Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Hemoacre faz campanha para doação de sangue em Acrelândia

Hemoacre faz campanha para doação de sangue em Acrelândia
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com um ônibus de captação na cidade de Acrelândia, a 105 quilômetros de Rio Branco, para uma campanha de doação de sangue. O objetivo é captar cerca de 50 bolsas em dois dias para abastecer o estoque. Os profissionais iniciaram a campanha nesta terça-feira (11) e ficam na cidade até quarta (12), quando retornam para a capital acreana.
"Estamos precisando de todos os tipos. Desde dezembro não conseguimos normalizar nosso estoque. Não sei se é por causa das chuvas, férias, viagens, mas não normalizou. Até semana passada estava muito baixo, só duas bolsas", disse a gerente de Captação do Hemoacre, Quésia Nogueira.
Apesar da campanha, a gerente diz que a equipe não deve alcançar o objetivo das 50 bolsas. A média de doações na cidade é de 100 bolsas de sangue por ano. "Hoje já verificamos que não vai ser possível devido a chuva. A coleta começou tarde porque choveu bastante no município", lamentou.
Foto: Divulgação/Captação Hemoacre
Ainda de acordo com Quésia, o ônibus do Hemoacre viaja de três em três meses para o interior do Estado para abastecer os estoques. Antes de Acrelândia, a equipe fez uma campanha também em Senador Guiomard, cidade distante 24 quilômetros da capital acreana. "Temos um cronograma com os municípios, principalmente Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard. Entramos em acordo com o secretário de saúde da cidade para saber se é viável receber naquele dia. Verificamos todas as possibilidade para saber se o ônibus está ok, se tem transporte, alimentação para os profissionais", informou.

Doadores

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e bem alimentado no dia da doação e levar documento oficial com foto.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/