-010, TO-136 e TO-596.

Outra cidade do Bico do Papagaio, a 652 km da Capital, Tocantinópolis tem como atrações turísticas o Balneário de Elaide, o Complexo Turístico de Ribeirão Grande, as praias do Fernando, Ipapecônia, do Tauri e a Praia do Meio, todas no rio Tocantins. Acesso pela BR-153 até Aguiarnópolis, depois TO-126.

Grazi Massafera curte férias no Japão com namorado e sogra

Após emendar três novelas, Grazi Massafera só quer saber de descansar. Depois de uns dias em Fernando de Noronha, ela está atualmente no Japão.

— Um dos lugares mais diferentes que já vi. Nunca na vida imaginei que chegaria, literalmente, do outro lado do mundo — postou ela em seu Instagram.
Foto:Reprodução/iBahia
É pela rede social que a atriz tem dividido fotos da sua viagem com seus seguidores. Grazi deixou no Brasil a filha, Sofia, na companhia do pai, Cauã Reymond, e seguiu semana passada para a viagem pela terra do sol nascente.

Por lá, ela já visitou as ilhas Vulcano e o Museu ao ar livre de Hakone. Depois de passar por Tóquio, a atriz chegou a Kyoto, de onde postou uma foto no jordim zoológico de Fushimi-ku.

Grazi está acompanhada do namorado, Patrick Bulus, da sogra, do cunhado e de mais alguns familiares dele e deve voltar ao país na próxima semana.

Anitta planeja período de descanso: ‘Quero ir a Ibiza’

Anitta ficou feliz com seu retorno a Espanha, principalmente neste novo momento da carreira em que tem sucessos internacionais além de “Show das poderosas”. E durante uma entrevista ao programa de rádio espanhol “40 global show”, de Tony Aguilar, a cantora disse que quer voltar para lá também para descansar.
Foto:Reprodução/iBahia
“Estou feliz de voltar depois de tantos anos. É como um sonho. E eu tenho que vir mais. Quero ir a Ibiza para descansar um pouquinho”, disse Anitta, que foi interrompida pela surpresa do apresentador por ela querer relaxar na badalada ilha espanhola. “Festa é descanso também. Eu gosto de balada”, riu.

Durante o papo, a cantora brasileira comemorou o sucesso de “Indecente”, “Downtown” e “Machika”, sendo as duas últimas parcerias com o amigo J Balvin.

“Eu sempre disse que sou uma pessoa de dois lados muito diferentes. Queria mostrar uma música que estivesse cantando, mostrando minha voz, mas queria uma canção para dançar, da noite, e você vê as duas coisas”.

O apresentador do programa relembrou ainda a parceria de Anitta com Maluma e brincou com possíveis reações do colombiano ao ser trocado por J Balvin nas parcerias musicais.

“Todos fazem essa brincadeira comigo. Não precisa trocar, pode gostar dos dois. Eu conheci J Balvin primeiro, com o remix de ‘Ginza’. Foi uma gravação português e foi a primeira vez que o Brasil ouviu J Balvin e começaram a conhecê-lo. Depois é que conheceram Maluma e fizemos ‘Sim ou não’”, explicou.

Com a fama de introduzir colombianos no mercado brasileiro, Tony Aguilar classificou Anitta como a madrinha dos quase vizinhos. E a cantora devolveu o elogio.

“E os colombianos são os padrinhos da minha carreira fora do Brasil. Claro que trabalho muito para a minha carreira, tenho parte nisso, mas a rapidez como tudo ocorreu fora do meu país se deve a J Balvin. Ele me ajudou em muitas coisas e não só cantando ‘Downtown’ e ‘Machika’”.

Sarasota

Foto:Mazé Mourão/Arquivo Pessoal
Sarasota, Flórida, é perfeita. Clima especial, melhores restaurantes onde frutos do mar estão em todos os pratos principais, praias lindas, shopping elegante e o que é melhor: a taxa de imposto é uma das menores dos Estados Unidos.

Claro que é um local onde todos os aposentados americanos almejam, muitos brasileiros e encontrei vários e diversos amazonenses. Imagine que, tirando Miami, o Ritz-Carlton Hotel, um dos mais caros, elegantes e chiques do mundo está em Sarasota. É daqueles hotéis que a gente não precisa sair para nada, se tiver dinheiro, claro.
Foto:Mazé Mourão/Arquivo Pessoal
Serviço

Nunca vi um local onde o atendimento beira à perfeição. Eles são tão educados que, quem não está acostumada, se sente até incomodada e pensa que aquilo não existia de jeito nenhum. Nos restaurantes, se foi feita a reserva, a mesa estará lá, com o número de lugares, em um ótimo lugar, ar refrigerado e um garçom ou garçonete para explicar, nos mínimos detalhes, o cardápio, sabem tudo sobre a cidade, são capazes de dar todas as informações do mundo.
Foto:Mazé Mourão/Arquivo Pessoal
Museus e parques bem cuidados e com entrada gratuita. Ah, outra coisa que é grátis: estacionamentos. Sim, aqueles estacionamentos verticais ou não, não existe cobrança.

