Em relação à chikungunya, o boletim evidencia aumento expressivo no número de casos confirmados em 2025, com 156 registros distribuídos em 26 municípios do Amazonas.
A Portaria do Ministério da Saúde também estabelece que estados e municípios, em parceria com os DSEI, deverão definir fluxos regulatórios específicos para o atendimento aos povos isolados e de recente contato.
Iniciativa desenvolvida pela Afya Faculdade de Ciências Médicas na Aldeia Correnteza, na TI Rio Urubu, une ciência e saberes tradicionais, para fortalecer as práticas de saúde e bem-estar.
A iniciativa de saúde indígena busca contribuir para o aprimoramento das políticas públicas interculturais na Região Amazônica, considerando os dois países envolvidos (Brasil e Bolívia).
Secretaria de Saúde do estado orienta sobre hidratação, alimentação e cuidados básicos para evitar mal-estar durante os shows do maior Ano-Novo da Amazônia.
Estudo internacional realizado em parceria com pesquisadoras da USP mostra que municípios próximos às áreas demarcadas apresentam risco menor para doenças cardiovasculares, respiratórias e zoonóticas.
O acordo beneficiará cerca de 23 mil indígenas, distribuídos em 219 aldeias, e prevê o desenvolvimento conjunto de formações, pesquisas, projetos e metodologias aplicadas ao contexto amazônico.
Chuvas intensas e mudanças de temperatura durante o inverno amazônico, pedem cuidado com a hidratação e escolhas de alimentos saudáveis para fortalecer imunidade e com a higiene e armazenamento dos alimentos.