Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Casos de Aids têm aumento de 39,7%, entre 2018 e 2019 no Amazonas

Os dados são referentes aos anos de 2018 e 2019.

Eleições 2018: saúde pública

Assunto bastante discutido nos últimos anos no Amazonas, a saúde pública é uma das principais preocupações da população. No terceiro Audiência Pública Manaus especial das Eleições 2018, nesta sexta-feira (29), Fábio Melo debate o tema com o defensor público do núcleo especializado em saúde da Defensoria Pública do Amazonas, Arlindo Gonçalves; a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, Eliana Feijó Leite; e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, Januário Carneiro Neto.

Ouça a segunda parte:
Ouça a terceira parte:
Ouça a última parte:
Para participar do Audiência Pública Manaus, envie mensagens para o (92) 98115-8557 (whatsapp) ou para o e-mail [email protected], de segunda à sexta.

Campanha da Fraternidade 2018 alerta sobre violência no País

Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança na quarta-feira de cinzas o tema da Campanha da Fraternidade. Tradicionalmente é proposta uma discussão sobre um problema da sociedade e este ano o foco é a superação da violência. A Unicef inclui na lista de formas de violência: tortura, discriminação, negligência e abandono, trabalho infantil, tráfico de crianças e adolescentes, etc.

Ana Maria Reis recebe no Audiência Pública Manaus desta quarta-feira (14), para discutir o tema, a presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-AM, Gina Sarkis, e o secretário de Segurança Pública e Vice-Governador do Amazonas, Bosco Saraiva.Ouça a segunda parte:
Ouça a terceira parte:
Para participar do Audiência Pública Manaus, envie mensagens para o (92) 98115-8557 (whatsapp) ou para o e-mail [email protected], de segunda à sexta.

Bloco das Piranhas leva criatividade à Arena da Amazônia; veja as fotos

Fantasias inspiradas na internet, em contos de fadas e personagens infantis deram um colorido diferente ao Bloco das Piranhas, em Manaus. A edição 2018 do tradicional bloco aconteceu neste domingo (11) na Arena da Amazônia e foi marcada pelas fantasias em grupo.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
De acordo com reportagem publicada pelo G1 Amazonas, um dos grupos que mais chamou a atenção dos foliões foi grupo composto pelo cirurgião dentista Vitor Hugo Braz, de 24 anos. Fantasiado de Facebook, ele estava acompanhado por mais sete amigos, cada um representando uma rede social diferente.

"A gente queria algo diferente e, como eu sabia que todo mundo ia querer vir de unicórnio, então a gente decidiu vir de rede social. E vamos levar essa vibe para outros blocos também", contou.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Personagens tradicionais do universo infantil também marcaram presença, entre eles. a bruxa Cuca, do "Sítio do Pica-pau Amarelo", a turma do filme "Madagascar", Pikachu e muitos outros.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Foto:Reprodução/Rede Amazônica

Estudantes têm até quarta-feira para pedir vaga em lista de espera do Sisu

Termina na próxima quarta-feira (7) o prazo para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que pretendem concorrer a uma vaga em instituições de educação superior na lista de espera manifestarem seu interesse. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.

Para manifestar o interesse na lista de espera, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. Os candidatos também podem acompanhar sua inscrição pelo aplicativo para celulares, onde podem ser acessadas as classificações parciais e notas de corte, além do resultado final e a lista de aprovados.

Também termina na quarta-feira o prazo para matrículas na chamada regular do Sisu. Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Três partidas abrem a Copa Verde 2018 nesta quarta-feira

A quinta edição da Copa Verde começa na noite desta quarta-feira (31) com três partidas simultâneas: no Espírito Santo, Acre e Roraima. O lançamento do campeonato aconteceu nesta terça-feira (30), em Rio Branco, no Acre.
Foto:Lucas Figueiredo/CBF
"A parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é fundamental, pois não há instrumento com capacidade de mobilização tão grande quanto o futebol", afirmou o secretário. "Associar futebol e meio ambiente é fundamental para consolidar esse conceito no Brasil e no mundo", disse o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

O presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes, reforçou a importância da preservação ao meio ambiente, essência da competição, e anunciou as novidades para esta temporada, como a ampliação do concurso de redação. O evento de lançamento da Copa Verde 2018 também contou com a presença de autoridades locais e presidentes de federações.

Na condição de anfitrião do evento, o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, mostrou grande alegria por receber o evento de abertura da Copa Verde 2018 e falou sobre a importância da competição para os clubes do seu estado.

