Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 08 Mai 2021

Trator de esteira é apreendido durante desmatamento em Juína

Devido à situação, os policiais prosseguiram no caminho e encontraram o maquinário em pleno funcionamento

Bombeiros lançam operação integrada de descontaminação em Rondonópolis

As equipes utilizarão uma solução específica para a realização da descontaminação, que será realizada todos os dias das 18h às 22h, enquanto perdurar a pandemia

Bombeiros fazem teste com uso de retardantes para combater incêndios no Pantanal

O material é aplicado em uma faixa de dois metros e não contém elementos tóxicos que danifiquem ou provoquem danos ao meio ambiente, conforme laudos do Ibama

Mato Grosso: Operação Pantanal II reduz focos de calor em 73%

Os combatentes obtiveram êxito na construção de uma linha de defesa de 14 quilômetros para proteção de uma área de mais de 26 mil hectares

Pará: criança de 4 anos tem sonho realizado por Corpo de Bombeiros

Corporação também homenageou rapaz que salvou três crianças em um incêndio no bairro da Terra Firme, em 2015

Bombeiros no Amapá iniciam operação em pontos de venda de fogos de artifício

Começa, nesta quarta-feira (12), no Amapá, uma operação para combater irregularidades na venda de fogos de artifício e evitar acidentes durante as festas juninas. O Corpo de Bombeiros vai realizar visitas técnicas nos pontos de venda desses produtos para orientar os comerciantes sobre o correto armazenamento dos artefatos. 

Bombeiros do Amazonas atuam em missão humanitária em Moçambique

Dois bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) foram enviados na semana passada para uma Missão de Ajuda Humanitária em Moçambique. O 2º Sargento BM Samuel Souza da Silva e o Cabo BM Marcus Vinícius Chaves de Freitas atuam no país africano, atingido por um ciclone em março deste ano.

Destacado desde o dia 29 de março para o país africano, o 2º Sargento Samuel conta a sua experiência na missão no continente africano.
Foto: Divulgação/CBMAM
"Viemos para realizar busca, salvamento e resgate de vítimas da catástrofe, mas também estamos trabalhando com a distribuição de remédios, alimentos e construção de abrigos temporários para as famílias atingidas. Muitas estradas ainda estão intrafegáveis, há muitas árvores caídas. Estamos desobstruindo essas vias e auxiliando na construção de novas pontes", relatou o militar.

Outra missão dos militares é chegar a comunidades que estão sem acesso a suprimentos básicos.

“Existem comunidades cujo acesso é somente por via aérea. Nessas, estamos fazendo a distribuição dos remédios e realizando atendimento aos doentes e feridos. Muitos estão desabrigados e se refugiaram nos colégios e em outras estruturas que resistiram ao ciclone. Aqui, até a comunicação por telefone está complicada devido ao desastre”, disse o 2º Sargento BM Samuel.
Foto: Divulgação/CBMAM
Outras missões

O cabo BM Marcus Vinícius atuou nas operações de busca e resgate em Brumadinho (MG) e está a serviço do Governo Federal desde março de 2018. Já o 2º Sargento Samuel Souza da Silva acumula experiências em missões internacionais como Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007, Copa das Confederações FIFA 2013, Copa do Mundo FIFA 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016.

Ciclone Idai

Segundo o último balanço do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique (INGC), o número de mortos no país chega a 598. O ciclone atingiu a região central de Moçambique, além do Maláui e Zimbábue.

Bombeiros paraenses atuarão no apoio a famílias em Moçambique

Um efetivo de 20 bombeiros de vários Estados, que fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), auxiliará no resgate das vítimas do ciclone que atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas em Moçambique, na África. A equipe embarcará na noite desta sexta-feira (29), para sua primeira atuação internacional.


Eles atuarão em operações de salvamento e gestão do desastre no país africano. De acordo com a corporação, os militares são referência mundial neste tipo de resgate por causa das técnicas desenvolvidas nas tragédias de Mariana, na região central de Minas Gerais, e de Brumadinho, no mesmo Estado.
Foto: Divulgação/Agência Pará
Dentre os militares, três pertencem ao Corpo de Bombeiros do Pará - major Wagner Silva, subtenente Silvestre Araújo e sargento Marinaldo dos Santos -, todos especializados em operações aquáticas e mergulhos de resgate. A equipe deve atuar no local por 30 dias, contados a partir de hoje, prazo que pode ser prorrogado.Os trabalhos começarão no próximo domingo (31).

Os militares serão levados por uma aeronave das Forças Armadas, e os materiais (dois veículos, dois botes, três drones e ferramentas pesadas usadas em buscas), também serão transportados até o local.O pedido de apoio humanitário foi feito diretamente pelo presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, ao presidente Jair Bolsonaro.

O ciclone Idai atingiu o sudeste da África há duas semanas e já provocou a morte de pelo menos 750 pessoas em Moçambique, Zimbabwe e Malawi.O Brasil ainda enviará remédios para o atendimento de até nove mil pessoas, pelo período de um mês. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, assinou a portaria que autoriza o envio da Força Nacional de Segurança Pública, publicada na edição de hoje no Diário Oficial da União.


O comandante da força-tarefa será o tenente-coronel Vandernilson Peres, do Corpo de Bombeiros do Acre, tendo como subcomandante o major Wagner Silva. Os dois oficiais comandaram a força-tarefa em Brumadinho. A tropa é especialista em salvamento em soterramentos, enchentes, inundações, estruturas colapsadas e operações aéreas. O envio da tropa foi articulado pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores.

