Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 13 Mai 2021

Escola do interior do Amazonas recebe programa reconhecido pela ONU

 
Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades é o foco do Programa de Educação e Diversidade (PED), que após ser iniciado em Rio Claro (SP) e Joinville (SC), será levado para alunos de ensino fundamental e médio da comunidade Punã, no município de Uairini, no Amazonas.


Dando continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”- realizado no mês de julho em Manaus - o programa, que acontece de 11 a 14 de novembro, vai abranger pouco mais de 200 alunos e educadores da comunidade ribeirinha localizada às margens do rio Solimões - que fica a cerca de 40 minutos de voadeira (embarcação local) do município de Uairini e quase 4 horas de Tefé, ponto de referência na região - na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.
Foto:Divulgação


Por meio de diversos workshops e atividades, crianças e professores poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação. Além das oficinas in loco, também ocorrerá uma transmissão das oficinas do PED via Centro de Mídias da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) - que atingirá até 40 mil pessoas de outras comunidades ribeirinhas do Amazonas.


A iniciativa, que faz parte do Banco de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), é realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation - detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e que tem unidade fabril em Manaus - também recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).


Ao final do programa, os alunos apresentarão propostas contendo soluções para a sua comunidade em uma “Feira de Ideias”. A melhor proposta - escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos - será implantada no local e os integrantes do grupo vencedor, junto com o seu professor, serão premiados com tablets.


“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.  


A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool.


“Para essa comunidade, projetos como o PED fazem a diferença, pois antes do nascer do sol - e muitas vezes debaixo de chuvas torrenciais que atingem a região - os pequenos já estão à beira do rio esperando por uma lancha ou outros tipos de embarcações para irem à escola”, comenta Ana Carolina Xavier. “Vale destacar que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas locais, como a Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, também envolvem a agricultura familiar e a pesca, principais meios de subsistência dos ribeirinhos, bem como a sustentabilidade, essencial para que eles continuem a obter recursos”, conclui Ana.

Foto:Divulgação


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


São 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e 169 metas - que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os ODS e também sobre o PED.


Agenda PED Punã - Manaus


11/11 até 13/11 - Workshops com alunos e professores na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.


14/11 - Feira de Ideias na mesma escola em que acontecem as oficinas.


Sobre a NTICS Projetos


A NTICS Projetos, com sede em São Paulo e Flórida (Estados Unidos), desenvolve projetos que orientem a um novo olhar para o mundo, que transformem comunidades em seus entornos, que promovam reflexão por meio de conhecimento multinível e levem informação e cultura para um maior número de pessoas possível. Com 16 anos no mercado, a empresa já realizou 570 projetos para mais de 150 empresas, que atingiram mais de 3,4 milhões de pessoas.

ODS: exemplos buscam diminuir desigualdade social na Amazônia

A desigualdade social é um tema que sempre será recorrente na sociedade. Abuso contra a mulher, racismo, homofobia, xenofobia e exploração contra menores, são alguns dos exemplos que podemos destacar nesse nicho.

Para reverter esses quadros, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável criou a agenda mundial de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo, serão 17 objetivos, entre causas sociais, ambientais, econômicas e institucionais, e 169 metas a serem atingidos até 2030.

É do conhecimento de todos que Roraima vive um momento delicado devido ao número de migrantes oriundos da Venezuela. Para trabalhar a questão de inclusão dessas pessoas, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e a Fundação IOCHPE, promoveram o evento Inspira, Boa Vista, que teve o objetivo de promover a inclusão socioeconômica  de parcela da comunidade em situação de vulnerabilidade, composta principalmente por brasileiros e migrantes venezuelanos.

Durante o evento, foram desenvolvidas ações focadas nos eixos de educação, geração de renda, inclusão produtiva e promoção de convivência, fortalecendo as perspectivas de desenvolvimento humano inclusivo para os migrantes venezuelanos que chegam ao território nacional e para os brasileiros residentes nas comunidades mais afetadas pelo fluxo migratório.

O projeto está alinhado com a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais precisamente o ODS 16 ("Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas").Ação em Manaus

Das 17 ODS lançadas, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) abraçou cinco, todas voltadas para o lado humano da sociedade. De acordo com a secretária-geral da FRAM, Márcia Lira, é importante acreditar nessas metas, para que as mesmas sejam alcançadas em 2030. “Pra gente é importante falar nesses temas, ainda mais quando eles vão ter um impacto global. Vamos ajudar através das pautas da FRAM, e os objetivos estarão associados em todos os eventos que produzirmos“, explicou.Dentro dos objetivos, 5.2 (igualdade de gênero) e 16.2 (paz, justiça e instituições eficazes), a FRAM conta com o projeto “Bela Causa“, que vija combater o abuso sexual de crianças no Amazonas. “Faremos uma série de eventos e encontros para falarmos sobre o tema. Já fizemos uma primeira reunião com funcionárias do Grupo Rede Amazônia, mas vamos expandir nosso alcance para todo o Estado“, explicou.

Sobre a ODS

Na agenda da ODS, por exemplo, estão previstas ações de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:


Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça;
Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas;
Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros;
Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS;Conheça todas as ODS:

O papel dos moradores de Manaus diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU

Em 2017, 193 líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar uma agenda comum para o Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, 17 objetivos foram criadas e deverão ser implementados até 2030. Durante a programação da Virada Sustentável 2019, Manaus receberá o "Caminhão Conhecendo os ODS", que apresentará, na prática, como o manauara pode se mobilizar e fazer sua parte para cumprir os objetivos da Agenda.

Manaus recebe ampla programação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles fazem parte da vida de cada cidadão são os temas que vão nortear diversas atividades gratuitas, que serão oferecidas à população de Manaus no dia 27 de julho, na Praça da Polícia, Centro, de 10h às 18h. A programação, que irá oferecer oficinas, serviços e várias intervenções de conhecimento e lazer para todas as idades, faz parte do projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’, realizado pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation.