Descrito pela primeira vez em 1762, o mosquito é originário do Egito, na África, e se espalha pelas regiões tropicais e subtropicais desde o século XVI.
Descrito pela primeira vez em 1762, o mosquito é originário do Egito, na África, e se espalha pelas regiões tropicais e subtropicais desde o século XVI.
Doença tropical transmitida pela picada de mosquito, é considerada um problema na saúde pública.
Comuns em períodos chuvosos, as doenças tropicais surgem devido a um conjunto de fatores que fazem com que sua existência seja exclusiva nos lugares próximos à linha do Equador.
Responsáveis pela transmissão de doenças infecciosas como dengue, malária e febre amarela, os carapanãs - ou mosquitos - são insetos comuns que transitam na área urbana.
Outras doenças causadas pelo mosquito aedes, como Chikungunya e Zika, apresentaram redução
Estado está em situação de emergência desde a última terça-feira
Dados são da Secretaria Estadual de Saúde referentes à primeira semana de janeiro de 2021. No mesmo período em 2020, foram 404 notificações.
A população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas.
Dos 1.846 casos registrados, 1.827 foram classificados como dengue, 16 como dengue com sinais de alarme e três como dengue grave
Cuidados devem ser mantidos para evitar a proliferação do mosquito
Dados são de casos notificados até a semana epidemiológica 51, que corresponde até o dia 19 de dezembro. Das mais de 12 mil notificações, 5.429 deram positivos para dengue em todo Acre.
Vigilância Epidemiológica de Rio Branco passou a receber até 70 casos suspeitos de dengue logo após o início das chuvas.
Os municípios do estado que mais apresentaram notificações por dengue são Manaus (1.831 notificações); Guajará (1.040); São Gabriel da Cachoeira (883); Benjamin Constant (656) e Humaitá (582)
Novo levantamento para medir índice de infestação pelo Aedes aegypti em Porto Velho começa na segunda-feira, 26. Ao todo, 7 mil imóveis foram sorteados para participar da pesquisa.
Em contrapartida, as notificações de chikungunya diminuíram, segundo a Agevisa-Ro.
Ministério da Saúde recomendou aos municípios brasileiros a suspensão do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti.