Missa e espetáculo de fogos encerram o 226º Círio de Nazaré, neste domingo

O encerramento da 226ª edição do Círio de Nazaré acontecerá, neste domingo (28), com uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica Santuário, às 18h. No total foram 15 dias de devoção e expressão de Fé a Nossa Senhora de Nazaré.

Após a missa, segue a cerimônia de encerramento da Festividade com a presença de toda a Diretoria da Festa e o desligamento das luzes da fachada da Basílica Santuário, para iniciar ao show pirotécnico, previsto para 21h50. O espetáculo é sempre muito esperado pelos fiéis da Virgem Maria. Na ocasião, também será divulgado o tema do Círio 2019.

O espetáculo de fogos deve durar cerca de 10 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, cerca de uma tonelada de fogos de artifício serão queimadas, seguindo as orientações técnicas e legais.

Os fogos serão novamente instalados na 28ª Circunscrição de Serviço Militar (28ª CSM), localizado na Tv. 14 de março. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System, de Belém.

Segurança

Para garantir a segurança do encerramento da festa, cerca de 1.400 pessoas estarão trabalhando. Serão policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, representantes da Semob, da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré.

Outra medida de segurança tomada no encerramento da festa foi o bloqueio para o acesso de veículos das vias das áreas próximas à Praça Santuário de Nazaré. Esta ação vai permitir que os fiéis possam concentrar-se com mais facilidade para assistir ao espetáculo pirotécnico. A partir das 18h, serão isolados os seguintes pontos: Av. Nazaré com Travessa Quintino Bocaiúva, Av. Generalíssimo Deodoro com Av. José Malcher, Travessa Quatorze de Março com Av. Gentil Bittencourt. Também a partir de 20h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por questões de segurança e por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente no dia seguinte.

O Círio 2018

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade