Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Fevereiro 2023

Nova espécie de maracujá é descoberta no Acre

A nova espécie foi coletada durante expedições realizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, em Rio Branco.

“Prestando Contas”: Senadora Mailza Gomes do Acre presta contas sobre mandato político

Promessas de campanha e projetos de lei são questionados na entrevista divulgada no "Bom dia Acre"

Primeira unidade de conservação do Acre tem quase 100% do seu território intacto e preserva espécies ameaçadas de extinção

Estação Ecológica Rio Acre foi criada em 2 de junho de 1981 e é uma das Unidades de Conservação Federal mais isoladas e de difícil acesso na Amazônia.

Seringueiro acreano concorre a prêmio internacional por trabalho sustentável com borracha

"Doutor da Borracha", como é conhecido o seringueiro José de Araújo, concorre a prêmio organizado por uma fundação holandesa com seu trabalho desenvolvido no município de Epitaciolândia.

Tarauacá é a cidade acreana mais atingida por terremotos, aponta levantamento

Segundo estudo publicado em 2021, o Estado faz parte de uma zona tectonicamente ativa, com intensificação dos tremores ao longo dos anos.

Educadora cria 'bicicloteca' itinerante em comunidade rural de município acreano

Maria da Conceição criou a Bicicloteca Itinerante do Caquetá com o objetivo de levar até crianças e jovens livros para incentivar o hábito da leitura.

Acre tem quarta maior área de floresta sob risco na Amazônia Legal em 2023

Levantamento de inteligência artificial se baseia em dados de desmatamento do ano anterior e aponta que Feijó é o município com maior área ameaçada no Estado.

Dobradora do ar? Artista transforma Marina Silva em personagem de 'Avatar'

A comparação se deve à foto da ministra com o convite para a posse do presidente Lula (PT). Na imagem, Marina Silva veste roupas e usa um colar que lembram as vestes dos membros da Tribo dos Nômades do Ar do popular desenho animado.

Estudo inédito aponta que quase 33 milhões de árvores foram derrubadas em 2022 no Acre

Estado é o quinto da Amazônia Legal com mais árvores derrubadas. O Monitor da Floresta inclui um contador que utiliza como base os alertas diários de áreas desmatadas do DETER.

Com 140 anos, Rio Branco é a cidade mais antiga do Acre e ainda não tem hino oficial

A capital acreana, oficialmente, não tem um hino pra chamar de seu. O historiador Marcos Vinícius Neves explica que o hino atribuído à cidade é, na verdade, uma música em comemoração ao centenário da colonização do Acre.

Acumulado de queimadas no Acre em 2022 é o maior dos últimos anos

O acumulado - de janeiro até 17 de dezembro - só não é maior do que o registrado em 2005 no mesmo período, quando o Acre teve 15.993 focos. Já em 2022, esse número foi 11.840.

Amamentação diminuiu risco de malária em crianças acreanas menores de 2 anos

O trabalho é o primeiro a relacionar o aleitamento materno como fator de proteção contra o Plasmodium vivax, responsável por 85% dos casos de malária na região.

Apaixonado pelo time argentino, acreano nomeia filho em homenagem a jogador e torce pelos 'hermanos' na Copa

O policial José Lima começou a admirar o futebol argentino em 1986 e batizou o filho em 1998 em homenagem ao artilheiro da Argentina, Batistuta

Pesquisa contribui com o Zoneamento Ecológico Econômico do Acre

A terceira versão da ferramenta para o Acre, lançada recentemente, atualiza informações sobre os recursos naturais, economia e populações do estado e evidencia mudanças ocorridas na última década.

Curso analisa povos originários da floresta que viveram na pré-história do Acre

Os participantes aprendem mais sobre a história dos povos originários que habitaram no Acre por milhares de anos e não deixaram documentos escritos, mas símbolos, geoglifos, cerâmicas, etc.

Secretário de empreendedorismo do Acre fala sobre turismo de base comunitária como fonte de renda no estado

O secretário foi entrevistado no quadro "Amazônia Que Eu Quero" no jornal matinal "Bom dia Acre" e falou sobre as principais ações do estado para expandir o empreendedorismo na região.

Acre boliviano? Tratado de Petrópolis completa 119 anos

O documento assinado por Brasil e Bolívia previa a demarcação de fronteira entre os dois países.

Especialista faz alerta sobre mudanças climáticas no Acre

Com novembro atípico, fenômeno La Ninã promove mudanças no clima do Acre. Desmatamento e queimadas também são causas importantes para as alterações.

Liderança indígena acreana comemora tema da redação do Enem e fala sobre desafios

O tema escolhido foi 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'.

Reserva Chico Mendes lidera ranking de áreas protegidas mais pressionadas pelo desmatamento, aponta Imazon

De acordo com os dados do levantamento trimestral, a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, foi a unidade de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia entre julho e setembro deste ano.