O pau-de-balsa é também uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas em garimpos próprios
O pau-de-balsa é também uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas em garimpos próprios
Os produtos à base do babaçu podem substituir derivados de leite e representam novas opções de geração de renda para as quebradeiras de coco do Maranhão.
Geotecnologia aliada à inteligência artificial ajuda a realiza inventários florestais.
Em 2022, a área saltou para 53.374 hectares. O cultivo do açaizeiro fora das áreas de várzea se expande na Amazônia e em outras regiões do Brasil e aumenta a oferta de frutos ao mercado.
Foram analisados os frutos de 205 castanheiras na região. A principal interferência climática ocorreu por conta do fenômeno El Niño entre 2015 e 2016
Projeto é executado pela Embrapa em parceria com o Fundo JBS pela Amazônia. Com o uso da tecnologia, pesquisadores pretendem ter análises mais profundas das áreas exploradas.
Diferentemente dos métodos convencionais de identificação do sexo, o teste molecular pode ser aplicado em peixes jovens (alevinos). Com isso, será possível comercializar juvenis com o sexo definido, facilitando a produção e agregando valor ao produto.
O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Alfredo Homma, pelo conjunto da obra é, inquestionavelmente, um dos maiores expoentes vivos da cosmologia amazônica.
A atuação da Embrapa Amazônia Ocidental centra-se no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis direcionadas a pequenas propriedades rurais, buscando contribuir para aumentar a representatividade agrícola do Estado.
O kit desenvolvido na Embrapa reúne as cinco melhores variedades selecionadas, que apresentam boa resistência ao fungo causador da vassoura-de-bruxa e produtividade superior.
O fungo foi observado em clones de guaranazeiro, indicando que o novo patógeno precisa ser monitorado para que não se torne um problema para a cultura no futuro.
A Embrapa Amazônia Ocidental aplicará recursos financeiros de até R$ 400 mil, na rubrica custeio, distribuídos entre as propostas aprovadas. A propostas devem ser enviadas até dia 13 de fevereiro.
Realizado por pesquisadores na Embrapa, o objetivo é que o sequenciamento do genoma da castanheira acelere o melhoramento da espécie.
Solo escuro e fértil, a terra preta de índio (TPI) é o nome dado a manchas de solo escuro encontradas na Bacia Amazônica que podem chegar a ocupar mais de cem hectares.
Estudo realizado por cientistas brasileiros e estrangeiros na Embrapa Amazônia Oriental (PA) relevou que nas áreas estudadas houve uma diferença de quase 80% no número de espécies que visitaram as flores da palmeira.
O Brasil divulgou, por meio da Embrapa, o potencial e as soluções para produzir de forma sustentável, minimizando impactos de mudanças climáticas
Neste ano, está prevista a distribuição de 900 quilos de sementes da "Cultivar de Açaí BRS Pai d'Égua", variedade descoberta pela Embrapa
O estudo foi realizado em oito áreas nos municípios paraenses de Barcarena e Abaetetuba.
Com tecnologias simples, boas práticas de manejo e a capacitação, é possível produzir mais e melhor, garantindo mais segurança alimentar, renda e menos pressão ao meio ambiente
Pesquisa levantou o estoque de carbono na parte área das árvores, nas raízes, no solo e na serrapilheira e galhos caídos no chão