Manaus 30º • Nublado
Terça, 07 Mai 2024

Comitiva de lideranças indígenas transfronteiriças de Roraima entregam carta aberta para Sônia Guajajara

Uma comitiva formada por lideranças indígenas transfronteiriças de Roraima entregou uma carta aberta à ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, nesta quinta-feira (25), em Brasília, destacando a necessidade de reforçar a atenção do governo federal junto aos povos originários da Venezuela que estão no Brasil. A entrega foi acompanhada por equipes da Cáritas Brasileira, que acompanham a ação para mediar diálogos e incidir junto aos entes federativos.

"Hoje entreguei a carta da minha comunidade Warao Ajanoko nas mãos da Ministra Sônia Guajajara com a expectativa de que nos dê uma resposta positiva sobre as demandas que apresentamos na carta. Dentre elas, que a nossa comunidade seja reconhecida como comunidade brasileira, para que tenhamos todos os benefícios enquanto indígenas que somos e ter o reconhecimento da Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas]", comentou Diolimar Tempo, vice-presidenta da comunidade.

O documento entregue à ministra é assinado pelas lideranças de Tarau Paru e Sakaomota, localizadas na Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima; e da comunidade Warao Ajonoko, no município de Cantá. Essas comunidades somam uma população de ao menos 1,5 mil pessoas, entre brasileiras e venezuelanas.

Diolimar Tempo, vice-presidenta da comunidade indígena Warao Ajanoko (RR) entrega carta aberta das comunidades indígenas transfronteiriças de Roraima à ministra Sônia Guajajara. Foto: Paula Lanza/Cáritas Brasileira

A dificuldade de acesso a direitos é uma realidade de indígenas naturais do Brasil, mas é sentida de maneira mais intensa pelos povos em processo de deslocamento forçado, devido à lacunas legais e ausências de políticas públicas pensadas para esses sujeitos, como é o caso da população que vive nessas comunidades transfronteiriças localizadas em Roraima.

O documento entregue nesta quinta-feira (25) à ministra, durante o II Seminário sobre Direitos dos Povos Indígenas, na Câmara dos Deputados, reúne as cartas escritas por cada região representada, com demandas das comunidades indígenas locais que enfrentam desafios complexos, incluindo ameaças à preservação de suas tradições culturais e à garantia de acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

E para que isso seja garantido, é necessário pautar a demarcação das terras indígenas, conforme reforçou a Ministra Sônia Guajajara: 

"Precisamos seguir firmes, defendendo todos os nossos direitos, trazendo sempre a demarcação das terras indígenas como essa prioridade que garante a dignidade, a segurança e a vida dos povos indígenas. Seguimos juntos para que a gente traga a proteção para os territórios indígenas e a segurança para as nossas lideranças".

A ministra ainda saudou o cacique Nailton Muniz Pataxó, presente à atividade, cuja irmã Maria de Fátima Muniz, a pajé Nega Pataxó, foi assassinada durante um ataque sofrido pelos indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, no Sul da Bahia.

Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Deputada Federal Dilvanda Faro, presidenta da Comissão da Amazônia e Povos Originários (CPovos) da Câmara dos Deputados e a Deputada Federal Célia Xakriabá, 2ª vice-presidenta da CPovos.
Foto: Paula Lanza/Cáritas Brasileira

Agenda de incidência política 

Desde o dia 22 de abril, assessores da Cáritas Brasileira acompanham as lideranças das comunidades indígenas transfronteiriças, durante o 20° Acampamento Terra Livre, em Brasília. Na agenda, Diolimar Tempo (Warao Ajanoko), Dixon Tello (Tarau Paru) e Selva Taurepang (Sakaomota) participam de plenárias e entregam as cartas elaboradas pelas próprias comunidades representadas para autoridades públicas.

Além da ministra Sônia Guajajara, receberam as cartas a deputada federal Célia Xakriabá e o deputado federal Zé Haroldo Cathedral. Na terça-feira (23), o deputado federal Túlio Gadelha convidou as lideranças para espaço de fala na plenária sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental, na Câmara dos Deputados.

Veja mais notícias sobre CidadaniaRoraimaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/