Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Boca do Acre decreta situação de emergência após cheia dos rios Acre e Purus

Situação de emergência por conta da cheia em Boca do Acre em 2024. Foto: Divulgação

O município de Boca do Acre, no interior do Amazonas, decretou situação de emergência após os rios Acre e Purus ultrapassarem a cota de transbordamento. Nesta sexta-feira (8), o nível dos rios atingiu a marca 19,98 metros, mais de um metro acima do normal para o período.

A cheia na região tem afetado mais de 10 mil famílias na região, conforme o secretário de Defesa Civil, Jhonny Noronha. No dia 3 de março, a Defesa Civil do Amazonas já havia divulgado a possibilidade de inundação na região por conta da subida das águas no Rio Acre.

Até esta sexta (8), os rios Acre e Purus chegaram a cotação de 19,98m. O nível dos rios está acima da cota de transbordamento, que é de 18,80 metros.

Outro município do interior do Amazonas, Envira, já havia decretado situação de emergência, na segunda-feira (4), por conta da cheia dos rios Tarauacá e Envira.

Cheia no Acre

O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Cerca de 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. O problema também tem afetado o município de Boca do Acre, que fica na fronteira com o estado vizinho. 


Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAcreAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/