Nova equipe de bombeiros do Pará integra equipe de buscas, em Brumadinho

Após dois anos de criação do Canil e intensos meses de treinamentos específicos, Bombeiros Militares e um cão do Grupamento de Busca e Resgate do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, embarcaram para Brumadinho (MG). A equipe seguiu para o município mineiro para integrar as equipes de buscas pelas vítimas que continuam desaparecidas desde o rompimento da Barragem do Feijão.

Na segunda-feira (25), eles participaram de um treinamento aéreo de adaptação com cães, com a simulação de algumas manobras de helicóptero que serão aplicadas durante as buscas. O vôo foi conduzido pela equipe da Empresa EMAR táxi aéreo, do Rio de Janeiro, composta pelos pilotos Marcos Alvarenga, Rafael Dantas e Bruno Martins.

A equipe é composta pelos Bombeiros Militares, Cabo BM Fábio Lima, Cabo BM Júlio Cesar Galúcio, Cabo BM Angélica, Soldado BM Thiago Carvalho e o cão de Busca "Bart".

De acordo com o Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Tito, a ida da equipe representa o reconhecimento de um trabalho honroso que vem sendo desenvolvido há meses, graças à dedicação dos Militares durante os treinamentos.

No dia 14 deste mês, após atuação no socorro e resgate de vítimas da tragédia ocorrida em Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro, integrantes da corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA) foram homenageados pela Câmara dos Deputados Federais, em Brasília.

Corpo de carioca é resgatado em cachoeira de Presidente Figueiredo, no AM

O corpo da turista carioca Michele Santos, de 30 anos, foi resgatado na manhã deste domingo (22) da caverna de uma cachoeira de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Após 14 dias de buscas, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas conseguiu entrar no local e retirar a jovem, que caiu da cachoeira ao tentar tirar uma selfie, no último dia 8. A entrevista é com o comandante do Batalhão de Bombeiros Especial, coronel Reinaldo Menezes.

*Com reportagem de Paulo Moura

Mais de 40 focos de incêndio são registrados em Guajará-Mirim este ano

Em Guajará-Mirim (RO) um costume antigo dos moradores em atear fogo no lixo, provoca incêndios e queimadas no município e região. Só este ano, mais de 40 ocorrências foram registradas no Corpo de Bombeiros e tem afetado a saúde de muitos moradores.

Busca por turista desaparecida no Amazonas chega ao quinto dia

As buscas pela turista carioca que desapareceu em uma cachoeira em Presidente Figueiredo (AM), no domingo (8), chegam ao quinto dia. Ela caiu da cachoeira e não voltou à superfície quando tentava tirar uma selfie. 

16ª edição do Bike Trilha abre inscrições em Guajará-Mirim

A 16ª edição do Bike Trilha acontece no dia 22 de julho em Guajará-Mirim (RO). O evento espera reunir cinco mil participantes este ano. O subtenente Júnior do Corpo de Bombeiros - órgão responsável pelo evento - falou sobre as inscrições e expectativas.

Mesmo com proibições para queimadas urbanas, incêndios são registrados no Acre

O Corpo de Bombeiros do Acre registrou, somente neste ano, mais de 60 ocorrências de fogo em áreas de vegetação, em todo o Estado. Em Rio Branco já foram registradas mais de 40 ocorrências de queimadas
*Com a colaboração de Marcelo Pereira

Oficina em Manaus pega fogo por causa de armadilha para espantar mosquitos

Uma oficina em Manaus (AM) pegou fogo por causa de uma armadilha para espantar mosquitos. O dono do local contou que colocou papeis em cima de uma forma de ovos e acendeu um fósforo, para que a fumaça afastasse os mosquitos. Ninguém ficou ferido. O sargento do Corpo de Bombeiros, Denis Wilson, explica como agir nesse tipo de situação. 

Criança morre afogada na Ponta Negra, em Manaus

Uma criança de três anos morreu após se afogar na praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), neste domingo (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela foi vítima de afogamento em grau seis, considerado o mais grave. A entrevista é com o terceiro sargento dos Bombeiros, Denis Wilson Ferreira.

Mais de 20 construções passam por inspeção dos Bombeiros em Manaus

Manaus (AM) possui 24 construções que devem passar por inspeção do Corpo de Bombeiros nos próximos meses. Os imóveis apresentam risco de desabar e, se necessário, serão evacuados. A entrevista é com o subdiretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, o Major Cristiano Ferreira.

Homem fica preso em escombros após desabamento em Manaus

Um homem de 67 anos ficou preso aos escombros da garagem de sua casa, após um desabamento, em Manaus (AM). O caso aconteceu na madrugada deste domingo (6), no bairro Dom Pedro.

Homem fica preso em ferragens após acidente em estrada de Manaus

O motorista de uma carreta perdeu o controle e acertou a portaria de uma empresa em Manaus (AM) nesta quarta-feira (2). O acidente aconteceu na estrada do Puraquequara, no Distrito Industrial e ele ficou com uma das pernas presa nas ferragens.

Projeto Bombeiro Mirim abre inscrições em Guajará-Mirim

Estão abertas as inscrições para o projeto social Bombeiro Mirim, em Guajará-Mirim (RO), até o dia 12 de março. Ao todo, 60 vagas serão ofertadas para crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos pelo 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar.