Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Inflação, preços e as graves consequências da guerra Rússia X Ucrânia

O mais recente Panorama Econômico da OCDE (junho de 2022) destaca as implicações e riscos para o crescimento, o aumento generalizado da inflação e, consequentemente, a redução dos padrões de vida, a interrupção no fornecimento de energia e alimentos.

Amoci e INPA discutem processo inovativo na Amazônia

A parceria Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu a 4ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia inteiramente online.

Tá na hora do Não?

Júlio Sampaio reflete sobre quando o uso do 'Não' é necessário. Em que momentos se deve usá-lo?

Maria ou Roberta, qual é o seu chapéu?

Empreendedores são seres complexos. São vários em um só. Haverá o momento de Maria e o tempo para a Roberta.

Ciama leva para Benjamin Constant capacitação técnica sobre a cadeia produtiva do açaí

A iniciativa conta com a parceria do Idam, Cetam, Prefeitura de Benjamin Constant e do Sistema de Rádio e TV Encontro das Águas.

Onde se encontram perdidos Dom Phillips e Bruno Pereira, no Brasil ou no Peru?

Dupla desapareceu desde dia 5 no Vale do Javari, Alto Solimões (Amazonas), mas, em relação ao rio Javari, até o município de Benjamin Constant, de um lado é Brasil e de outro Peru.

No que você é bom?

E quem é que diz para a pessoa quais são os seus objetivos? "O ideal é que ela mesma defina quais os seus objetivos, a partir do que ela entende ser a sua missão e do propósito que desenvolveu".

Amazônia: transição florestal produtiva e intensificação tecnológica, base do desenvolvimento da agropecuária regional

Em um estudo publicado pela Embrapa, de 2005, Alfredo Homma e Fabrício Khoury Rebello observam fazer-se "necessário pensar uma proposta de desenvolvimento agrícola para a Amazônia".

Você já quebrou?

Todos já quebraram. Eu também já quebrei. É possível que você também já tenha quebrado, caro leitor. E estamos de pé.

Amazonas: velhos estigmas impedem crescimento agropecuário

O artigo 'Reflexão sobre escolhas econômicas, agricultura e sustentabilidade no processo de desenvolvimento do Amazonas' faz profunda reflexão acerca dos desafios da agricultura no Amazonas.

Separe as contas e os investimentos

Não importa o porquê, muita gente se perde na hora que o assunto é finanças. Da organização à gestão de gastos, dos dilemas de onde investir mais a necessidade de capital de giro.

OCDE, crescimento do PIB desacelera bruscamente no primeiro trimestre de 2022

No primeiro trimestre de 2022, o Produto Interno Bruto dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico cresceu apenas 0,1% intertrimestral.

5 dicas para empreender na Amazônia​

O analista técnico do Sebrae-AM, Vicente Schettini, comenta sobre as oportunidades e desafios de empreender na região.

Com gravata ou sem gravata

Rituais e símbolos. Eles são mais importantes do que parecem e não se submetem necessariamente a uma lógica racional.

Homma, por uma nova agricultura amazônica

O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Alfredo Homma, pelo conjunto da obra é, inquestionavelmente, um dos maiores expoentes vivos da cosmologia amazônica.

O que a vida espera de você, neste momento?

O ano, 2020, o da pandemia. Negócios morreram antes de abrir, casamentos foram transferidos, sonhos, adiados ou cancelados. O que a vida espera de mim e de você, caro leitor?

Embrapa Amazônia Ocidental e a permanente busca de novas tecnologias agropecuárias

A atuação da Embrapa Amazônia Ocidental centra-se no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis direcionadas a pequenas propriedades rurais, buscando contribuir para aumentar a representatividade agrícola do Estado.

Felicidade no olho do furacão

A vida traz desafios que exigem ações concretas como a resiliência, a força de vontade, gratidão e sentido de missão, dentre outras.

Embrapa, 49 anos: em meio a tantas conquistas lança o Cupuaçu 5.0

A coleção de clones é composta por cinco cultivares de cupuaçuzeiro que, quando plantadas simultaneamente, possuem em comum alta produtividade de frutos e boa resistência à vassoura de bruxa.

Saiba quais as principais empresas que já saíram da Zona Franca de Manaus

Entre 2020 e 2022, um total de 84 empresas encerraram as atividades na ZFM. Atualmente, a redução do IPI pode ocasionar a saída de mais empresas.