"É motivo de muita alegria, o Acre é um estado que preserva o meio ambiente e receber o lançamento da Copa Verde na nossa cidade é um orgulho muito grande. Queríamos agradecer ao presidente Nunes por todo o apoio da CBF e essa visita que está nos fazendo, por transformarem o Acre na capital do futebol na data de hoje", destacou.

Outro anfitrião do dia, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, destacou a histórica relação do estado com a preservação ambiental.

"A Copa Verde é a grande vitrine para o Norte, Centro-Oeste, Espírito Santo... Oportunidade dos clubes locais participarem de uma competição nacional importante. Quero agradecer a vinda de todas as federações e ao apoio da CBF. Rio Branco recebeu o lançamento da competição e isso só reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e as ações de sustentabilidade", declarou.

Concurso de Redação

Edson Duarte destacou que, neste ano, o concurso de redação com tema ambiental foi ampliado para todos os 11 estados integrantes da Copa Verde e deve alcançar em torno de 9 mil escolas. "Nos associamos ao Ministério da Educação, por meio da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que vai discutir o tema água", explicou. No ano passado, 45 escolas participaram do concurso de redação.

Sobre a competição

A Copa Verde é um campeonato de futebol disputado por 18 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. A competição é acompanhada de ações que estimulam a consciência ecológica, como a reciclagem de materiais, concursos de redação com temas ambientais, aulas de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade e compensação das emissões de carbono.

Na edição de 2017, o campeonato evitou a emissão de 19 toneladas de carbono e gerou uma economia de 51,6 m³ de água por meio da coleta de resíduos sólidos; destinou à reciclagem 2,57 toneladas de garrafas pet e compensou todo o carbono emitido pela competição (265 toneladas de CO2) por meio do plantio de 1.450 mudas de árvores em Anapu (PA), entre outras ações.

Lixo Zero

Na noite desta quarta-feira (31), cooperativas de coleta de lixo locais estarão na Arena da Floresta para realizarem a reciclagem dos resíduos e conscientização dos torcedores. A ação será desenvolvida durante a partida entre Atlético-AC e Santos-AP. A campanha Lixo Zero terá apoio da Caixa Econômica Federal. A coleta seletiva será realizada em todos os estádios que receberem os jogos. As cooperativas de catadores de materiais recicláveis já estiveram presentes na fase preliminar, disputada entre os times Princesa do Solimões (AM) e Interporto (TO) e Corumbaense (MS) e Ceilândia (DF).

A Copa Verde 2018 segue com o mote Carbono Zero e continuará promovendo a troca de garrafas PETs e latas de alumínio por ingressos para os jogos. Os Ecocopos (copos reutilizáveis distribuídos na entrada dos jogos), ingressos de papel semente e o cartão verde nas partidas (que valoriza o "fair-play" no jogo) também continuam nesta temporada.

5 profissões que vão crescer em 2018

Sisu oferta mais de 30 mil vagas para os estados da Amazônia

Começam nesta terça-feira (23) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018. Pode participar, quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017.

O Sisu dá acesso a vagas em universidades públicas e institutos federais em todo o país, a partir das notas obtidas no Enem.

Neste ano, as inscrições foram antecipadas e seguem até esta sexta-feira (23). Para os estados da Amazônia estão sendo oferecidas 30.644 vagas em 613 cursos de graduação, entre tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. Mato Grosso é o que oferece maior número de vagas, seguido por Pará e Tocantins.

Para fazer a inscrição é necessário que o estudante tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada, e acessar o site: https://sisu.mec.gov.br    
Foto: Portal Amazônia
Somente quem realizou o ENEM 2017 e não tirou nota zero na redação, pode fazer a inscrição no Sisu do primeiro semestre de 2018, e escolher até dois cursos diferentes.

O resultado do Sisu está previsto para o dia 29 de janeiro, e as matrículas já poderão ser feitas de 30 de janeiro a 07 de fevereiro.Aos candidatos que não consigam a vaga em primeira chamada, podem entrar na lista de espera que ficará aberta de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, e caso hajam desistências, uma nova chamada será feita em 9 de fevereiro com as vagas restantes.

