Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Situação de Emergência para combate ao sarampo em Manaus será mantida por mais 180 dias

Situação de Emergência para combate ao sarampo em Manaus será mantida por mais 180 dias
O prefeito Arthur Virgílio Neto assinou um novo decreto de Situação de Emergência pela continuidade ao trabalho de enfrentamento ao sarampo em Manaus. O decreto foi publicado na edição 4507 do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (28), mantendo a cidade em Situação de Emergência por mais 180 dias.

“Completamos um mês sem registro de novos casos de sarampo, graças ao nosso reforço intenso de imunizar crianças, jovens e adultos, não apenas nas Unidades Básicas de Saúde, mas também nas casas, escolas, igrejas e locais de grande movimento. Mesmo assim, optamos em manter por mais seis meses essas ações para que possamos erradicar novamente essa doença de Manaus”, declarou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, explica que o primeiro decreto de Situação de Emergência, publicado no dia 03 de julho, com validade de 180 dias, foi uma das medidas executadas pela Prefeitura de Manaus para combater a doença, permitindo agilizar as ações de prevenção e controle do surto de sarampo.
 
Foto: Altemar Alcantara/Semcom 
“A Secretaria Municipal de Saúde solicitou a manutenção da Situação de Emergência considerando que, apesar da redução no número de casos notificados da doença nos últimos meses, o vírus continua circulando no município, ainda com registros de novos casos suspeitos. Então, é preciso manter o alerta máximo para garantir a quebra da cadeia de transmissão”, informa Magaldi, destacando que entre 16 e 22 de dezembro, foram notificados apenas dois novos casos suspeitos.

O decreto também leva em consideração o fato de que, mesmo após a intensificação de vacinação e realização de campanha para a população de seis meses a cinco anos, que alcançou uma meta de cobertura de 103%, os casos suspeitos de sarampo nessa faixa etária ainda estão sendo registrados.

“As crianças de até cinco anos fazem parte do grupo de maior risco para desenvolver complicações graves pelo sarampo e por isso é importante continuar a intensificação de vacinação nessa faixa etária, realizando busca ativa no caso de crianças que ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal recomendado”, alerta Magaldi.

Certificação

A assinatura do novo decreto segue ainda a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e leva em conta a necessidade de eliminação do surto de sarampo em Manaus para assegurar a manutenção da certificação do Brasil e das Américas Livre do Sarampo.

O encerramento do surto só pode ser declarado após a ausência de confirmação de casos por um período de no mínimo 90 dias, sendo que o último caso confirmado de sarampo no município foi registrado no dia 22 de novembro.

Casos

O 42º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo, divulgado pela Semsa na última segunda-feira, 24/12, aponta que, desde fevereiro, Manaus registra 8.977 notificações de sarampo. Desse total, 7.297 são casos confirmados, 1.668 descartados após investigação e 12 casos ainda em investigação (aguardando resultado laboratorial).

Em Manaus, a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, é recomendada para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos, e está disponível em 183 salas de vacina do município de Manaus. A lista com o endereço das Salas de Vacina pode ser acessada no site da Semsa.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/