Seja na cultura, gastronomia ou no ecossistema, a Amazônia consegue ser um lugar onde se encontra coisas extraordinárias.
Seja na cultura, gastronomia ou no ecossistema, a Amazônia consegue ser um lugar onde se encontra coisas extraordinárias.
Confira animais e plantas que podem ser encontrados na maior biodiversidade urbana do Brasil.
Entre as espécies mais antigas estão o Urubu-Rei, as Antas e a onça-pintada, que recebem atenção especial em termos de alimentação e cuidados com a saúde.
Por biomas, a Caatinga apresentou a maior disponibilidade de frutas nativas na aquisição pela população (4,20g/per capita/dia), enquanto para legumes e verduras, a Amazônia se destacou (1,52g/per capita/dia).
Nos parques urbanos os amazônidas podem conhecer mais sobre a biodiversidade da região.
A Bacia Amazônica engloba parte de nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Guiana. No entanto, a maior parte da bacia está situada dentro do território brasileiro
Uma pesquisa chama atenção para a biodiversidade desconhecida dessas minúsculas criaturas que vivem bem acima do solo.
Dados levantados por meio do projeto também verificaram o impacto das cidades nos animais que vivem nessas áreas florestais urbanas.
A expedição foi realizada em outubro de 2021, pelo 'Projeto Mantis', que dedicou um mês de pesquisa na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará. Na expedição foi estudado o louva-a-deus, além da fauna, sons e cores características da floresta tropical.
A Conferência da Biodiversidade iniciou no dia 7 de dezembro em Montreal, no Canadá, com o objetivo de discutir ações de sustentabilidade em todo o mundo.
A camiseta oficial divulgada pela CBF possui o estilo 'animal print' inspirado na roseta da onça-pintada, animal que além de transmitir força e sabedoria, é conhecido como símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade.
Nova edição do Relatório Planeta Vivo revela uma queda média de 69% nas populações de animais selvagens em todo o mundo em quatro décadas. Regiões tropicais são as mais afetadas.
Desmatamento, queimadas, biopirataria, garimpo e extinção das espécies são temas cada vez mais recorrentes nas discussões em torno do Bioma. Pesquisador faz alerta sobre as consequências das ações humanas.
Centenas de pesquisas são realizadas todos os anos para compreender diversos fenômenos e mecanismos da natureza. Um destes, por exemplo, consiste no estudo de matérias-primas, como as frutas.
Apesar de sua beleza exótica, o peixe "invasor" pode gerar sérios danos sociais, ambientais e à saúde.
O candiru é da família Trichomycteridae, em que estão inseridas mais de 280 espécies em cerca de 40 gêneros, muitos conhecidos como parasitas, e medem de 5 a 12 centímetros.
O livro "Territórios Insulares - Saberes da Biodiversidade Amazônica e seus Processos Produtivos" propõe discussões sobre modos de vida na comunidade tradicional Igarapé Grande
Grandes cidades surgiram nos arredores de rios e igarapés, que até hoje possuem funções sociais e econômicas na vida de ribeirinhos.
Comuns em território brasileiro, incluindo a Amazônia, as cobras corais falsas e verdadeiras confundem predadores por serem parecidas.