Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Dia Mundial do Gato: conheça os "gatinhos" da Amazônia

RTEmagicC_Onca_pintada_03-FOTO: EMILIANO RAMALHO/INSTITUO MAMIRAUÁ

Os felinos são animais constantemente associados ao companheirismo com humanos. Os fascinantes animais, da família dos Felídeos, que foram domesticados, cativam corações mundo à fora. No Brasil, por exemplo, o Censo do Instituto Pet Brasil indica um crescimento na população de gatos domiciliados de 6% (27,1 milhões) e superior ao de cães (4%), entre 2021 a 2022.

Mas na Amazônia, além de encontrar os "bichanos" nas casas, é possível encontrar algumas espécies nas florestas:

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

O gato-maracajá é um felino pintado de pequeno porte que vive nas florestas tropicais, mais especificamente, na América Central e na América do Sul. Ele possui uma impressionante capacidade para saltar e é o único felino da América cujas articulações giram o suficiente para ficar de cabeça para baixo em árvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo. 

Saiba mais: Amazônia de A a Z - Gato-maracajá

Foto: Malene Thyssen/ Wikimedia Commons

Onça-parda (Puma concolor)

A onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felino do Brasil. Este animal ocorre em uma ampla variedade de hábitats e atualmente tem sido cada vez mais frequentes os relatos de aproximação deste animal com o ser humano. Esses animais são ótimos nadadores e, diferente da onça-pintada que rugi, a onça-parda tem uma vocalização parecida com a dos gatos domésticos. 

Saiba mais: Conheça a onça-parda, o segundo maior felino do Brasil

Foto: Reprodução/Rogério Cunha

Gato-mourisco ou jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi)

Com característica física semelhante a uma onça, o gato-mourisco é conhecido na língua tupi-guarani como 'gato cinzento e escuro' ou 'o quarto gato'. Ele recebeu o nome de 'quarto gato' em referência a outras três outras espécies famosas na floresta amazônica, a jaguatirica, o gato-do-mato e o gato-palheiro.

Apesar de habitar nas regiões amazônicas, o gato-mourisco ou jaguarundi (Puma yagouaroundi), é um animal nativo da América do Norte, mas que atravessa diversas regiões, desde Argentina até as ecorregiões do Brasil.

Saiba mais: Gato-mourisco, felino raro de encontrar na Amazônia

Foto: Reprodução/Facebook-Felinos Selvagens do Brasil

Onça-pintada (Panthera onca)

A onça-pintada (Panthera onca) é um dos animais que mais representam a Amazônia. Ela é considerada a rainha da floresta. O Instituto Mamirauá, uma organização social de pesquisa e desenvolvimento sustentável atuante no Amazonas, listou dez fatos que você (talvez) não saiba sobre o maior felino das Américas:

Saiba mais: Onça-pintada: dez curiosidades sobre o maior felino das Américas

Foto: Brandi Jô Petrônio/Instituto Mamirauá

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/