Da janela da minha suíte, no Ritz, evidentemente, tinha a visão de um por do sol tão lindo quanto o que a gente vê em belas tardes no Amazonas, aliás, os amazonenses que lá encontrei, trabalham regularmente, fazem faculdade – lá tem três das melhores universidades dos Estados Unidos – moram em casas ou apartamentos bacanas, vivem bem. Sinceramente, leitor ou leitora, entendi, muito bem, porque Sarasota é uma gostosa e linda cidade onde todos querem morar.
Foto:Mazé Mourão/Arquivo Pessoal
Até. 

Maranhão oferece roteiros que encantam os turistas; conheça

Cultura, sol e praia, gastronomia, ecoturismo, aventura, turismo náutico. Com uma riqueza de paisagens naturais e diferentes influências culturais, o Maranhão é um destino ideal para quem procura diversidade. Há opções para diversos gostos.

Além dos destinos mais conhecidos, como os Lençóis Maranhenses, muitas outras atrações movimentam o turismo local, como o Delta das Américas, terceiro maior delta oceânico do mundo, formado pelos principais afluentes do Rio Parnaíba e que pode ser conhecido a partir de Tutóia e Araioses.
Delta das Américas, no encontro do Rio Parnaíba com o Atlântico, é uma das atrações que podem ser conhecidas a partir de Tutóia e Araioses. Foto:Divulgação
Para se ter ideia, de acordo com o último Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Governo Federal, 53 cidades, distribuídas em 10 regiões, possuem vocação turística no estado.

O documento é um instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orientador para a criação de políticas públicas. No último mapa, de 2017, 16 novos municípios entraram na contagem, entre eles, Formosa da Serra Negra, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Igarapé Grande, São João do Sóter, Chapadinha, Vargem Grande, Primeira Cruz, entre outros.

São Luís – Roteiro de 3 dias

Dia 1 – City Tour em São Luís passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico. Caminhada pelas ruas de pedras de cantaria e visita às principais casas de cultura do Centro Histórico.
Foto:Divulgação
Dia 2 – Embarque em Catamarã com destino à Alcântara, com duração média de uma hora e 20 minutos pela Baia de São Marcos. Chegada em Alcântara e início do passeio a pé pelas ruas e pela riquíssima história dessa cidade que já foi uma das mais importantes do Brasil. Sugere-se visitas a museus, igrejas e ruínas.

Dia 3 – Visita à Raposa: A primeira coisa a fazer quando se chega nesta vila de pescadores é usar como meio de transporte as embarcações típicas do local, e aí começa a experiência: observação da fauna e flora local, representadas pelos manguezais existentes na região.Além do passeio náutico, a renda de Bilro é tradicional nessa comunidade. Não deixe de levar um souvenir típico. No período da tarde, não deixe de visitar a cidade de São José de Ribamar, tradicional pela religiosidade e belas praias.

São Luís / Lençóis Maranhenses – Roteiro de 5 dias

Dia 1 – City Tour em São Luís passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico. Caminhada pelas ruas de pedras de cantaria e visita às principais casas de cultura do Centro Histórico.

Dia 2 – Embarque com destino à Barreirinhas com duração de quatro horas em boa estrada, onde se pode observar plantações de Babaçu e Buriti. Barreirinhas está localizada à margem do Rio Preguiças e oferece várias opções de lazer e aconchego. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado próximo à cidade, é uma joia rara, com magníficas dunas esculpidas pela natureza. Para o período da tarde, sugere-se realizar o passeio em veículo 4×4 com travessia em trilhas de areias brancas, lagos e pequenas dunas até chegar ao Parque, podendo optar por dois circuitos de visitação: Lagoa Azul ou circuito Lagoa Bonita. Aproveite o passeio e finalize o dia contemplando um belíssimo pôr do sol nas dunas. 
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado próximo à cidade, é uma joia rara, com magníficas dunas esculpidas pela natureza. Foto:Divulgação
Dia 3 – Pela manhã, embarque em lancha voadeira para passeio no majestoso Rio Preguiças, com suas águas calmas onde se avista, em suas margens, igarapés, mangues, buritis, pés de Juçara (açaí), tucunzeiros, além de garças e maçaricos. Nesse passeio acontecem três paradas. A primeira é em Vassouras, onde se pode saborear uma deliciosa água de coco e interagir com os macacos pregos que ali habitam. A segunda parada é Mandacaru, pequeno vilarejo de pescadores que tem o Farol de mesmo nome para contemplar a paradisíaca visão de dunas, do rio e sua foz. A terceira parada, Caburé, é um paraíso localizado entre o Rio e o Mar. Esse é o ponto de almoço, diversão e descanso.
Dia 4 – Pela manhã, saída em veículo 4×4 com destino ao Canto do Atins, local de caminhada pelas belas dunas do Parque e de banho nas águas das lagoas que se formam no período de chuva. Na hora do almoço, não deixe de provar o famoso camarão grelhado, típico do povoado. Após essa refeição, nada melhor do que descansar em redes, sentindo uma deliciosa brisa do mar. Sugere-se o pernoite em Atins.

Dia 5 – Retorno à São Luís.

Chapada das Mesas – Roteiro de 3 dias
O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no Sul do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito. Foto:Divulgação
Dia 1 – Pela manhã, deslocamento pela BR-230 (Transamazônica) até a cidade de Riachão, 21 km de estrada de terra/areia Off Road até o Encanto Azul, nascente de rochas calcárias de águas cristalinas com tonalidade azulada. Ideal para a prática de flutuação. No período da tarde, visita ao Poço Azul, cachoeiras dos Namorados, Santa Luzia, Santa Paula, do Moreno e Santa Bárbara.

Dia 2 – Pela manhã, deslocamento pela BR-010 com destino à cachoeira Santuário de Pedra Caída. No período da tarde, visita às cachoeiras da Caverna e Capelão. Neste passeio, existem diversas opções de esportes de aventura como tirolesa de 1400m e Arvorismo.

Dia 3 – Pela manhã, deslocamento pela BR-230 (Transamazônica) até o povoado de São João da Cachoeira, mais um quilômetro de estrada de terra para o acesso às cachoeiras gêmeas do Itapecuru. São duas cachoeiras que formam um belíssimo lago para banho.

Programação cultural e bandas de Carnaval

Chorando, Bruna Marquezine se despede de Neymar

Foto:Reprodução/iBahia
O recesso de fim de ano de Neymar acabou. O atacante brasileiro deixou Fernando de Noronha, em Pernambuco, nesta quarta-feira (3). Antes, ele foi fotografado se despedindo aos beijos de Bruna Marquezine. Em uma das imagens, a atriz aparece com lágrimas nos olhos. O goleiro Kevin Trapp, companheiro de PSG de Neymar, também se despediu da namorada, a modelo Izabel Goulart. Os dois voltam para Paris, onde os treinamentos do time francês recomeçam.

Neymar e Bruna passaram juntos a virada de ano, depois de anunciarem em junho do ano passado o fim do namoro. Juntos, foram na segunda (1º) para a praia Cacimba do Padre, mantendo um estilo mais low profile. Na terça, eles voltaram a curtir praias e Bruna postou um vídeo em que Neymar aparece. De noite, ela e Izabel Goulart foram curtir a Galinhada do Zé Maria ao lado de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Nesta quarta, Bruna e Neymar ainda passearam de barco ao lado de Trapp, Goulart, Gagliasso e outros famosos. Na saída, Neymar parou para atender fãs. Nas redes sociais, o relacionamento também voltou a aparecer. Neymar publicou uma foto beijando Bruna. "Quando vi, já estava nos teus braços... Love u pretinha", escreveu o jogador.
Foto:Reprodução/iBahia
Para saber mais acesse o iBahia.

Venda de passagens aéreas e mudanças em bagagens

Neymar curte férias com filho e amigos na Bahia

Foto:Reprodução/iBahia
Neymar chegou à Bahia e já está ocupando a mansão que alugou para passar as festas de final de ano, em Barra Grande, na Península de Maraú.

O atacante do Paris Saint Germain usou as redes sociais para mostrar que está se divertindo com o filho David Lucca, de 6 anos. Mas não é só o pequeno que está na casa. Tem também o surfista Gabriel Medina, o jogador de futebol Lucas Lima e alguns amigos do jogador.

Fotos e vídeos na piscina foram compartilhados pelo jogador e por Medina. O grupo aparece bem à vontade e descontraído com shorts de banho e taças de bebida.
Foto:Reprodução/iBahia

Para saber mais acesse o iBahia.

Temporada de férias: as dificuldades e delícias de viajar