Manaus 30º • Nublado
Sexta, 12 Abril 2024

Estudo descobre propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em resíduo industrial de inajá e açaí

De acordo com a pesquisadora Anna Paula de Souza Silva, conhecendo o processamento, foi sugerido investigar os resíduos, visto que possuem maior rendimento do que os respectivos óleos ao final do processo e são comumente descartados e inexplorados.

Recuperação de floresta tropical compensa 26% de emissões de carbono provocadas por desmate e degradação

Os dados de satélite permitem não só monitorar o crescimento das florestas secundárias como entender a distribuição etária dessa vegetação ao longo dos trópicos.

Estudo aponta que incêndio na Amazônia está mais ligado ao uso do fogo em pastagem e ao desmate do que à seca

Segundo os autores, a maioria dos períodos com alto número de focos de incêndios está mais relacionada com as queimadas agrícolas e com o desmatamento do que com as condições de seca extrema.

Filmes retratam problemas urgentes da Amazônia pelo olhar da população afetada

'No Paiz das Amazonas', 'Marias da Castanha' e 'Antônio e Piti' são as obras analisadas por especialistas em um dos encontros de webnário promovido pela FAPESP.

Edital Amazônia+10 destinará R$ 52 milhões para projetos de pesquisa na região

Interessados em desenvolver pesquisa colaborativa  têm até o dia 10 de agosto para submeter propostas à primeira chamada da iniciativa.

Desmatamento começa a afetar diversidade de peixes na Amazônia, aponta estudo

Segundo estudo publicado em revista internacional, peixes sensíveis a alterações no ambiente estão sendo substituídos pouco a pouco por espécies mais resistentes aos impactos.

Formigas saúvas surgiram há 8,5 milhões de anos, indica estudo internacional

Estudo aponta que a origem das saúvas foi em algum ponto da chamada Mesoamérica, região que atualmente abrange do sul do México ao noroeste da Colômbia, na Amazônia Internacional.

Tambaqui pode se tornar commodity no mercado de pescado internacional

Tambaqui é apontado por pesquisadores como dono de um potencial no mercado, mas faltam investimentos em inovação.

Ameaça comum na Amazônia, veneno de raias de água doce varia de acordo com sexo e idade

Estudo revelou que as toxinas produzidas por fêmeas jovens são mais eficazes para causar dor, enquanto peçonha de indivíduos adultos provoca necrose nas pernas

Ação gravitacional do Sol e da Lua influencia o comportamento de animais e plantas

De acordo com o estudo, a atividade rítmica está associada as marés gravitacionais geradas pela mecânica orbital do sistema Sol-Terra-Lua.

Peixe-elétrico poraquê se organiza em grupos para realizar caça coletiva

Comportamento conhecido como predação social é raro entre peixes e foi descrito pela primeira vez em uma espécie de poraquê que dispara descarga elétrica de até 860 volts.

Venenos de serpente e de aranha da Amazônia têm potencial farmacológico

Mapeamento de toxinas revelou peptídeos que, no futuro, podem gerar novos medicamentos para problemas cardiovasculares e câncer

Imunidade coletiva a Covid-19 no Amazonas pode vir antes do previsto, diz Fapesp

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que imunidade coletiva não deve ser adotada como política pública, como deixou claro a tragédia ocorrida em Manaus.

Estudo busca potencializar ação contra tumores de composto extraído de planta amazônica

Pesquisadores de Ribeirão Preto e de São Carlos desenvolveram formas modificadas de substâncias alcaloides produzidas pela planta amazônica unha-de-gato (Uncaria guianensis). Em sua versão natural, esses compostos ficaram conhecidos pela capacidade d

Pesquisadores identificam mais duas espécies de peixe-elétrico na Amazônia

 
 
Um estudo publicado na revista Nature Communications nesta terça-feira (10) revela que existem ao menos três espécies de peixe-elétrico conhecidas como poraquê e não apenas uma, como se pensava.

Belo Monte descumpriu promessa de levar desenvolvimento sustentável à região amazônica

Em um intervalo de pouco mais de 40 anos, Altamira, no sudoeste do Pará, foi cenário de duas grandes obras de infraestrutura. A primeira foi a construção da rodovia Transamazônica, entre 1971 e 1973, e a segunda, a usina hidrelétrica de Belo Monte, n