Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Embarcações se chocam durante 'racha' no rio Amazonas; veja vídeo

Um "racha", no rio Amazonas, entre duas embarcações que vinham do Pará com destino à Manaus deixou passageiros assustados na tarde do último sábado (16).

Segundo testemunhas, as embarcações estavam na altura da Comunidade Augusto Montenegro, no município de Urucurituba (distante 218 quilômetros de Manaus), quando houve o choque. Ninguém ficou ferido.

Após o acidente provocado pelo "racha", as embarcações ficaram detidas no porto de Itacoatiara em função das denúncias dos passageiros. Mas horas depois foram lideradas e seguiram para o destino final: Manaus.

Em nota ao G1 Amazonas, a Marinha do Brasil informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas, consequências e responsabilidades da ocorrência.

Incêndio destrói barcos e deixa três feridos em porto de Manacapuru, no Amazonas

Um incêndio no fim da noite desta terça-feira (18), no porto do Mangueirão, em Manacapuru (distante 100 quilômetros de Manaus) destruiu completamente um barco e atingiu outros em função do vazamento de combustível, além de deixar três pessoas feridas por queimaduras.

Entre os feridos, um idoso de 66 anos e dois homens de 38 e 26 anos, que foram socorridos por moradores e levados para o hospital da cidade, Todos sofreram queimaduras de 2° grau e já foram transferidos para o Hospital 28 de Agosto, em Manaus.
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Segundo os próprios barqueiros, uma explosão aconteceu por volta das 23h15 em um barco modelo pontão, que estava ancorado no local, dando início ao incêndio. Houve queima total do barco pontão, e entre as outras embarcações afetadas estava a responsável por fazer o transporte de alunos da Zona Rural de Manacapuru.

A ação do corpo de Bombeiros para conter as chamas durou cerca de 45 minutos, e foram necessários 10 mil litros de água e 60 litros de Líquido Gerador de Espuma.

Embarcação pega fogo próxima à feira de Manaus

Um incêndio atingiu uma embarcação que estava próxima à uma feira de Manaus (AM) por volta de 13h desta segunda-feira (11). Pelo menos cinco viaturas do Corpo de Bombeiros esteve no local para controlar o fogo. Um poste também foi atingido. Não há vítimas. 

Embarcações que vão para o Festival de Parintins já podem solicitar o passe

Os donos de embarcações que pretendem participar do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, já podem solicitar o passe junto à Agência Fluvial do município.

O agendamento é destinado às embarcações que fazem parte da área regional de Parintins e dos municípios do interior do estado, como Boa Vista do Ramos e Barreirinha.

O documento agiliza e reduz o tempo da inspeção do barco nos postos de fiscalização. A vistoria e entrega do passe acontece entre 11 e 20 de junho.

para as embarcações que saem da capital Manaus e Santarém, no Pará, a solicitação que começou no dia 16 de abril, se encerra em 25 de maio
Foto: Reprodução/G1 Amazonas
Para mais informações, os proprietários de embarcações podem comparecer à sede da Capitania, no Centro, ou ligar para (92) 3533 – 2967.

Sobre o Festival

Festival Folclórico de Parintins é uma festividade popular em que o público se divide em duas torcidas: a do boi Garantido, representada pela cor vermelha, e a do Caprichoso, com a cor azul. As toadas que embalam a celebração são compostas por letras que resgatam o passado e exaltam as lendas e os mitos da floresta amazônica.

São três dias de festa e neste ano acontecem nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho.

Operações em rios da Amazônia incluem curso de instrução para navegação segura

Operações em rios da Amazônia incluem curso de instrução para navegação segura. O comandante da Delegacia Fluvial de Rondônia, Capitão Alexandre Nascimento, explica os trabalhos que serão realizados no Audiência Pública Porto Velho desta quarta-feira (9).

Ouça a segunda parte:
Para participar do Audiência Pública Porto Velho, envie mensagens no Whatsapp para o (69) 99264-1937 ou para o e-mail [email protected], de segunda à sexta. 

Condição do transporte fluvial no Amazonas é discutida em encontro em Manaus

A navegação pelos rios da Amazônia é tema de debate em Manaus (AM) nesta quinta-feira (1°), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O encontro é realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério dos Transportes. O transporte de passageiros e a infraestrutura portuária do Amazonas serão discutidos por autoridades, empresários e pesquisadores. A navegação fluvial abastece 90% dos 62 municípios do Estado.

Amazonas registra mais de 160 furtos e roubos a embarcações

O Amazonas registrou entre janeiro e setembro de 2017, mais de 160 furtos e roubos a embarcações. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em Manaus, nesta quinta-feira (4). 

Mais de 70 linhas do transporte aquaviário intermunicipal não são regulamentadas no AM

Apesar da fiscalização da Marinha em relação às medidas de segurança de transporte, ainda não há controle intermunicipal sobre o serviço prestado no Amazonas. Isso contribui para a atuação irregular de barcos do tipo recreio. O setor segue as determinações da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), responsável pelo controle no País, mas atualmente há 74 linhas intermunicipais não estão reguladas. Promessa é de que medidas serão tomadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Homem desaparece no Rio Negro neste domingo em Manaus

Um homem sumiu no Rio Negro, em Manaus (AM), após cair de uma embarcação em frente à Ponte do Educandos na tarde deste domingo (15). Ele foi identificado como Michael Lacerda, de 34 anos. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas, mas foram encerradas no início da noite e continuam nesta segunda-feira (16).

Colisão entre duas embarcações deixa homem morto e mulher ferida no interior do Amazonas

Lancha passou por cima de pequena embarcação no Rio Nhamundá. Mulher foi resgatada ferida na noite de sexta-feira.

Embarcação afunda e quatro pessoas desaparecem no Amazonas

Entre desaparecidos está uma jovem grávida. Naufrágio ocorreu no fim da manhã desta quarta-feira (19).

Embarcação afunda e deixa desaparecidos no Rio Madeira, no Amazonas

Marinha faz buscas por adultos e crianças na região da cidade de Nova Olinda do Norte. Até o momento, 13 pessoas foram resgatadas e levadas para hospitais da região.