Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rondônia são os principais produtores do grão.
As informações foram divulgadas pela Sedec, com base no Comex Stat (2024), sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro do Ministério do Comércio Exterior.
O viveiro traz benefícios diretos para os cafeicultores familiares ao garantir mudas de alta qualidade, com maior resistência e adaptabilidade, além de ampliar as perspectivas de mercado.
A Amazônia tem ganhado visibilidade no cenário nacional no ramo cafeeiro. Rondônia chegou a ganhar cinco prêmios da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Processo é realizado de forma quase artesanal, desde a coleta dos grãos até a fermentação do produto. O café alcançou o primeiro lugar na competição, obtendo 90,44 pontos.
Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.