Antropóloga colombiana pesquisou o papel da dança e das máscaras em processos de aliança e cura para os povos da região do Baixo Caquetá, no chamado Baile del Muñeco.
Antropóloga colombiana pesquisou o papel da dança e das máscaras em processos de aliança e cura para os povos da região do Baixo Caquetá, no chamado Baile del Muñeco.
"Tela" escolhida é uma parede com 37 metros de altura e sete metros de largura em um prédio do Ministério Público de Rondônia. Mural foi nomeado de "Brasileiras e Brasileiros".
O livro de Sony Ferseck não chegou a etapa final de cinco selecionados, mas concorreu com nove títulos de todo o país na categoria poesia da premiação.
O projeto é sobre o desenvolvimento de um aplicativo que reúne caracteres especiais e combinações de diacríticos para mais de 40 línguas indígenas.
Foco do projeto é no Estado de Rondônia, através de retratos de ribeirinhos, quilombolas, negros e indígenas.
Cada bandeira tem uma simbologia que representa parte da história de seu Estado.
Em entrevista exclusiva ao Portal Amazônia, o governador Antonio Denarium afirmou que todas as expectativas foram alcançadas na 42ª edição do evento.
Fazenda na estrada da Serra do Tepequém vende queijo produzido pela quarta geração da mesma família. Método de produção artesanal garante singularidade da receita.
Com o reconhecimento do Iphan, o cemitério Campo Santo do Bom Jardim passa a ser tutelado pelo poder público, cabendo ao Instituto sua proteção.
Há 22 anos, Unidade de Conservação no Pará guarda vestígios da presença humana na região de mais de 12 mil anos.
Terra indígena é vizinha do Parque Nacional da Serra do Divisor, no interior do Acre. Etnia tenta expandir a demarcação de terra.
Com mais de 400 composições no currículo, o Mestre Damasceno já recebeu diversas homenagens, inclusive, foi tema de uma escola de samba no Rio de Janeiro.
Na época, o Iphan explicou que já havia um projeto de restauração planejado desde 2014, mas, após a cheia do rio, precisou passar por modificações.
Desafios arqueológicos, cestarias produzidas no noroeste do Pará entrelaçam tradições do passado e tendências atuais em diálogo com a natureza.
Sioduhi Piratapuya integra o curso de MBA em Negócios e Estética da Moda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e faz reflexão sobre a falta de indígenas no meio acadêmico.
A área era formada pela Praça Oswaldo Cruz e os seus jardins que existiram até 1975.
Vestes foram feitas por Juan Gabriel Albuquerque Ramos, que é natural de Manaus, e foram usadas pelo Papa durante o encerramento do Sínodo, que ocorreu em outubro.
Os produtores dos festivais, atuando de maneira integrada, veem no atual cenário, um momento oportuno para a retomada de seus projetos, que podem somar e dar ainda mais vulto ao movimento de ampliação da produção cultural da Amazônia Legal.
Os projetos do artista geralmente são uma resposta à uma situação social ou uma reação ao que está acontecendo ao nosso redor.
Alguns, apelidados pelos próprios moradores no passado, permanecem vivos na memória recente, lembrados com saudosismo.