Como fazer o planejamento financeiro de 2018

Carnaval 2018 conta com 100 bandas e blocos em Manaus

A partir do último fim de semana de janeiro, 100 blocos e bandas tomarão às ruas de Manaus (AM) para o Carnaval 2018. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e serão realizados até o dia 3 de março. Veja a lista completa:

27/01

Banda do Boteco Ideal, Banda da Chiquita e XII Banda do Tracajá

28/01

Banda do Galhardo e Vitória do Morro da Praça 14

02/02

Banda do Coronel e Banda da Baby

03/02

Banda da Bica, Bloco do Pirão-AM, Bloco do Pagode dos Primos, Banda da Difusora, Banda das Candinhas, Bloco Carnavalesco Gaiola das Loucas, Bloco do Madruga, Bloco das Apertadas, Banda Mauzinho na Folia, Banda do Marquinho e a Banda Interativa Confraria do Colares

04/02

Bloco dos Amigos da Vitória Régia, Banda do Papa Sopa, Banda Baixa da Hégua, Apoteose da Banda do Boulevard, Banda dos Brochas e Banda da Paz

09/02

Banda da Angélica e Banda do Castelo

10 a 13/02

Carnaval de Educandos 2018

10/02

Banda do Bocal Queimado 2018, Banda da Jaqueira, Bloco Carnavalesco Fura Olho, Banda das Virgens, Bloco das Encantadas, Banda do BJ e Banda do Manôa

11/02 

Bloco das Piranhas, Bloco do Feijão, Bloco da Menopausa, Banda Carnavalesca 2018 do G.R.S. Jovens Livres da Cachoeirinha, Banda Fura Olho, Banda dos Assombrados, Banda do Joatan, Banda do Théo, Banda do Pimentão 2018, Banda do Mano, Banda do Pepety, Banda das Duquesas da 14, Banda da Getúlio, Banda do Alho, Banda do JT, Bloco da Vovó Judith, Banda Amigos do Bá, Bloco dos Infiéis e Banda Kaça Kabaço 2018

11 a 13/02 

Banda Maranatha 2018

12/02 

Banda Amigos da Folia – Tô na Barca, Bloco das Cabritas, Banda Amigos da Onça, Banda do Gigante, Banda dos Fofos, Banda Geração 80, Bloco das Virgens, Banda Veio pra Ficar, Banda Como o que Cair, Bloco do Caldeira, Banda de Carnaval Juventude Ativa, Banda da 5 e Banda Império do Mauá

13/02 

Galo de Manaus, Banda do Jacaré 2018, Banda Baratas na Folia, Banda do Bin Laden, Bloco dos Borós, Banda do Pedrinho, Banda dos 5 Estrelas, Banda do Copo Cheio, Carnaval Popular da Zona Norte, Bloco do Frei José, Banda da Redenção, Bloco Carnavalesco Siri quer Pau, Banda da Sarita e Banda dos Kretinus

16/02

Bloco Vermelho e Preto e Banda da Equipe Fire Brothers

17/02

Banda da Marechal, Banda do Flajorge, Bloco do Mazon, Banda da Rua Santa Isabel, Bloco do Cabeção, Bloco Amigos da Zuila e Banda de Carnaval Patrões da Elyte

24/02 

Bloco dos Pitt Bichas, Bloco das Poderosas, Banda dos Favoritos, Banda do Lambão do Coroado

27/02 

Banda do Jangadeiro

28/02 

LGBT Folia a Banda

03/03

Bloco Dom da Zueira, Banda Tira Ressaca Rosas da Noite e Banda Cintura de Kibe 2018

*A programação pode sofrer alteração.
 

Porão do Alemão abre temporada 2018 com Festa do Pijama

Depois de 20 anos a festa mais irreverente da cidade está de volta. Será dia 11 de janeiro no Porão do Alemão, A Festa do Pijama. A ideia é resgatar o ambiente de garagens e muita diversão presentes nas festas dos anos 80 e 90 em Manaus.

Será a primeira festa típica do ano, abrindo a temporada de 2018 do Porão do Alemão e como manda a tradição desse evento, o traje Pijama é obrigatório.

Para animar os clientes, as bandas Rockaholics e Rahvox preperaam um repertório de clássicos nacionais e internacionais. Nas pick-ups do evento os Djs Fernando Araújo e Cybernet agitam o público presente.

Promoções

Em continuidade à promoção de férias, o Templo do Rock segue com os descontos no cardápio e nos combos de bebidas. Os petiscos e sanduíches continuam pela metade do preço, estão inclusos pastéis, bolinhos (exceto bacalhau), nuggets e todos os sanduíches.

Na parte das bebidas, o chopp custará R$ 6, a cerveja Budweiser tem promoção no cooler, comprando 10 leva 12, além dos combos de Smirnoff, Ketel one e Ballantines, todos acompanham energéticos (exceto Red Bull). Além de todos estes descontos, o bar oferece 2 mil latas de Brahma (269ml) a R$ 5 em dobro, ou seja, por este valor o cliente leva 2 unidades da bebiba até meia noite.

Ainda em promoção estão as entradas free para os aniversariantes, que pode levar até 4 acompanhantes e quem chegar ao Porão através de aplicativo de transporte particular, tendo que mostrar a viagem na bilheteria.

SERVIÇO:
O que: Papai Viajou, A Festa do Pijama 2018
Onde: Porão do Alemão (Av. São Jorge, 1986 – São Jorge)
Quando: 11 de janeiro, a partir de 18h (Happy Hour)

Atrações:
Bandas Rahvox e Rockaholics
Djs Fernando Araújo e Cybernet
Informações: 98138-0045

Folia com Mazé Mourão

Com organizar as finanças para 2018?

Neymar se declara para Bruna Marquezine no primeiro dia do ano

#VALOR!

Recuperação do corpo no novo ano

Com certeza tem alguém que se descuidou, comeu demais ou de menos, e agora quer melhorar a saúde este ano. Para ajudar a descobrir formas de melhorar a saúde, Ana Maria Reis recebe no Audiência Pública desta terça-feira (2) a nutricionista Raphaela Cabral, o profissional de educação física Rogério Carvalho e ainda o nutrólogo Daniel Oliveira.
Ouça a segunda parte:
Ouça a terceira parte:
Para participar do Audiência Pública, envie mensagens para o (92) 98115-8557 (whatsapp) ou para o e-mail [email protected], de segunda à sexta.

Desafios e perspectivas na economia no novo ano

1 de janeiro de 2018

Foto:Reprodução/Instagram-Maze Mourão
Passei e estou passando por várias gerações nesta minha vida. Estou vivendo a terceira geração, enquanto mulher, digamos assim. A primeira foi com a minha família. A dona Leonor, minha mãe, ela era ‘avant-garde’, mas quando se tratava de falar à mesa, era proibido. Os cinco filhos do professor Mourão baixavam a cabeça e quem falava eram os mais velhos.

Sair com eles, só para aniversários de criança, de família ou dos filhos dos amigos. Maquiagem era o rouge, pó compacto, lápis de sobrancelha. Meninas de oito, nove, dez anos, nem pensar! Lembro da primeira vendedora ‘Avon, Chama’... a Terezinha. Eu decorava cada página do catálogo. Usar, mesmo, só o perfume Toque de Amor, com parcimônia para não acabar logo.

Depois, veio o meu casamento. Sim, casei com 17 anos, sem nenhum sentimento de culpa, nem da família e nem do noivo. Éramos todos jovens. Meio que mesclamos a educação ‘fuethiana’ com a meio liberdade concedida por dona Leonor. Fomos levar até a porta e buscar em todos os 15 anos que os meninos eram convidados. Era possível ver a Alessandra, toda vestida com as minhas roupas, colares, saltos e maquiagem brincando com as suas bonecas. Mas, em festa de gente grande, eles não iam, não frequentavam os nossos eventos em casa, tinham hora para dormir e, na maioria das vezes, não podiam contestar as decisões tomadas por nós, seus pais. Mas nunca foram rebeldes sem causa, ainda bem.

Agora, estou na geração Manuela. São várias ‘Manuelas’ que povoam o mundo. Elas têm nove, dez, 11 anos e sabem de tudo. A minha Manauela, hoje, por exemplo, escolheu o vestido, sapato, lingerie, maquiagem e cabelos que eu deveria usar para impressionar o meu ‘date’.  Sabia a cor ideal do batom, o nível da base, como usar o corretivo para tirar olheiras. Mas tudo com muita leveza, como se ela estivesse conversando com uma das suas colegas. As suas contestações, com a mãe e o Preto (como ela chama o padrasto), são pertinentes e com fundamentos irretocáveis.

Fico horas com ela trocando ensinamentos de apps de celular, como usar as palavras nas redes sociais. Coloca para sortear as bolsas, roupas e afins, tudo com a finalidade de aumentar os meus de seguidores. Comprar, jamais! A verdade que passei e estou passando por três gerações, vivi e fui feliz com as duas primeiras, nunca tive síndrome de rejeição e nem fiquei emburrada pelos cantos. Mas essa atual geração, das ‘Manuelas’, é maravilhosa! São livres, desencanadas, felizes, resolvidas. Me renovo meses, anos, adoro. Até!

Como desenvolver a motivação para 2018

Resoluções para um 2018 mais sustentável

As funções que serão mais procuradas pelas empresas no Amazonas em 2018