O processo é feito com o uso de coagulantes à base de taninos vegetais que não alteram o pH da água durante o processo de tratamento.
O processo é feito com o uso de coagulantes à base de taninos vegetais que não alteram o pH da água durante o processo de tratamento.
O angelim-vermelho com 88,5 metros de altura e 3,15 metros de diâmetro foi encontrado no município de Almeirim, no Oeste do Pará.
Áreas com lençol freático instável passam por variações de secas e encharcamento ao longo do ano, o que favorece as gramíneas.
Estudo mostra que os municípios que mais destruíram a floresta nos últimos três anos tiveram os piores desempenhos sociais.
Dados são referentes às duas últimas décadas e aumento também ocorreu na Região Nordeste.
Estudo analisa 343 mil quilômetros ao longo de 6 mil rios da Bacia Amazônica e mostra a importância de rios de fluxo livre para espécies migratórias de peixes, botos e tartarugas-da-Amazônia.
A tecnologia, segundo a engenheira civil Juliana Silva, consegue capturar métricas que vão da frequência cardíaca até o comportamento de ondas cerebrais, tornando possível investigar o estado físico e emocional dos trabalhadores.
Segundo a pesquisa, comparando-se o período passado (1950 a 1960) ao presente, houve redução de quase 3% na ocorrência dossistemas convectivos de mesoescala – grosso modo, grandes tempestades que se retroalimentam
Povos da América do Sul têm duas vezes mais chances de morrer em incêndios florestais. Áreas do Brasil, Peru e Bolívia têm mortalidade até 6 vezes maior que a média.
Pesquisadores britânicos analisaram imagens de 4.500 passeriformes e detectaram que sua plumagem é 30% mais colorida em regiões como a Amazônia brasileira, o oeste da África e o Sudeste Asiático, em comparação com espécies de zonas temperadas.
Pesquisadores analisaram imagens de 400 armadilhas fotográficas. Descobriu-se que a maioria das espécies, quando pode escolher entre áreas preservadas de Floresta Amazônica ou áreas preservadas de Cerrado, escolhe a floresta.
De acordo com a pesquisa, desmatamento, expansão agrícola, incluindo pastagens para gado e terras agrícolas, e incêndios florestais são predominantes nas áreas que abrigam as maiores populações do felino.
De acordo com o trabalho, cujo foco principal é o município de Boca do Acre (AM), a perda da vegetação por desmatamento tende a aumentar a ocorrência de queimadas, resultando em uma transformação da paisagem.
Dos 15 hectares do bosque, mais de 80% são compostos por áreas verdes e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes.
As atividades desenvolvidas pelo projeto de investigação de patógenos causadores de doenças de origem animal integram o Programa Saúde Única da Fiocruz Amazônia, que terá continuidade em 2023.
Dados levantados por meio do projeto também verificaram o impacto das cidades nos animais que vivem nessas áreas florestais urbanas.
Consequências das mudanças climáticas podem por em risco a existência de espécies como onças, capivaras e jaguatiricas.
No novo estudo, CENAP/ICMBio e parceiros indicam áreas prioritárias para proteção da espécie.
Segundo estudo publicado em 2021, o Estado faz parte de uma zona tectonicamente ativa, com intensificação dos tremores ao longo dos anos.
Pesquisadores combinaram técnicas de sensoriamento remoto com análises feitas em campo antes e depois da "queima experimental", em diferentes épocas do ano.