Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Portal Amazônia responde: por que os candirus atacam com tanta voracidade?

O pesquisador aposentado e professor do Programa de Pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do INPA, Jansen Zuanon, explica o comportamentos desses peixes até mesmo em relação aos cadáveres humanos.

Saiba quais são as diferenças entre os tipos de candirus que vivem na Bacia Amazônica

Quando se fala "candiru" parece que se está mencionando uma única espécie, o que não é verdade. O pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Jansen Zuanon, explica as diferenças.

"A gente tem sustos assim", diz pescador que teve o caiaque "invadido" por candirus em Porto Velho

Após ter caiaque "invadido" por pelo menos 30 peixes-vampiros, João Cordeiro ainda conseguiu manter a calma e registrar o momento.

Pescador se surpreende com 'invasão' de candirus em Porto Velho; assista ao vídeo

A invasão aconteceu após João Cordeiro fisgar e puxar uma pirarara para dento do caiaque.

'Candiru vampiro' e 'candiru-cação': saiba como se proteger dos temidos peixes encontrados no Rio Madeira

Ambos são encontrados no Rio Madeira em Rondônia e há cerca de 10 casos por ano de penetração do candiru em orifícios do corpo humano no Estado.

Candiru: conheça as verdades por trás do peixe mais temido da Amazônia

O candiru é da família Trichomycteridae, em que estão inseridas mais de 280 espécies em cerca de 40 gêneros, muitos conhecidos como parasitas, e medem de 5 a 12 centímetros.

Estranhos? Conheça cinco animais diferentes da Amazônia

Todos os dias, a fauna e flora nativa da Amazônia nos revelam seus mistérios, porém, alguns são considerados estranhos ou diferentes 

Nova espécie de candiru é descoberta em Tocantins

O peixe se distingue de seus congêneres em diversos pontos, como os dentes, o número de vértebras, a nadadeira caudal e a dorsal.

“Filme de terror” na Amazônia: conheça a história do acidente rodoviário que resultou em 39 corpos deformados por piranhas

Era madrugada do dia 14 de novembro de 1976, quando o Corpo de Bombeiros do Amazonas foi acionado para um resgate na rodovia AM-010..

Você conhece o peixe mais temido da Amazônia?

Sangue, urina, fezes e amônia na água costumam atrair o ataque do candiru. Saiba quais os cuidados

Bióloga brasileira descobriu nova espécie de peixe bagre no Amazonas

O achado expande o conhecimento sobre a biodiversidade na zona e enriquece o estudo da morfologia e genealogia desses peixes.